Ekonomista
Ekonomista
03 Jun, 2022 - 15:57

5 coisas incríveis que pode fazer na internet se usar VPN

Ekonomista

Já quis aceder a conteúdos exclusivos e que estão bloqueados em Portugal? Ter total segurança durante a navegabilidade? Conheça melhor a VPN.

Existem diversas vantagens de navegar online quando escolhe utilizar recursos inovadores. Um dos recursos disponíveis é a Virtual Private Network (VPN). Já utiliza?

A VPN – para os íntimos – é uma tecnologia que oferece muitas vantagens para aqueles que querem beneficiar de uma experiência melhorada na internet, seja através da utilização de dispositivos móveis ou computadores.

Muito procurada em sites como o Surfshark, esta tecnologia traz diversas vantagens para quem quer ter uma experiência diferenciada usando dispositivos móveis ou computadores.

Apesar de ainda não ser muito conhecida e utilizada entre os portugueses, a verdade é que a VPN é uma ferramenta extremamente popular lá fora e há muitas razões que o explicam.

Vamos mostrar-lhe 5 bons motivos para experimentar a VPN.

5 vantagens em usar a VPN: surpreenda-se

Se ainda desconhece ou não está bem familiarizado com VPN, este artigo é para si.

Entenda um pouco mais sobre o serviço de VPN e descubra como a ferramenta pode ser útil para o seu dia a dia, enquanto navega online.

1.

Aceda a conteúdos bloqueados

Uma das principais vantagens da VPN – e também uma das mais procuradas – é a possibilidade de aceder a conteúdos bloqueados.

Há diversos tipos de conteúdos online – seja em sites, streamings de vídeo, áudio, entre outros – que estão bloqueados para quem tenta acedê-los estando em Portugal ou noutro ponto qualquer do globo. Já se deparou com alguns, quase de certeza.

Esse bloqueio acontece por várias razões e tem em consideração aspetos distintos. Um exemplo simples, e bastante comum, tem a ver com as considerações legais sobre cada tema que é tratado num determinado conteúdo, em determinado país.

É por esta razão que as empresas de streaming e que produzem conteúdo global, adaptam a sua oferta com base na localização dos utilizadores.

Com a VPN, o utilizador facilmente consegue ultrapassar esta limitação. Afinal, a tecnologia altera a localização do seu dispositivo (móvel ou computador), de forma a que possa consultar e aceder a conteúdos que, em teoria, estão totalmente bloqueados.

Também é possível utilizar esta funcionalidade para encontrar novos conteúdos, diferenciados, que pode trazer para a realidade do seu negócio e, assim, atrair novas leads. Esta é, realmente, uma grande vantagem para aqueles que querem aumentar as vendas pela internet.

2.

Tenha mais segurança

O tema da cibersegurança é muito importante para quem navega online e a VPN constitui uma ferramenta de proteção essencial – quer esteja a usar um Mac, um Windows, ou até mesmo um dispositivo Android ou iOS. Isto porque a VPN atua durante a navegação encriptando as suas informações em tempo real.

Dito de forma simples, e para resumir, é como se o utilizador acedesse a uma determinada rede e os seus dados fossem codificados, impedindo deste modo que terceiros possam ter acesso às suas informações, como dados pessoais ou bancários, por exemplo. Por isso, a VPN é uma aliada importantíssima de quem quer navegar em segurança.

3.

Navegue sem deixar rastos

Que tal navegar pela internet sem que os sites possam controlar o seu histórico? Ao guardar pequenos arquivos de texto no browser, os cookies ajudam a melhorar a experiência de navegação. No entanto, nem todos os utilizadores querem partilhar informações com sites de terceiros. Ao usar a VPN durante as suas pesquisas e compras na internet, por exemplo, não tem de se preocupar com o rasto deixado. Lembre-se que as suas informações estarão sempre criptografadas.

Então, os seus dados ficam totalmente protegidos com a VPN? Sim, bem como todo o tráfego que fez até chegar a um determinado site. Estará tudo devidamente codificado. Assim, a sua navegabilidade através do smartphone, tablet ou computador terá outro nível de privacidade. Uma grande vantagem trazida pela VPN, sem margem para dúvidas.

4.

Use as redes públicas de Wi-Fi sem riscos

Acabaram-se os dados móveis? Não há uma rede privada disponível por perto? Tem receio de utilizar uma rede pública? Então e se puder conectar-se à rede Wi-Fi do centro comercial, do restaurante, do aeroporto ou de um qualquer parque público sem ter de se preocupar com a sua privacidade? É possível. A tecnologia VPN permite que esteja conectado publicamente, mas de uma forma bastante mais segura.

Mais uma vez, a criptografia das suas informações, realizada pela VPN, impede que os seus dados sejam vistos e utilizados por terceiros.

Lembre-se que nas redes Wi-Fi abertas não existe uma camada padrão de segurança, como há em redes privadas, por exemplo.

5.

Ganhe mais velocidade de navegação

As empresas prestadoras de serviços de internet, habitualmente, atuam na limitação de dados para alguns dos seus utilizadores. O objetivo é fazer uma melhor distribuição da rede para que o acesso à internet possa ser feito de forma mais equilibrada por todos. Esta prática, contudo, limita a navegabilidade de quem procura uma rede de conexão realmente rápida.

Como a VPN utiliza a criptografia para fazer a alteração das suas informações, a empresa que presta os serviços de internet não consegue identificar o seu IP padrão. Assim, torna-se impossível limitar os seus dados em utilização.

Vantagens da VPN: aproveite-as a seu favor

Há imensas vantagens associadas à utilização da VPN. Com esta tecnologia garante uma navegação mais segura, independentemente de onde esteja a aceder à internet, e de pouco importa a rede a que escolhe estar conectado.

Para além disso, permite-lhe aceder a conteúdos exclusivos e que não estão disponíveis no nosso país. Em suma, dá-lhe segurança e acesso global à informação, o que no mundo atual, importa como nunca antes.

Veja também