Ana Graça
Ana Graça
29 Ago, 2016 - 08:00
Há mesmo uma hora certa para beber café: descubra!

Há mesmo uma hora certa para beber café: descubra!

Ana Graça

A cafeína é consumida em todo o mundo e os riscos para a saúde são mínimos, mas há cuidados a ter. Descubra qual é a hora certa para beber café!

O artigo continua após o anúncio

De aroma e sabor intensos, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Tem origem nos grãos da planta do café e existem diferentes espécies desta planta. São reconhecidos alguns benefícios ao café, tais como a sua ação na melhoria do desempenho e o seu efeito protetor na saúde, no entanto, é também sabido que o seu consumo deve ser moderado, regrado e integrado num estilo de vida ativo e saudável. Mas será que existe uma hora certa para beber café?

O café

cafe

Descoberto na Etiópia em 575 d.C. o café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Algumas das suas espécies mais reconhecidas e apreciadas são as que originam o café arábica, de sabor suave e aromático, e o café robusta, de sabor mais amargo e com mais 50 % de cafeína.

O café é também ingrediente de uma grande variedade de produtos alimentares, desde bebidas, a bolachas ou gelados, entre outros. O seu consumo regrado está a associado a diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar, nomeadamente devido aos seus compostos antioxidantes.

Benefícios do consumo de café

O consumo de café tem sido associado a um conjunto de potenciais benefícios, tais como:

1. redução da sensação de fadiga;

2. aumento dos níveis de alerta e atenção;

3. melhorias ao nível da capacidade de raciocínio e de memória;

4. proteção face a determinadas doenças, tais como cancro do cólon, diabetes tipo 2, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular, depressão, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

O artigo continua após o anúncio

Perigos do consumo de café

O grande perigo do consumo de café prende-se com o seu consumo excessivo e prolongado, quer do café em si, quer de outras substâncias de contenham cafeína. Consumo elevado é aquele que corresponde a doses de cafeína acima de 400 mg/dia e pode acarretar danos para a saúde provocando ansiedade, insónias, náuseas e taquicardia.

hora certa para eber café

Qual a hora certa para beber café?

Conhecidos os benefícios e os perigos do consumo do café importa saber qual a dose de cafeína recomendada e qual a hora certa para beber café. De facto, existe hora certa para beber café e está relacionada com os picos de produção de cortisol (hormona associada à regulação do ciclo circadiano e à manutenção do estado de alerta).

Com o acordar, a produção de cortisol aumenta e atinge o seu pico por volta das 8h/9h, altura em que o estado de alerta e a capacidade de concentração tendem a estar aumentados na maioria das pessoas. Assim sendo, a ingestão de café neste período não traz benefícios significativos, já que o nosso corpo está por si só a produzir substâncias que nos ajudam a despertar e a manter o foco atencional. Mais ainda, a interação entre a produção do cortisol e o consumo de cafeína pode induzir tolerância à cafeína, criando a necessidade de uma dose extra de café.

Tendo em conta estes dados, os investigadores sugerem que a hora certa para beber café se situa entre as 9h30 e as 11h30 e entre as 13h30 e as 17h00. Mas esta não é apenas a hora certa para beber café. É também o horário ideal para consumir bebidas que contenham cafeína, caso pretendamos obter alguns benefícios deste consumo.

No entanto, não basta apenas atentar à hora certa para beber café, há que ter igualmente em conta a dose de cafeína recomendada. Os estudos realizados indicam que doses diárias até 400mg de cafeína por dia são seguras em adultos saudáveis, sendo que nesta quantidade estão incluídas todas as fontes de cafeína (café, refrigerantes, chocolate, etc.).

Importa ainda perceber qual a quantidade de cafeína presente num café, de forma a compreender qual o número de cafés diários recomendados. O teor de cafeína presente no café depende de variadíssimos fatores (planta do café, método de preparação, etc.), todavia, o teor médio de cafeína do café expresso consumido no nosso país ronda as 74,5 mg. Já no café cheio, a quantidade de cafeína ronda as 88 mg.

Como conclusão…

Importa destacar que apesar dos estudos apontarem os períodos entre as 9h30 e as 11h30 e entre as 13h30 e as 17h00 como os horários ideais para a ingestão de café, tendo em conta a produção de cortisol, a produção hormonal varia de pessoa para pessoa e estes horários podem não ser os que mais se adequam a todos nós.

Assim sendo, se é amante de café, se adora começar o dia com um bom café e não vive sem o seu café após o almoço, pode e deve manter esse hábito, ajustando os horários desta ingestão de forma a potenciar os benefícios desta bebida tão apreciada.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: