A autoestima das crianças deve ser promovida e fortalecida pelos pais no quotidiano. É, na verdade, de extrema importância que este objetivo seja diariamente alcançado, devendo os pais estar muito empenhados nesta tarefa tão exigente e nobre. Neste contexto, não podemos esquecer de que para que se consiga desenvolver a autoestima das crianças, estas devem sentir-se amadas e compreendidas tal como são, sem comparações ou não aceitação dos seus traços físicos e psicológicos.
Também os professores devem ter uma atitude de aceitação de cada criança tal como ela é, não diferenciado e diminuindo alunos perante características de outros. Isto significa que cada criança constitui um universo muito particular que deve ser respeitado e valorizado. Só assim, os mais pequenos poderão aumentar a sua autoconfiança e o seu amor próprio.
Mais quais as estratégias que podem ser usadas para se promover a autoestima das crianças? Confira algumas dicas de seguida.
4 dicas para fortalecer a autoestima das crianças

1. Dedique tempo diário ao seu filho
É essencial que dedique tempo diário ao seu filho, criando momentos para estarem os dois e onde se mostre disponível para ouvi-lo e fazê-lo sentir que tudo que lhe quer contar é também importante para si.
2. Promova a responsabilidade mas mostrando afeto e compreensão
Como pai ou mãe, deve promover a responsabilidade do seu filho, mas deve fazê-lo de forma afetiva e não rispidamente ou fazendo-o sentir incompreendido. Desta forma, evite gritar, pois só irá desgastar-se e fazer o seu filho sentir-se afastado de si, triste e até mesmo culpado por ver o pai ou a mãe dessa forma.
3. Não faça comparações com outras crianças
Comparar um dos seus filhos com um irmão, com filhos de amigos seus ou até com colegas da escola torna-se muito prejudicial para a autoestima das crianças. Ame e aceite o seu filho tal como ele é, com defeitos e virtudes e não o fazendo sentir que não é bom o suficiente para si. Essa atitude de comparação pode magoar muito o seu filho e fazê-lo sentir que nada tem de bom, uma vez que até o pai ou a mãe o acham aquém de um amigo ou colega.
4. Valorize o esforço da criança
Ainda que que a criança não atinja todos os resultados pretendidos, se de facto se esforçou e deu o seu melhor, deve ser valorizada pelos pais e professores, para que sinta motivada a ultrapassar as suas dificuldades e continuar a desenvolver as suas capacidades.
Estas são algumas dicas essenciais para fortalecer a autoestima das crianças, que deverá aplicar no seu quotidiano.