Um bom dia de trabalho pode ser arruinado por vários motivos como, por exemplo, pelo stress relacionado com o trabalho, noites mal dormidas ou até pela derrota do seu clube de eleição. No entanto, há estratégias que pode colocar em prática para que o dia corra bem ou, caso não seja de todo possível, menos mal.
Está sentado na secretária com a sua chávena de café, ansioso por começar a planear o seu dia de trabalho. Segundos depois, um colega passa por si, deixa cair café em cima de si, na sua camisa/blusa branca. Apesar dos seus esforços e de ter começado bem o dia de trabalho, há sempre imprevistos e coisas más que não têm de atrapalhar o seu dia inteiro.
Um mau dia de trabalho ou, na pior das hipóteses, vários dias maus vão afetar negativamente o seu desempenho e produtividade. Além de se sentir desmotivado e frustrado, se constante, esta situação pode prejudicar o seu futuro profissional.
Fique a conhecer algumas dicas que o vão ajudar a ter um dia melhor de trabalho já amanhã!
10 dicas para ter um bom dia de trabalho
São muitos a preferir ficar na cama em vez de ir trabalhar, mas esta solução não paga contas e nem vai ser útil para a sua carreira profissional. Por isso, ainda que não dependa só de si, há pequenas coisas que pode fazer para que o seu dia seja o melhor possível.
Tenha uma visão geral da semana
No domingo à noite de domingo, por exemplo, procure ter uma visão geral do que precisa de fazer nos próximos cinco dias. Na segunda-feira, quando acordar, vai sentir-se focado e não apressado.
Acorde com tempo
Esta é uma das maneiras mais fáceis de começar o dia de forma positiva. Aproveite a primeira hora do dia para tomar o pequeno almoço e preparar-se com calma. Pode, também, experimentar fazer meditação ou qualquer outra atividade que o ajudem a tornar o seu dia mais produtivo.
Mantenha uma atitude positiva
Sorria e cumprimente todos os seus colegas. Ter uma atitude positiva vai ajudá-lo a ultrapassar qualquer dificuldade e, além disso, vai ajudar também os seus colegas. Não há nada melhor para a produtividade que uma equipa de trabalho positiva.
Tome café às horas certas
Se pretende ter um bom dia de trabalho, e é fã de café, deve adequar o seu consumo de cafeína aos momentos nos quais é mais eficaz. Alguns consideram que é melhor beber às 9h, outros às 11h. Outros preferem depois de almoço.
Não somos todos iguais, por isso experimente e veja qual o melhor período para si. Mas não exagere! O consumo excessivo de café não o ajuda de forma alguma.
Utilize o seu horário para almoço
Esqueça os almoços na secretária! Pode achar produtivo, comer enquanto adianta tarefas, mas irá tirar mais partido se sair do escritório e se focar apenas na sua refeição. Este hábito ajuda a que tenha um bom dia de trabalho, e até o torna mais produtivo!
Ao regressar ao escritório após uma boa refeição, longe de assuntos de trabalho, irá estar com mais energias para enfrentar o resto do dia de trabalho.
Faça o que é importante primeiro
Faça uma lista do que precisa de fazer, definindo a ordem de prioridades. Por isso, comece pelo que é importante, ou seja, se 20% da sua atividade vai produzir 80% de seus resultados, comece pelos 20% primeiro. Assim, será mais produtivo e obterá melhores resultados.
Ouça música quando tiver uma tarefa para cumprir
Sabe aquelas alturas em que se sente distraído, mas tem uma tarefa que tem de ser terminada? A música pode ajudá-lo a lidar com isso, principalmente se trabalha num escritório barulhento. Pegue nos seus auscultadores e ouça música, pois isso irá ajudá-lo a adiantar o seu trabalho.
Mantenha a sua secretária arrumada
Para que todos os dias sejam um bom dia de trabalho, é extremamente importante que procure manter a sua secretária arrumada. Uma secretária suja e desordenada dificulta o seu trabalho. Antes do fim de semana, faça uma limpeza geral e coloque tudo aquilo que não precise, no lixo. Desta forma, é mais fácil começar a trabalhar na segunda-feira seguinte.
Respire fundo
É tão fácil sentir-se frustrado e confuso ao longo da sua semana de trabalho. Há sempre um prazo não cumprido, um e-mail que não devia ter sido enviado, algo que não devia ter acontecido da forma como aconteceu… Antes de enlouquecer, procure respirar fundo e acalmar-se. Respire fundo. Medite uns minutos. Planeie os seus próximos passos e continue a trabalhar. Todos os trabalhos têm um certo nível de stress e é preciso respirar fundo de vez em quando, antes de continuar.