Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Set, 2019 - 11:01

Apps para networking: novas tecnologias ao serviço da carreira

Mónica Carvalho

Há aplicações para tudo e mais alguma coisa, por isso, seja mais produtivo e instale estas 7 apps para networking e dê um boost à sua vida profissional.

Apps para networking: novas tecnologias ao serviço da carreira

O desenvolvimento das novas tecnologias, quer ao nível dos produtos, quer ao nível dos diferentes softwares, facilita-nos, e muito, a vida. Hoje recomendamos 7 apps para networking, para dar ainda mais utilidade ao seu smartphone e impulsionar a sua carreira.

Atualmente, e na maior parte das profissionais, estar à margem desta revolução tecnológica não é algo recomendado. Muito pelo contrário, quanto mais conhecimentos tiver, mais bem preparado estará para progredir na carreira ou para encontrar novas oportunidades de emprego e distinguir-se dos restantes concorrentes.

A importância das aplicações e redes sociais no mundo dos negócios

Estas plataformas podem unir as pessoas em torno de um interesse comum ou paixão e providenciais novas formas de fazer negócio, de conhecer novas pessoas e de desenvolver a sua rede de contactos.

Todavia, as apps para networking devem ser usadas consoante o propósito com que foram criadas, pois só assim conseguirá tirar o devido proveito de cada uma e, assim, continuar o caminho rumo ao sucesso profissional.

7 apps para networking

Algumas já conhecem, outras apenas existem em inglês, idioma muito importante para comunicar no mundo atual, e outras ainda estão em fase de teste. Avalie as características destas apps para networking e decida quais as que lhe podem ser mais úteis.

Apps para networking

1. LinkedIn

Esta é a aplicação/rede social mais conhecida da lista. Aliás, muito provavelmente já tem conta criada e faz parte dos 500 milhões de usuários do LinkedIn em todo o mundo.

Esta rede é excelente para encontrar um novo emprego, mas também para se relacionar com pessoas que admira profissionalmente ou até para trocar ideias com outros profissionais, sejam ou não da mesma área.

O modelo por trás do LinkedIn é bastante simples: os usuários criam um perfil, podem conectar-se com outras pessoas e partilhar conteúdos. Por isso, tire o máximo de proveito das potencialidades da rede.

2. GroupMe

Imagine que está numa reunião para troca de ideias, mas sem sair do escritório ou da sala de casa. É para isso que serve o GroupMe.

Esta aplicação oferece um serviço de mensagens de grupo, com suporte para diferentes tipos de conteúdos partilhados, nomeadamente texto, imagens, vídeos, documentos e até hiperligações.

Está disponível para Android, iOS e Windows 10 e funciona até mesmo em telefones que não têm SMS, como por exemplo, o tablet.

3. Namerick

Se é uma pessoa esquecida e facilmente troca ou confunde o nome das pessoas, a aplicação Namerick vai ser uma grande mudança na sua vida. E bem sabemos que esquecer o nome de alguém ou trocá-lo com o de outra pessoa não impressiona ninguém e até pode passar uma imagem pouco positiva de si.

Então e como funciona? O Namerick é uma espécie de lista de contactos dos tempos modernos, onde pode juntar todos os dados relativos a um contacto e até criar uma mnemónica para facilitar a lembrança do nome.

Apenas está disponível no sistema operativo iOS e custa 4,99 dólares.

colegas em evento casual
Veja também Networking: o que é e como aumentar a sua rede de contactos

4. Shapr

O Shapr é o Tinder para as relações comerciais. Explicamos melhor: é uma ferramenta de networking que permite ligar pessoas que trabalham no mesmo setor e, portanto, podem compartilhar interesses e objetivos.

Depois de encontrar pessoa adequadas, ou seja, que apresentem um perfil semelhante ao seu, a Shapr permite enviar uma mensagem pessoal e estabelecer contato com quem quiser.

A app está disponível para dispositivos iPhone e Android.

5. Bizzabo

O Bizzabo é uma ferramenta importante para realizar conferências e funciona a dois níveis: para aqueles que participam em conferências e outro para as empresas que as organizam. No primeiro caso, a utilização é totalmente gratuita. No segundo caso, o valor a pagar depende da quantidade de informação que vai necessitar reunir sobre os participantes, para além de que implica a conexão com outro software.

Uma das vantagens desta aplicação é bastante útil e poupa imenso tempo: quem possui perfil de LinkedIn não precisa de registar as informações, pois a app faz o upload automaticamente.

6. Contxts

Cansado dos cartões de visita? Então, precisa de instalar a Contxts, pois é a maneira mais prática de compartilhar dados profissionais e empresariais.

A app compacta todas as informações de um cartão de visita típico numa mensagem de texto, que pode ser compartilhada em qualquer tipo de telemóvel, mesmo os mais antigos.

A aplicação ainda está em versão de teste.

7. HereOn.biz

Esta aplicação promete reunir virtualmente pessoas que estiveram próximas fisicamente. Assim, com base na sua localização, que não é partilhada com os outros usuários, a app envia alertas com possíveis perfis com os quais se pode ligar.

Se depois quiser entrar em contacto com essa pessoa, também o pode fazer! A app é parceira da companhia aérea Virgin e está disponível online e para dispositivos iOS.

Veja também