Publicidade:

Terraços em madeira: construa um local para viver momentos especiais

Os terraços em madeira são daqueles elementos que não têm como ficar mal. Inspire-se nas nossas sugestões e renda-se à tendência.

Terraços em madeira: construa um local para viver momentos especiais
Funcionais e super elegantes

Um pouco ‘herdado’ da cultura americana e dos seus famosos porches (alpendres) de madeira, a tendência dos terraços em madeira parece ter chegado para ficar. Não há quem não fique impressionado quando entra numa casa com esta zona exterior revestida à madeira – quiçá com uma cadeira de baloiço e uns sofás para tornar o espaço ainda mais cheio de glamour.

Seja qual for o seu estilo decorativo, há sempre ideias e sugestões para terraços de madeira verdadeiramente maravilhosos e cheios de estilo. Quer conhecer as nossas sugestões?

Tudo sobre terraços em madeira: tipologias


Moderno

Se a sua preferência de terraços em madeira recai sobre um estilo mais moderno e contemporâneo, talvez prefira uma madeira mais escura (ou até mesmo o chamado ‘deck compósito’), eventualmente até envernizado. Em termos de mobiliário, aposte em cores mais claras uma vez que o revestimento já será mais escuro e em materiais retos e sem grandes debroados. Os terraços em madeira de estilo moderno não podem deixar de ter uns belos vasos com plantas frondosas.

Pode ou não optar por ter uma pérgola por cima e, se gostar mesmo muito do tema madeira, experimente revestir uma parte do terraço com este material – mas não o faça por todo, caso contrário vai perder o ar ‘moderno’.

 

Romântico / Clássico

Se por outro lado é mais do estilo ‘romântico / clássico’, as madeiras a utilizar devem ser mais claras e sem grandes vernizes. Os terraços em madeira de estilo mais clássico quase que exigem um baloiço suspenso ou então uma cadeira de baloiço daquelas antigas, de madeira e palha. Este elemento vai dar o toque final de romance ao seu terraço.

Não esqueça também os elementos naturais, que neste caso podem ser mais florais do que propriamente plantas apenas verdes. Umas flores como rosas, camélias ou lírios são algumas das alternativas que melhor conjugam com terraços em madeira mais clássicos.

 

Rústico

Os terraços em madeira estilo rústico devem, tal como a tendência decorativa dita, privilegiar os materiais na sua forma mais natural e incitar ao contacto com a natureza. O revestimento em madeira deve, portanto, ser um revestimento com madeira mais pura, sem grandes tratamentos, os vernizes são absolutamente proibidos, e as imperfeições e nós são mais do que bem vindos.

Em termos de mobiliário para terraços em madeira privilegie materiais como o cimento puro, a palha e, claro está, a madeira – pode, por exemplo, cortar um tronco de madeira grosso para fazer pequenos bancos e usar paletes para criar um sofá ou uma mesa de centro.

 

Terraços de madeira ‘DYI’ : Passo a passo


Dependendo daquilo que quer, existem várias alternativas para transformar os seus espaços em terraços de madeira. Algumas delas exigem mais trabalho, outras vêm já praticamente preparadas. Mas, em qualquer um dos casos, existem algumas tarefas prévias obrigatórias:

Nivelar o chão e paredes

Não é possível instalar terraços de madeira num solo instável, desnivelado ou cheio de buracos. Seja qual for o material de revestimento do seu chão, vai precisar de o nivelar. Pode fazê-lo a colocar uma camada de cimento ou então aplicando vigas de madeira em várias tiras horizontais ou verticais, dependendo de como quer depois aplicar as vigas de madeira (que têm de ficar perpendiculares a estas vigas). O mesmo acontece com as paredes: deve lixá-las suavemente e garantir que estão niveladas e se preferir pode também fazer uma pequena caixa de ar com ripas de madeira pregadas à parede.

Escolher o material

É muito importante saber ao certo qual o material a aplicar. Se for deck, por exemplo, deve sempre deixar o solo bem preparado para o aplicar. Tanto pode aplicar diretamente no solo, desde que devidamente preparado ou então nas já referidas ‘vigas’.

Já no caso da madeira maciça, apesar do procedimento ser relativamente semelhante, os materiais a aplicar são totalmente diferentes.

Garanta o material

Antes de começar uma obra destas, é mesmo importante que reúna todo o material necessário. Quantas vezes já começou uma obra e depois fica frustrado porque falta isto ou aquilo e acaba por desistir? Veja com atenção todas as instruções, indicações e material necessário, compre tudo o que precisa e depois sim, parta para a obra.

Analise a possibilidade de contratar

Construir terraços em madeira não é uma tarefa impossível de se fazer, mas requer alguma mestria, dedicação e esforço. Se é daquelas pessoas que, como se costuma dizer ‘nem um prego sabe colocar’, talvez seja melhor equacionar contratar a ajuda de um profissional. Na maior parte dos estabelecimentos comerciais onde se compra o material para os terraços de madeira é possível contratar também a aplicação.

Renda-se a estas ideias de decoração rústica >>

Manutenção

Antes de escolher o tipo de terraço que pretende, tenha em atenção a durabilidade de cada um e o local onde vai ficar colocado. Se for um local com muito movimento diário, convém apostar numa madeira bem maciça e duradoura e dar-lhe um acabamento profissional; se for para uma utilização doméstica já pode comprar um material mais em conta.

Veja 6 ideias para decorar o hall de entrada >>

Inspirações para terraços de madeira incríveis

Agora que já tem na cabeça o ‘ABC’ dos terraços de madeira, nada como ficar com algumas dicas e inspirações daquilo que resulta sempre:

  1. além do terraço em madeira, construa uma espécie de banco com o mesmo material, envernize e coloque umas almofadas bem bonitas; o ambiente vai ficar totalmente diferente e com estilo;
  2. ainda com sobras do material do soalho pode também construir pequenos vasos para colocar plantas; e se os quiser diferenciar um pouco, aplique um verniz mais escuro (fica fenomenal!);
  3. um elemento que conjuga lindamente com os terraços de madeira são os seixos decorativos – escolha uma mistura de seixos brancos, rosados e de vários tamanhos e disponha-os numa área definida do terraço;
  4. numa das paredes do seu terraço de madeira pode sempre apostar num jardim vertical – uns vasos suspensos, a parede com um revestimento em material mais ‘natural’ e se possível umas luzes no chão junto a essa parede – vai ficar impressionado com o resultado;
  5. uma pérgola fica linda em qualquer tipo de terraço de madeira, seja mais ou menos clássico, mais ou menos moderno – existem várias opções de cor e tom e várias dimensões.

Veja também:

Limpeza e Arrumação