Publicidade:

9 truques simples para aumentar a sua produtividade

Há coisas que pode fazer diariamente para ser mais produtivo: descubra truques simples para aumentar a sua produtividade.

9 truques simples para aumentar a sua produtividade
Saiba o que pode fazer para se tornar mais produtivo

Se pretende ser mais produtivo, comece desde já. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Apresentamos-lhe truques simples para aumentar a sua produtividade na vida pessoal e no trabalho, que poderão fazer toda a diferença.

Confira de seguida o que pode levar a cabo para de facto aumentar a sua produtividade diária e marcar a diferença!

9 truques simples para aumentar a sua produtividade: comece já


1. Oiça as suas músicas favoritas

musica

Num estudo que contou com especialistas na área da tecnologia da informação, Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, descobriu que as pessoas que ouviam música no trabalho faziam suas tarefas de forma mais célere e tinham ideias melhores do que aqueles que não o faziam. Pelos vistos isso acontece porque sons melodiosos libertam dopamina, conhecida como o neurotransmissor do prazer!

2. Faça exercício logo pela manhã

Muito embora várias pessoas optem por fazer exercício físico ao final do dia, depois do trabalho, uma pesquisa da Universidade Estadual Appalachian sugeriu que, se quiser baixar a pressão arterial, ter uma boa noite de sono e também ser mais produtivo, deve fazer exercício logo pela manhã. Este é um truque simples para aumentar a sua produtividade.

3. Faça uma tarefa de cada vez

produtivo

Uma pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisas Económicas dos EUA demonstrou que os trabalhadores que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo são menos produtivos do que os que levam a cabo uma de cada vez. A explicação dos investigadores é que o cérebro não se consegue concentrar devidamente em duas atividades cognitivas ao mesmo tempo.

4. Faça uma alimentação saudável e equilibrada

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter uma alimentação adequada pode subir a produtividade em 20%. É verdade que o cérebro precisa de glicose para funcionar. Contudo, se comer doces e açúcar em demasia, enviará uma quantidade exagerada de glicose para o sangue, o que o tornará mais cansado e, por isso, menos produtivo. Este é um dos truques simples para aumentar a sua produtividade.

5. Tenha plantas em casa e no seu local de trabalho

plantas

Segundo um estudo da Universidade de Queensland, deve ter plantas no ambiente em que se move, pois, de acordo com os investigadores, áreas com plantas podem aumentar a sua produtividade em 15%! Portanto, esta pode ser uma excelente dica!

6. Faça intervalos a cada 90 minutos

Segundo Tony Schwartz, autor do livro The Way We’re Working Isn’t Working, para aumentar a sua produtividade, deverá fazer intervalos de 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho. De acordo com este autor, um estudo demostrou que os violinistas que praticavam durante 90 minutos e descansavam depois durante alguns minutos conseguiam aumentar a sua concentração e níveis de energia.

7. Aplique a regra do 1-3-5

regra 1 2 3

Se é o tipo de pessoa que faz listas com tudo o que tem de fazer, considere aplicar a regra do 1-3-5. Consiste em definir prioridades nas suas tarefas diárias de maneira a ter apenas 1 tarefa essencial, 3 de importância média e 5 tarefas pequenas por dia.

8. Dê um passeio

Não precisa de dar uma grande volta. Se passa o dia sentado, levantar-se uns minutos e caminhar durante uns minutos é o suficiente para ativar a circulação sanguínea, dar-lhe mais energia e, portanto, aumentar a sua produtividade.

Siga estas dicas e verá como estes truques simples podem aumentar a sua produtividade.

9. Saiba quanto vale o seu tempo

Se conseguir atribuir um valor a cada minuto do seu tempo, vai ser menos provável que malgaste o mesmo. Existem aplicações que podem ajudá-lo a calcular este valor e fazer com que aproveite cada segundo.

Como ser mais produtivo no trabalho?


1. Agende uma avaliação com o seu chefe

Para muitos isto pode ser um momento temido, mas se quiser saber como pode ser mais eficiente e produtivo no trabalho, o seu chefe é uma das pessoas indicadas para o ajudar. Reveja o seu progresso, as suas tarefas e mostre que é proactivo em relação aos seus objetivos.

2. Escolha uma pose poderosa

Por vezes, as pessoas têm tendência a deixar para o fim tarefas e responsabilidades com as quais se sentem menos seguras ou confortáveis. Se a sua produtividade está a diminuir por falta de confiança, estudos demonstram que adotar uma “pose de poder” (corpo direito, punhos na cintura e pernas afastadas ao estilo super-homem) durante uns minutos pode ajudá-lo a contornar esta situação.

3. Envie um e-mail a um dos seus conhecidos “só para dizer olá”

Foi comprovado em estudos recentes que há mais probabilidades de sucesso a nível de oportunidades de emprego ou colaboração no futuro com contactos “informais”. Tirando apenas 5 minutos do seu tempo, estará a aumentar a sua produtividade em networking.

Como ser mais produtivo nas finanças pessoais?


1. Comece a fazer um mealheiro de 5€

Tem um objetivo para o qual precisa de juntar dinheiro? Seja uma viagem, uma peça de roupa ou um concerto, comece a fazer um mealheiro de 5€ e guarde cada nota que tiver com este valor.

2. Saiba quanto custa o seu estilo de vida

Saber quanto dinheiro precisa para manter o seu estilo de vida atual ou, inclusive, o seu estilo de vida de sonho é uma maneira de se motivar a ser mais produtivo e, ao mesmo tempo, de ajudá-lo a encontrar maneiras de poupar.

3. Ponha preço a um dos seus sonhos

Tal como no caso anterior, se atribuir um valor a um dos seus maiores sonhos, vai ter a motivação necessária para aumentar a sua produtividade de maneira a conseguir atingi-lo o mais depressa possível.
Coloque, desde já em prática estes 9 truques simples para aumentar a sua produtividade e organize-se. Os resultados são surpreendentes, pode apostar.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.