Se utiliza o WhatsApp, atualize a aplicação. O Serviço de troca de mensagens foi alvo de um ataque informático e com apenas uma chamada poderão espiar o seu telemóvel.
Ao que se sabe foi a empresa israelita NSO, relacionada com serviços de informação, que criou o spyware – que permite controlar os telemóveis dos utilizadores do WhatsApp.
O software malicioso permite o acesso à lista de contactos, mensagens, emails, localização de GPS, histórico e até permite ativar a sua câmara do telemóvel e o microfone.
Mesmo que não atenda a chamada, o malware é instalado. A chamada não fica no registo, permitindo, aos piratas informáticos, não deixar rasto.
De acordo com o Financial Times, o WhatsApp deu conta do ataque, no início de maio, e atualizou a aplicação de forma a proteger os utilizadores do ciberataque.
Num comunicado, citado pelo The New York Times, o WhatsApp “aconselha as pessoas a atualizarem a sua aplicação para a versão mais recente, tal como a atualizarem o sistema operativo dos seus telemóveis, de forma a ficarem protegidos a potenciais tentativas especialmente dirigidas para comprometer informações alojadas nos seus dispositivos móveis”.