Publicidade:

É obrigatório fazer o teste do balão? Entenda o que diz a lei

Alguma vez teve de soprar ao balão? Sabia que é obrigatório, mas que pode pedir uma contraprova caso não concorde com os resultados?

É obrigatório fazer o teste do balão? Entenda o que diz a lei
Vale sempre a pena saber com o que contar.

Há condutores que pensam que podem conduzir embriagados sem qualquer problema, e de modo a apanhar tais condutores, as autoridades competentes fazem-nos soprar ao balão para verificarem se estes estão dentro do limite legal de álcool no sangue. No entanto o procedimento não é à prova de bala, e para evitar erros e inconvenientes, falamos aqui sobre o que precisa de saber.

É obrigatório fazer o teste do balão?


soprar o balão

Depois de ser mandado parar, as autoridades poder-lhe-ão pedir para soprar ao balão de modo a verificar o nível de álcool que tem no sangue, o que permite ver se andou a beber demasiado ou se apenas provou o vinho ao jantar.

O teste deve sempre ser feito, mesmo que não concorde com o procedimento do agente, ou que fique indignado com o pedido. Recusar fazer o teste constitui um crime de desobediência, pois indica que tem algo a esconder.

A recusa apenas faz com que tenha mais problemas, e caso queira apresentar queixa ou pedir contraprova deverá fazê-lo após soprar ao balão. Nestes casos, o crime de desobediência pode ser punido com pena de prisão até um ano.

E se não concordar com o resultado?

Depois de soprar ao balão pode não concordar com o resultado obtido, e nesse caso tem direito a uma contraprova, que será feita através de um aparelho mais preciso, ou no hospital num teste feito ao sangue.

Note que estes testes costumam ser mais certeiros, e se realmente andou a beber o mais provável é o volume aumentar com estes, em vez de diminuir. No entanto, se só tiver bebido água pode esclarecer a situação com esta contraprova.

A contraprova deve ser pedida no local, e não a deve pedir apenas para perder tempo. Se os resultados da contraprova mostrarem que esteve a beber demasiado, então vai ter de pagar do seu bolso os custos associados à mesma.

Quanto tempo depois de beber é que pode conduzir?

Os estudos indicam que cada dose de álcool demoram cerca de uma hora para sair do organismo, para quantidade reduzidas de álcool. No caso de consumo de quantidades mais elevadas, pode demorar de 12h até 24h para que o álcool seja totalmente absorvido pelo organismo. Ou seja, no caso de consumo excessivo, o recomendado é que só conduza 24h depois de consumir bebidas alcóolicas.

O peso, sexo e o consumo de alimentos durante a ingestão de álcool podem interferir na taxa de álcool no sangue.

Não vale a pena tentar enganar o balão

Muitos automobilistas acreditam ser possível escapar ao teste com as mais variadas manhas, desde de meter moedas na boca até à de soprar devagar. A verdade é que nenhuma destas teorias resulta. Não há nenhuma receita caseira capaz de falsear o resultado do teste do balão.

De fato, estes truques podem acabar por ser também vistos como crime de desobediência. A única forma de escapar ao balão é não beber álcool acima dos limites permitidos. Ao conduzir alcoolizado está a pôr em risco tanto a sua vida como a dos outros. Se beber: chame um táxi, Uber, Cabify, telefone a um amigo ou vá a pé, mas não conduza.

Veja também: