Publicidade:

Team building: 4 atividades em equipa

As atividades de team building são experiências incríveis que permitem fomentar o espírito de equipa. Conheça exemplos, bem como as vantagens e desvantagens.

Team building: 4 atividades em equipa
Atividades que unem e fortalecem equipas de trabalho.

São cada vez mais as empresas que recorrem a ações de team building para fomentar nas suas equipas de trabalho o espírito de equipa.

Todos nós sabemos que quando numa empresa existem boas equipas e equipas vencedoras, isto é, que trazem excelentes resultados, significa que são fruto de muito empenho e dedicação – quer da parte de cada um dos profissionais, como também da empresa.

Para que este tipo de equipas vencedoras existam, as empresas promovem muitas vezes diversas atividades de team building, que ajudam a  equipa a manter-se unida e fortalecida.

Este tipo de atividades transmite de uma forma dinâmica, os valores da empresa e promove ainda o espírito de equipa – o objetivo é mesmo fazer com que cada um dos colaboradores identifique os pontos fortes e os pontos fracos, a fim de melhorar a produtividade.

De uma forma geral, as atividades de team building começam por quebrar imediatamente o gelo entre as pessoas, divertem e acabam por motivar a produtividade e criatividade, quer no trabalho de equipa ou no trabalho individual numa empresa.

Parece-lhe interessante? Confira algumas das atividades em equipa.

4 atividades de team bulding


trabalho em equipa outdoor

As atividades de team building devem apostar no entusiasmo e no autoconhecimento, explorando situações de força, autoconfiança e superação que influenciarão positivamente o desempenho de cada profissional.

Este tipo de atividade informal (na maioria das vezes outdoor) permite a empatia entre todos e a partilha destas experiências reforça ainda os laços e aumenta a confiança mútua.

É por isso extremamente importante que todas as atividades de team building sejam bem planeadas e pensadas para que todos se sintam envolvidos na empresa e fortaleçam desta forma a coesão da equipa e o conhecimento entre todos os “jogadores”.

1. Workshop de culinária

Esta atividade de team building potencia a criatividade dos membros da equipa. Além disso, poderá também ser utilizada para melhorar o desempenho coletivo em geral.

A ideia é que no final da atividade, seja feita a comparação com o dia a dia na empresa e os problemas encontrados durante a atividade culinária.

2. Juntar-se por uma causa

Esta é mais uma das atividades de team building que as empresas podem optar por fazer. Quando se trabalha em conjunto para apoiar a mesma causa, é possível criarem-se vínculos.

Já existem algumas empresas a desenvolverem este tipo de atividades e, além de ser uma oportunidade de fazer algo pelos outros, a participação em trabalhos de voluntariado para as mais diferentes causas oferece ainda uma oportunidade de quebrar a rotina diária.

Para que esta atividade seja bem sucedida, o melhor mesmo é deixar que a equipa decida qual a causa que quer apoiar e qual a atividade que gostaria de fazer.

3. Jogo de futebol

Um jogo de futebol organizado por todas as pessoas da empresa é sempre um excelente exemplo de uma atividade de team building.

Falamos de um jogo que inclua equipas mistas e onde a diversão está definitivamente presente – é importante que cada equipa desenvolva um hino e que aprenda a trabalhar, ou jogar, neste caso, em equipa.

Atividades como esta permitem que os grupos se tenham de reforçar e fazer uma gestão de toda a própria competição em si – grandes desafios constroem excelentes equipas.

É importante ainda referir que um jogo de futebol bem organizado fomenta a comunicação, a cooperação, a liderança e, claro, o espírito de equipa.

4. Caça ao tesouro

Na caça ao tesouro, o objetivo das equipas é encontrar o tão desejado tesouro. Para isso terão de decifrar pistas e usar ferramentas que permitam a orientação geográfica.

Transportada para o ambiente corporativo, esta atividade de team building será uma boa opção para equipas que precisem de melhorar a comunicação. Pois exige trabalho de equipa, capacidade de escutar e de expor raciocínios lógicos.

Team buding: vantagens e desvantagens


equipa animada

Para que as atividades de team building sejam bem sucedidas, é essencial que reúnam algumas condições como:

  • Devem ser muito mais do que uma simples diversão – é muito importante que os conteúdos estejam relacionados com a realidade dos participantes;
  • Devem ser orientadas por pessoas especializadas – repare, só alguém que entenda do assunto é capaz de fazer com que a atividade resulte mesmo;
  • Devem ser seguidas de apoio especializado – nem sempre é fácil transpor para a vida profissional as novas atitudes adquiridas depois de uma atividade de team building.

Em relação às vantagens do team building, como se pode verificar, são inúmeras:

  • Aumento da capacidade de liderança;
  • Desenvolvimento do espírito de equipa;
  • Aumento de confiança;
  • Desenvolvimento da capacidade de cooperação;
  • Aumento da produtividade;
  • Incentivo à iniciativa própria.

No fundo, as atividades de team building permite que todos os colaboradores melhorem as suas competências interpessoais, aumentando assim a sua capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral.

Mas afinal, quais são as desvantagens deste tipo de atividades? É verdade, quando as atividades são mal programadas ou estudadas, podem acabar por resultar num conflito entre as pessoas e não existirão resultados para as equipas – para que sejam experiências fantásticas e inesquecíveis, as ações de team building devem ter um conteúdo fortemente emocional.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego