Júlia Rocha
Júlia Rocha
28 Set, 2018 - 08:55
10 coisas que está a fazer mal de manhã

10 coisas que está a fazer mal de manhã

Júlia Rocha

Começar o dia da melhor maneira é o desejo de todos. Sem atrasos e com tranquilidade. Elimine as 10 coisas que está a fazer mal de manhã.

O artigo continua após o anúncio

Levantar cedo para ir trabalhar, treinar ou ir para a escola, não tem de ser um sacrifício. A rotina matinal deve ajudar-nos a começar o dia da melhor maneira. Está farto de manhãs caóticas e cheias de stress? Deixamos-lhe algumas dicas para que possa eliminar as coisas que está a fazer mal de manhã.

Começar bem o dia é das melhores coisas que podemos fazer. Pequenas ações que podem marcar o ritmo do resto da jornada.

Coisas que está a fazer mal de manhã: 10 coisas a mudar

coisas que esta a fazer mal de manha

1. Pegar no telemóvel

Deixe a consulta dos e-mails e das redes sociais para quando já estiver fora da cama. Para começar, a luz do ecrã do telemóvel ou tablet é demasiado agressiva para os olhos e para o cérebro que está agora a acordar e a sair do repouso. Por outro lado, evite começar o dia com a ansiedade de tarefas laborais que vai ter de fazer só mais tarde. O começo do dia deve ser só seu. Um hábito simples de mudar, nesta lista de coisas que está a fazer mal de manhã e que faz toda a diferença.

2. Colocar o despertador num horário que não vai cumprir

Carregar no botão de snooze 20 vezes não traz nada de positivo. Começa o dia da pior forma e quando dá conta pode inclusivamente atrasar-se. É preferível colocar o aparelho num horário realista e levantar-se logo que o despertador toque.

3. Não ter a roupa preparada desde a noite anterior

Dedicar cinco minutos da noite anterior a preparar a roupa para o dia seguinte é um dos melhores hábitos que pode adquirir. Quando acorda e vai para a casa-de-banho, não tem de se preocupar em abrir armários e preocupar-se com o que vestir. Poupa tempo e preocupação.

4. Ligar a televisão

Se há noite, a luz do ecrã do televisor pode fazer com que não consiga adormecer, de manhã, ligar a televisão pode trazer-lhe outros problemas. Quantas vezes é que já se distraiu a ver alguma coisa e se atrasou? O melhor é manter a televisão desligada, ou então ver só enquanto toma o pequeno-almoço.

5. Fazer tarefas domésticas que não terminou na noite anterior

A solução para esta questão é, de facto, combater a preguiça da noite anterior, e lavar toda a louça do jantar, dobrar aquelas peças de roupa que já estão lavadas, passar a ferro… Pequenas ações com as quais não tem mais de se preocupar, muito menos de manhã, quando quer começar o dia com tranquilidade.

Âncoras de Carreira: quais são os seus valores e motivadores?
Veja também Âncoras de Carreira: quais são os seus valores e motivadores?

6. Não tomar o pequeno-almoço

Essencial nesta lista de coisas que está a fazer mal de manhã. Mesmo que não acorde com apetite, mesmo que considere que não precisa de comer… O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e sair de casa sem comer pode ser um grande erro. Os níveis de energia estão em baixo e nunca se sabe quando é que poderá comer algo nutritivo.

O artigo continua após o anúncio

7. Não beber água

Arrancar o dia com um copo de água (há quem goste de adicionar gotas de limão e um pouco de gengibre para ajudar a despertar o metabolismo) é um hábito muito saudável. A esmagadora maioria dos portugueses não bebe a quantidade de água recomendada, por isso começar logo de manhã é uma ajuda e motivação para o continuar a fazer.

8. Adiar a lavagem da roupa

Vamos destacar este aspeto do conjunto de tarefas domésticas que vai sempre adiando, pelas implicações que pode ter no seu dia-a-dia e na sua rotina matinal. Tem um dia importante e quer aquele blazer para levar para uma reunião, está bem disposto e quer usar as calças favoritas… Não há nada que torne o ato de se vestir pela manhã mais complicado que a falta de roupa lavada. Por isso, não deixe para amanhã a máquina de roupa que pode fazer hoje. Tenha a roupa “em dia”.

9. Não consultar a meteorologia

Mesmo quando prepara a roupa no dia anterior, as coisas podem mudar… Afinal vai estar calor, a camisola que escolheu já não serve e já não quer ir de botas. Para trocar de roupa vai acabar por atrasar-se, por isso, o melhor é preparar-se e antecipar a questão. O ideal é consultar o estado do tempo antes de dormir ou espreitar pela janela de manhã, e fazer as alterações necessárias rapidamente.

10. Não fazer a cama

Sim, esta é uma das coisas que está a fazer mal de manhã. Sim, sabemos que é uma ação que lhe vai ocupar alguns minutos. Saiba contudo, que há muitos estudos ao nível da psicologia, que garantem que fazer a cama logo de manhã está associado a um aumento de produtividade ao longo do dia. Trata-se de um bom hábito que lhe vai dar uma sensação de dever cumprido e motivá-lo para cumprir as tarefas ao longo do dia.

Veja também