Catarina Reis
Catarina Reis
15 Jun, 2018 - 09:00
10 ótimas razões para estudar em Coimbra

10 ótimas razões para estudar em Coimbra

Catarina Reis

Conheça 10 razões para estudar em Coimbra. Durante o ano letivo, a vida estudantil é o centro da cidade e tudo gira em torno da universidade.

O artigo continua após o anúncio

A ponderar onde vai estudar e viver a seguir? Conheça 10 razões para estudar em Coimbra!

Descubra 10 razões para estudar em Coimbra

Palavras para quê? Coimbra é a cidade universitária por excelência, e como tal, durante todo o ano letivo, fervilha com os milhares de estudantes que lhe dão uma cor e um ambiente excecionais de tal forma, que a cidade criou todo um conjunto de infraestruturas concebidas a pensar nos estudantes que anualmente rumam à cidade para realizar os seus estudos. Apresentamos-lhe 10 razões para estudar em Coimbra.

coimbra

1. Os festejos académicos com mais singularidade e significado

A festa académica é a mais antiga e emblemática do país. Para quem quer experimentar ao máximo o ambiente universitário no que toca à queima das fitas, Coimbra é o sítio para estar. Não há outro sítio em Portugal onde as festas universitárias sejam tão levadas a sério.

2. Custo de vida reduzido

Coimbra tem um custo de vida imbativelmente reduzido, o que permite aos estudantes terem qualidade de vida, comparativamente com outras cidades europeias – e mesmo portuguesas. Todos os elementos de despesas relacionadas como ser estudante, como o alojamento, o material escolar, o transporte, a alimentação, ficam mais em conta do que em Lisboa ou no Porto.

3. A universidade oferece condições ímpares

A Universidade encontra-se situada no centro de Coimbra, rodeada pelos diversos pólos de estudo e investigação das mais diversas áreas, e está equipada com inúmeras infraestruturas desportivas e culturais, como o Estádio Universitário, o Campo de Santa Cruz, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o Museu da Ciência, ou o Jardim Botânico. Oferece as melhores condições em termos de alojamento, alimentação e cuidados de saúde.

4. A Rádio Universitária de Coimbra (RUC)

De mãos dadas com a universidade, a RUC é um foco de apoio muito importante, e é um veículo e uma voz que reúne num só canal todas as vozes dos estudantes de Coimbra. A Coimbra cultural é vibrante e tem como principal “culpada” a RUC. Para que conste, a RUC é a primeira – e que saibamos, a única – “rádio-escola” do país!

5. A Associação Académica de Coimbra (AAC)

É a maior e a mais antiga associação de estudantes do país. A AAC é onde se assenta a vida da Universidade e dos seus estudantes, constituída por inúmeras secções culturais e desportivas que torna possível a integração dos estudantes em outras tantas atividades extracurriculares.

6. Oferece acompanhamento e acolhimento em grande aos estudantes novos

No início de cada semestre, são recebidos e acolhidos os estudantes internacionais, criando-se muitas atividades culturais e desportivas em torno da sua chegada. Além disso, podem recorrer à Casa da Lusofonia – International Student Lounge, que é um espaço de trabalho e de convívio. Lá os estudantes também vão encontrar a Divisão de Relações Internacionais, que serve para apoio em várias questões relacionadas com a estadia em Coimbra e não só.

O artigo continua após o anúncio
estudar em coimbra

7. Apoio mesmo de depois de concluídos os estudos

Depois de terminar os seus estudos, os estudantes integram uma rede de alumni formada por uma comunidade interessada e ativa, com a possibilidade de obter diversas oportunidades exclusivas relacionadas com o seu futuro pós académico.

8. A universidade e a cidade são culturalmente muito ricas

Aliás, ambas foram classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, e a tal não é alheio o facto de serem palcos de ideias, artes, livros, filmes, exposições e conferências e de muitos espetáculos, como as “Festas da Cidade”, o “Festival das Artes”, “Jazz ao Centro” e a “Semana Cultural da Universidade de Coimbra”.

9.  Segurança

Coimbra tem uma das taxas mais baixas de criminalidade em Portugal.

10. Os créditos firmados da Universidade

A Universidade de Coimbra foi a primeira universidade criada em Portugal, já há mais de 700 anos. Em fevereiro de 2018, obteve cinco estrelas nas áreas de ensino, investigação, inovação, internacionalização, empregabilidade, instalações e inclusão – distinção atribuída pelo QS Stars University Ratings, um ranking elaborado pela QS Intelligence Unit.

Agora que tem pelo menos 10 razões para estudar em Coimbra, não será tão difícil fazer a escolha da sua próxima cidade. Boa sorte!

Veja também: