Publicidade:

Ser mais ecológico no trabalho: 9 dicas essenciais

Quer tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável? Para ser mais ecológico no trabalho é fundamental que adote algumas práticas.

Ser mais ecológico no trabalho: 9 dicas essenciais
Saiba como conseguir um ambiente de trabalho mais sustentável

Para se ser mais ecológico no trabalho é importante que se assumam atitudes mais conscientes e sustentáveis dentro de uma empresa.

Apesar do tema ser cada vez mais pertinente nos dias de hoje, não é suficiente assimilar apenas o conceito de sustentabilidade. O grande desafio passa pela mudança de comportamentos e por colocar em prática diariamente uma filosofia eco-friendly. Conheça as 9 dicas que selecionamos para si e dê o seu contributo para proteger o nosso planeta.

Como ser mais ecológico no trabalho em 9 simples passos


1. Eliminar o uso de descartáveis

garrafa de agua

O uso de copos descartáveis ainda continua a ser uma opção para várias empresas, porém, a sua prática assume sérios riscos para o meio ambiente e representa um grande gasto financeiro para as empresas.

Se formos a analisar os caixotes do lixo individuais e coletivos, facilmente conseguimos identificar vários copos de plástico e outros materiais descartáveis gastos ao longo do dia. Para beber um pouco de água num copo descartável, gasta muitas vezes menos de 30 segundos. Sabia que o tempo de decomposição desse copo demora entre 250 e 400 anos?

Hoje em dia existem diversas alternativas aos copos de plástico, como por exemplo, copos de vidro, garrafas, canecas ou copos reutilizáveis. Mude este comportamento no seu dia a dia e com um simples gesto faça a diferença.

2. Reduzir o uso da impressora

Nos dias de hoje o uso do email é cada vez mais frequente, bem como a partilha e o armazenamento digital de documentos. Desse modo, várias pessoas podem ter acesso ao mesmo documento ser necessária a impressão do mesmo.

Imprima apenas o estritamente necessário e, sempre que possível, utilize a frente e o verso da folha. Esta estratégia permitirá reduzir o consumo de energia e evitará o desperdício de papel. Assim, estará a ser mais ecológico no trabalho e a adotar um comportamento mais sustentável.

3. Investir na reciclagem

No seu trabalho procure reciclar materiais e dar-lhes uma segunda vida. Por exemplo, as folhas de papel que foram utilizadas para impressão e já não são necessárias, podem ser aproveitadas para fazer rascunhos ou como pequenos blocos de anotação.

Além disso, em vez de se usar caixotes do lixo individuais, devem ser espalhados pela empresa recipientes coletivos que permitam realizar a separação entre o lixo orgânico e o reciclável.

Sempre que possível, devem-se utilizar materiais reciclados na empresa, como folhas de papel e papel higiénico.

4. Não manter equipamentos no modo standby

computer

Desligue os computadores ou outros monitores quando tiver de se ausentar por um período mais longo. Apesar do consumo de energia ser mínimo no modo standby, este comportamento implica sempre um gasto desnecessário.

Imagine se 100 funcionários de uma empresa não desligarem os seus equipamentos na pausa para o almoço. A soma destas atitudes irá traduzir-se num grande consumo energético que pode facilmente ser evitado.

5. Utilizar equipamentos eficientes

É importante que as organizações invistam em equipamentos mais sustentáveis e económicos. Optar por equipamentos com classificação de consumo sustentável de energia permitirá reduzir os gastos financeiros e irá otimizar o consumo energético. Esta prática irá contribuir para estimular um ambiente empresarial mais ecológico.

6. Instalação de sensores de presença

Uma excelente alternativa para reduzir o desperdício de energia será investir na instalação de sensores de presença na sua empresa.

Se não for possível financeiramente realizar a instalação em toda a organização, dê prioridade aos locais onde os colaboradores permanecem pouco tempo, como por exemplo, casas de banho e corredores. Nestes ambientes as luzes ficam muitas vezes ligadas desnecessariamente e por um longo período, o que implica um grande consumo energético e um elevado gasto financeiro.

7. Reduzir o desperdício de água

Para reduzir o desperdício de água dentro da empresa e diminuir os gastos associados é essencial que se adotem algumas medidas simples:

  • nunca deixar torneiras ligadas;
  • utilizar a descarga da casa de banho apenas quando é necessário e verificar se a válvula está regulada para evitar um grande desperdício de água. Sempre que possível instalar um sistema com dois botões – descarga total e descarga parcial, para ajustar às necessidades do utilizador;
  • verificar e reparar danos em equipamentos;
  • optar por equipamentos com classificação de eficiência energética A, A+, A++ ou A+++.

8. Escolher um transporte mais ecológico

trabalho de bicicleta

Se costuma ir no seu carro para o trabalho, opte por alternativas mais ecológicas para proteger o ambiente. Caso seja possível, comece a ir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Estará não só a contribuir para o ambiente como para a sua saúde e bem-estar.

Se o trajeto for mais longo e as soluções anteriores não forem viáveis, opte por um transporte coletivo ou divida o carro com outros colegas de trabalho. Assim, ajudará a reduzir os níveis de poluição e estará a adotar práticas mais ecológicas.

9. Realizar ações informativas sobre sustentabilidade dentro da empresa

É essencial que se invista em ações informativas sobre sustentabilidade dentro de uma empresa, para que todas as pessoas entendam a sua importância e respetivos benefícios. Assim, será mais fácil todos os colaboradores conseguirem entender como é simples ser mais ecológico no trabalho e quererem adotar práticas sustentáveis também em sua casa e na rua.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.

Saiba tudo sobre emprego