Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Set, 2019 - 06:48
habitos-que-podem-ser-obstaculos-ao-sucesso

7 hábitos que podem ser obstáculos ao sucesso

Catarina Milheiro

Existem alguns hábitos que podem conduzi-lo ao insucesso. Saiba quais são para contorná-los atempadamente e construir uma carreira e vida de sucesso.

O artigo continua após o anúncio

Com o passar dos anos, é normal que cada um de nós vá criando e adotando alguns hábitos e comportamentos menos saudáveis no que diz respeito à carreira profissional como, por exemplo, acordar tarde ou até mesmo alimentar-se de forma inadequada.

Todos sabemos que os nossos hábitos têm mais impacto do que desejaríamos na produtividade, e, se quisermos, no nosso sucesso pessoal e profissional. O primeiro passo para que os consiga modificar um pouco é mesmo conhecê-los. Fique atento.

Alguns hábitos de pessoas que fracassam: quais são e como melhorar

homem cansaco trabalho

1. Acordar tarde

Se o seu emprego exige que trabalhe durante a noite, então, é natural que os seus hábitos e a sua rotina sejam um pouco diferente dos profissionais que têm um horário de trabalho comum. Apesar disto, sabemos que existem também algumas pessoas que preferem trabalhar durante a noite, afirmando que são mais produtivas. No entanto, acordar tarde é um dos hábitos que conduz ao fracasso, quando o assunto é a sua carreira profissional.

Repare, enquanto se encontra a dormir durante um longo período da manhã, já estará a perder oportunidades de networking e de trabalho em equipa, que são fundamentais para que consiga atingir o sucesso. Por exemplo: se trabalha em modo freelancer e se está habituado a desenvolver as suas tarefas durante a noite, deve tentar modificar esse comportamento. Opte por se deitar um pouco mais cedo e verá que conseguirá acordar logo pela manhã.

A adoção deste novo hábito na sua rotina diária deixá-lo-á mais perto de alcançar a carreira que tanto ambiciona ter, pois facilmente conseguirá fazer contactos, estar presente para dar resposta a qualquer tipo de questões que possam surgir por parte da empresa para quem trabalha e, paralelamente, demonstrará que apesar de trabalhar em regime de freelancer, está constantemente disponível durante o horário de trabalho dos seus colegas.

2. Não praticar desporto

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o facto de não praticar um desporto pode interferir diretamente com a sua vida profissional. O crescimento profissional faz-se, muitas vezes, de contactos, contactos esses que podem ser estabelecidos em todos os contextos de vida e em todo o tipo de atividades.

Além disso, quando opta por praticar qualquer tipo de atividade física, está automaticamente a fomentar o desenvolvimento de competências, bem como também a promover o networking.

Por isso já sabe, faça uma pesquisa sobre as diferentes atividades lúdicas que existem e opte por escolher uma com que mais se identifique. Verá que consegue conciliar os seus horários de uma forma muito mais organizada e, ao mesmo tempo, terá a oportunidade de conhecer novas pessoas que poderão ser uma mais-valia na sua vida. Lembre-se que o facto de ter algumas competências bem desenvolvidas faz toda a diferença para qualquer empregador.

O artigo continua após o anúncio
5 boas razões para ter um mentor na sua carreira profissional
Veja também 5 boas razões para ter um mentor na sua carreira profissional

3. Evitar riscos

O medo de assumir riscos e de abraçar novos desafios é, na verdade, sinónimo de “perda de oportunidades”. Se permanecer toda a sua vida dentro da sua zona de conforto, estará a caminhar para o insucesso. Apesar de sabermos que todos nos sentimos melhor a fazer algo com que estamos familiarizados, é extremamente importante que sejamos capazes de assumir alguns riscos e de abraçar novos desafios ao longo da vida.

Precisa de uma dica? Sempre que surgir algum tipo de dúvida na sua cabeça em relação a uma nova proposta de emprego, saiba enfrentá-la sem medo e confie no seu instinto. No momento em que se apercebe que começa a divagar e a “fugir” ao assunto, optando por ficar na sua zona de conforto, lembre-se que às vezes na vida precisamos de arriscar para que consigamos ficar mais perto dos nossos objetivos profissionais e pessoais.

4. Ser invejoso

Ser invejoso é mais um dos hábitos que conduzem ao fracasso e que o condiciona a vários níveis. A gratidão pratica-se e é absolutamente essencial para se ser bem sucedido. As pessoas gratas pelo que têm atingem mais facilmente os seus objetivos, porque são focadas nas oportunidades e recursos de que dispõem, e não nas dificuldades e nos obstáculos.

Um dos hábitos de pessoas que fracassam é minar e dificultar a evolução e o crescimento dos outros. Contudo, é importante que se lembre que sozinho até pode chegar mais rápido, mas acompanhado chegará mais longe.

Se costuma ter este tipo de comportamento, mesmo que não seja por maldade, tente modificá-lo através da partilha de pequenos momentos e objetivos realizados. Vá introduzindo essas pequenas mudanças de forma gradual e verá que, passados uns meses, será mais fácil partilhar o seu sucesso.

mulher cansaco trabalho

5. Não se atualizar

Tendo em consideração que o mundo está em constante mudança, é essencial que cada profissional se mantenha atualizado para que não fique ultrapassado e colocado de parte, mesmo que se encontre a trabalhar.

Se o seu objetivo é ter uma carreira de sucesso, então a procura constante de informação e conhecimento deve fazer parte dos seus hábitos. Opte por adicionar aos marcadores do seu browser, alguns jornais ou publishers online pelos quais tem interesse.

É também importante o facto de se manter constantemente atualizado nas suas redes profissionais, sendo, por exemplo, o Linkedin uma excelente forma para acompanhar as tendências da sua área.

O artigo continua após o anúncio

6. Não saber comunicar

As competências de comunicação são fulcrais para o desenvolvimento profissional e pessoal pleno. Porém, são poucas as
pessoas que investem na melhoria das suas competências de comunicação oral ou escrita, comunicação em público e negociação. Não querer ou não saber comunicar, evitando situações de negociação e gestão de conflitos, só irá deixá-lo para trás na sua carreira.

Por isso mesmo, está na hora de mudar esse tipo de hábitos e de começar a arranjar estratégias para tal. Se tem dificuldades em comunicar com os outros, pode começar por ler alguns artigos sobre o tema que o podem ajudar. Além disso, pode ainda optar por procurar por alguns cursos online (hoje existem diversas opção e muitas são gratuitas).

7. Culpar os outros

Nem sempre conseguimos alcançar aquilo que desejamos e as pessoas que fracassam, seguem um padrão nesse sentido: tentam procurar constantemente alguém em quem possam colocar a culpa. Este é, portanto, um hábito que deve ser modificado para conseguir ter uma carreira de sucesso e claro, uma vida tranquila.

Opte por aceitar as suas responsabilidades e aceitar as consequências das suas próprias escolhas e verá que rapidamente assume o controlo da sua vida pessoal e profissional de forma saudável.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp