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Storytelling: a competência mais valorizada em contexto profissional

Toda a gente adora uma boa história. Mas, no contexto de trabalho, será que resulta? De que forma pode ser aplicado o Storytelling?

Storytelling: a competência mais valorizada em contexto profissional
Importância do storytelling no contexto de trabalho

O termo “Storytelling” refere-se, resumidamente, à arte de contar histórias. Não sendo uma novidade – porque histórias sempre se contaram -, ultimamente o Storytelling tem sido encarado como uma competência de comunicação que pode ser usada em contexto profissional para potenciar resultados pessoais e empresariais. Vamos descobrir mais sobre o assunto?

Importância do storytelling no contexto de trabalho


No mercado de trabalho, esta competência começou por ser mais conhecida nas áreas de marketing e publicidade. No entanto, atualmente estende-se a todos os domínios e setores profissionais, pois a verdade é que não existe nenhuma área de trabalho que dispense as competências de comunicação.

storytelling

Comunicação com ou sem suporte audiovisual

Contar histórias pode ser muito mais do que simplesmente falar. Os profissionais da comunicação sabem que podem potenciar a mensagem e fazer com que esta tenha um eco emocional mais profundo no recetor, com impacto potencial nas vendas, se combinarem o conteúdo verbal da mensagem com o uso de meios audiovisuais: música ou vídeo. Mas, para contar uma boa história não basta rodear-se de bons meios audiovisuais. Damos algumas dicas a seguir.

3 dicas para ter sucesso como storyteller

Dica#1

Independentemente do contexto ao qual que se aplica, a primeira dica para se ter sucesso como contador de histórias é conhecer bem a sua audiência.

Dica#2

Depois, deverá imaginar como vai contar a história, fazendo os possíveis para relatar uma situação de tensão ou conflito. Por exemplo, imagine que vai contar a seguinte história: “há um ano atrás, descobri que não poderia desenvolver as minhas competências de comunicação se não investisse, primeiro, no acompanhamento personalizado por um coach de voz.”.

Ao desenvolver o seu tema, não deixe de lado as emoções e pormenores de impacto, e não se esqueça que a sua história deve terminar com este conflito resolvido.

Dica#3

E a terceira dica é: ser autêntico. Desta forma, a audiência irá corresponder de forma entusiasta e com paixão, ao identificar-se com a sua história, percebendo-a verdadeira e genuína.

Aspetos a ter em conta

Assim como deve cuidar do conteúdo da sua mensagem, faça questão de se apresentar com uma imagem ajustada ao contexto e aos recetores da mensagem.

A coerência entre o verbal e o não-verbal é fundamental para que confiem em si, por isso, este aspeto deve ser tido em conta. Lembre-se, também, de ajustar o tom de voz que utiliza e a entoação que dá às suas palavras.

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