Publicidade:

10 boas razões para estudar no interior

À primeira vista, pode não saber, mas a verdade é que estudar no interior oferece algumas vantagens únicas. Descubra 10 razões para estudar no interior.

10 boas razões para estudar no interior
Tudo o que as localidades do interior podem oferecer aos estudantes

Se procura uma cidade para se fixar enquanto estuda, apontamos 10 razões para estudar no interior.

10 razões para estudar no interior: todas as vantagens


Aqui lhe apresentamos vários motivos para preferir o interior do país.

estudar no interior

1. Oferece uma experiência rural

Em contraste com a urbanidade típica de uma experiência de estudar numa cidade grande no litoral, com os seus edifícios modernos e uma vasta rede de meios de transporte, por exemplo, estudar em áreas rurais é por si só uma experiência única, valorizada por muita gente quando procura uma maior tranquilidade da vida diária, e têm um ambiente mais natural, mais saudável e acolhedor para oferecer.

2. Programas de apoio específicos

O programa + Superior foi criado em 2015 para levar os estudantes a escolher estabelecimentos de Ensino Superior que se situem, fundamentalmente, nas regiões do interior, desta forma promovendo o desenvolvimento regional.

3. Menos poluição

As áreas do interior do país tendem a ser incomparavelmente mais saudáveis, em relação à poluição presente no ar e na água.

4.  Mais segurança

As áreas do interior do país são na generalidade muito mais seguras do que as grandes metrópoles do litoral, não por haver um grande reforço de segurança, mas por serem zonas por natureza com baixa taxa de criminalidade.

5. Integração numa comunidade

As populações do interior são mais dadas a viver em comunidade do que as das grandes cidades. Existe de facto um maior sentido de proximidade e, neste sentido, os estudantes poderão sentir-se especialmente bem acolhidos. Além disso é mais fácil fazer amigos e travar conhecimentos, até porque costumam ser comunidades de menor dimensão.

6. Menos distrações

Se o objetivo é de facto estudar, esta é uma das razões que se tornam mais apelativas para quem procura um ambiente calmo e relaxado para estudar. Num ambiente rural não haverá desculpas para os estudantes não se dedicarem aos seus estudos.

7. Uma relação de maior proximidade com os professores

Nas zonas do interior, por norma, a dimensão das universidades é mais reduzida, e a população estudantil é mais reduzida, por isso é natural que se criem as condições para que os estudantes desenvolvam uma relação de proximidade com os professores.

8- Melhor qualidade de vida

Os estudantes estão menos expostos ao stress típico das grandes cidade do litoral.

9. Possibilidade de realizar atividades ao ar livre em que o contacto com a Natureza é privilegiado

Andar de bicicleta, caminhar, correr, observar pássaros ou simplesmente estudar debaixo de uma árvore são oportunidades para os estudantes que frequentam estas áreas.

10. Maior número de atividades programas pelo campus universitário

Nestas zonas, ao contrário das cidades do litoral, o grau de envolvimento entre as instituições escolares e os alunos tende a ser muito maior. Os alunos ficam desde logo envolvidos dentro e fora da sala das aulas.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.