Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
04 Out, 2019 - 11:08

Conheça 11 razões para sair do trabalho a horas

Inês Silva

Pertence ao grupo de pessoas que costuma fazer imensas horas extra? Há razões pelas quais deve sair do trabalho a horas. Confira-as de seguida.

secretária em escritório com computador e papéis em cima

Está sempre a ouvir que nunca sai a horas do emprego, mal chega a casa? Identifica-se com esta situação? Pois, saiba que não é único a fazer horas extra no trabalho. Mas sabe até que ponto essa atitude pode ser prejudicial para si? A verdade é que, ao contrário do que possa pensar, existem boas razões para sair do trabalho a horas e não precisa de se sentir culpado por isso. Quer saber quais?

Trabalhar horas a mais prejudica a saúde e não aumenta a produtividade

fluxo de pessoas

Um estudo realizado em três continentes constatou que “quem trabalha mais de 35 horas por semana tem um risco acrescido de 33% de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando comparado com aqueles que trabalham 35 a 40 horas semanais”. O excesso de horas de trabalho aumenta também, em 13%, o risco de outras doenças cardiovasculares.

Embora este estudo não prove a causa e efeito diretamente, o facto de haver uma correlação tão alta entre o aumento de riscos para a saúde e o excesso de trabalho já é suficiente para que o horário de saída seja respeitado.

Fazer horas extras não é só chato e inconveniente, a verdade é que não traz nada de bom à sua produtividade. Estudos mostram que, para além de um determinado número de horas de trabalho, trabalhar mais horas resulta em retornos decrescentes, ou seja, cada hora adicional é menos produtiva que a hora anterior.

Vivemos numa sociedade que vê as longas horas de trabalho como sinónimo de comprometimento com o emprego. É cada vez mais ténue a fronteira entre a vida profissional e a vida pessoal. A tendência para horários flexíveis de trabalho, empregos independentes da localização e a capacidade de carregar o trabalho para onde quer que se vá, ironicamente, permitem ser dono da sua agenda, mas também permitem que nunca desligue completamente do trabalho.

Trabalhar horas a mais significa sacrificar o tempo necessário para as atividades que reabastecem as reservas de energia. Coisas como exercício, jantares em família, encontros com amigos, entre outras atividades, são essenciais para a saúde física e mental a longo prazo e, também, para a produtividade laboral.

11 bons motivos para sair do trabalho a horas

sair do trabalho

1. Obriga-o a estabelecer prioridades

Se respeitar o seu horário de trabalho na empresa, poderá estabelecer prioridades, colocar de lado o que não é tão importante, e valorizar o que, na verdade, tem um caráter mais urgente.

2. Produz trabalho de maior qualidade

Ora pense: se sair do trabalho a horas, poderá descansar e dedicar-se à sua vida privada. Nem só da vida profissional vive o homem, certo? A verdade é que estudos mostram que quem separa a vida profissional da vida pessoal, conseguindo um equilíbrio entre ambas, consegue produzir trabalho de maior qualidade.

3. Prima pela pontualidade

Na verdade, aqueles que entram e saem do trabalho na hora suposta, primam pela pontualidade. Mostrará, assim, que é organizado, competente e responsável.

4. Tem esse direito

É um facto. Se cumpre sempre o seu dever de chegar de forma pontual ao emprego, também tem o direito de sair do trabalho na hora certa.

5. Tomará melhores decisões

Se viver a vida de forma equilibrada, separando o trabalho da vida pessoal, e sabendo desligar da sua função ao fim do dia, também tomará melhores decisões.

6. Desenvolverá o seu sentido de disciplina

Se sair do trabalho a horas, terá de organizar muito bem o seu dia, de modo a cumprir com todas as tarefas propostas. Se mostrar que a sua disciplina lhe permite fazer tudo e bem no horário de trabalho previsto, só mostrará uma enorme competência perante os seus superiores.

7. Poderá descansar mais

Se trabalhar é importante, descansar não o é menos. Na verdade, deve respeitar o seu tempo de descanso e o seu tempo para relaxar. Forçar-se a trabalhar para além do horário regulamentado pode mesmo ser contraproducente. Não é por trabalhar mais horas que o trabalho ficará mais bem feito.

equação felicidade no trabalho
Veja também Já conhece a equação da felicidade no trabalho?

8. Terá mais tempo para outras coisas que o façam feliz

Para ser feliz, a vida não deve ser só trabalho. Ao sair a horas do seu emprego, terá, pois, tempo para se dedicar a outras coisas de que realmente gosta.

9. Poderá investir em formação ou numa especialização

Para poder evoluir no seu trabalho, será a dada altura necessário fazer algum tipo de formação ou uma especialização. Ao sair do trabalho à hora certa, terá mais tempo para se dedicar a isso e aumentar as suas hipóteses de evoluir na carreira.

10. Será uma pessoa mais agradável para os outros

Em casa ou entre amigos, uma pessoa sempre preocupada com o trabalho, com quem nunca se pode contar para jantares ou convívios, ou simplesmente para passar tempo de qualidade, não é, de todo, agradável. Não carregue o peso do trabalho mais tempo do que o necessário. A sua família e amigos agradecem!

11. A sua saúde agradece

Cumprir o horário de saída irá diminuir os seus níveis de stress e ansiedade e, como já dissemos, irá reduzir também o risco de doenças cardiovasculares.

Como conseguir sair a horas?

A razão é muito simples: a vida é curta e o tempo é precioso. Fazer um ótimo trabalho e dar 100% não significa fazer horas extras. A solução? Priorize as responsabilidades, minimize as distrações, defina as expectativas certas e, de seguida, saia a horas.

Veja também