Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Out, 2020 - 10:35

10 benefícios da hidroginástica para começar a fazer desporto

Teresa Campos

A hidroginástica tem inúmeros benefícios e traz vantagens a qualquer indivíduo. Não acredita? Fique a saber mais sobre este desporto aquático.

Aula de hidroginástica

Certamente que já ouviu falar nos benefícios da hidroginástica e, provavelmente, até tem uma ideia daquilo que é esta modalidade.

Porém, talvez associe, incorretamente, esta atividade à população com mais idade quando, na verdade, esta prática física é benéfica para indivíduos de todas as idades, géneros e com quase todas as condições físicas.

Fique a perceber melhor todas as potencialidades deste desporto aquático e não deixe de o experimentar.

Hidroginástica é cada vez mais popular

Mulher em aula de hidroginástica
A hidroginástica tem uma série de benefícios para o bem-estar e uma vida saudável

A hidroginástica consiste na realização de exercícios dentro de água (aeróbicos e de força). As aulas duram cerca de 45 a 60 minutos. A altura da água deve estar próxima do peito e a uma temperatura entre os 28ºC e os 32ºC.

Os muitos benefícios desta atividade fazem com que ela seja particularmente recomendada a grávidas e séniores, embora seja um desporto benéfico para toda a família.

Além disso, a hidroginástica é ainda recomendada a pessoas com patologias ou condições clínicas, como hérnias discais, lombalgias ou reumatismo. 

Objetivos gerais

  • melhorar a capacidade aeróbia;
  • melhorar a resistência cárdio-respiratória;
  • trabalhar a resistência/força muscular;
  • trabalhar a flexibilidade/equilíbrio, com uma intensidade moderada.

Benefícios da hidroginástica

1. Perder peso

Através do aumento do gasto energético na prática deste exercício físico. É possível perder até 400 calorias numa sessão de 45 minutos.

2. Melhorar a circulação

O aumento da contração muscular e a atividade aeróbia fazem com que o coração funcione de forma mais eficaz e a circulação sanguínea melhore. A perda de peso também ajuda a atingir

3. Beneficiar a respiração

Já que obriga a inspirações mais profundas e prolongadas que trazem vantagens para o aparelho respiratório. Por essa razão, a hidroginástica é aconselhada mesmo a pessoas com problemas respiratórios como asma, por exemplo.

4. Fortalecer os músculos

A contração muscular e a melhoria da flexibilidade e força que este desporto promove ajuda a tornar os músculos mais fortes e resistentes. Tal não só melhora a condição física do indivíduo, como o torna mais resistente às agressões do quotidiano.

Tai Chi Chuan: muito mais do que uma simples ginástica
Não perca Tai Chi Chuan: muito mais do que uma simples ginástica

5. Fortalecer os ossos

Este tipo de exercício permite uma maior entrada de cálcio nos ossos e, assim, contribui para o seu fortalecimento. Daí, ser uma atividade muito recomendada para quem sofre de problemas ósseos, como osteoporose.

6. Melhorar a flexibilidade

O aumento da amplitude dos movimentos que esta atividade potencia contribui para uma maior flexibilidade do corpo e facilita os exercícios de alongamentos. Este é um benefício que melhora e muito a realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia.

7. Aumentar a coordenação motora

Os movimentos de braços e pernas contralaterais contribuem e muito para o desenvolvimento das capacidades de coordenação motora. Esta é uma vantagem para pessoas de todas as idades, visto que melhora os reflexos e os níveis de reação.

8. Preservar as articulações

A hidroginástica é especialmente indicada para quem sofre de artrite ou artrose ou tem excesso de peso e, por isso, articulações sobrecarregadas. Embora estas patologias não desapareçam, os seus sintomas são consideravelmente atenuados e diminuídos.

9. Prevenir doenças cardiovasculares

Ao diminuir a frequência cardíaca e a tensão arterial, esta atividade regula e melhora o funcionamento do coração. Isso é especialmente positivo para quem sofre de problemas cardiovasculares.

10. Promover o bem-estar

Todos os benefícios físicos que se podem retirar desta atividade acabam por também contribuir para um bem-estar interior notório e que se revela numa boa-disposição diária.

Sentir-se bem consigo e com o seu corpo, irá ajudar a que se sinta bem interiormente e com mais predisposição para encarar o dia-a-dia.

Veja também