Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
15 Fev, 2018 - 16:33

Branco ou tinto: conheça a temperatura ideal para cada vinho

Viviane Soares

Servir um vinho à temperatura certa é o segredo para tirar máximo partido do aroma e sabor deste néctar dos deuses. Estas são as temperaturas de referência.

Branco ou tinto: conheça a temperatura ideal para cada vinho

Se é um apreciador de vinho, saberá que a temperatura à qual deve ser servido é um factor que influencia significativamente a sua prova. Se for servido à temperatura errada, existe o risco de se perderem os aromas e todas as notas de sabor que caracterizam cada vinho.

De uma forma geral, as temperaturas de referência ditam que o vinho branco deve ser servido sempre fresco, enquanto que o vinho tinto deve ser consumido a uma temperatura ambiente. Porém, servir um vinho à temperatura ideal implica ainda ter a noção de outros factores, nomeadamente a idade e as propriedades do vinho. Assim sendo, partilhamos consigo o nosso guia de referência para servir bem um vinho.

Como servir vinho: temperaturas de referência

placeholder-1x1

No que diz respeito à temperatura ideal de cada vinho, é importante, em primeiro lugar, ter a noção que nenhum vinho deve ser servido acima dos 18º C – temperatura que muitos enólogos acreditam ser a ideal para um tinto robusto, sobretudo para garantir a qualidade do seu sabor e aroma (bouquet) -, nem abaixo dos 7º C – temperatura que aniquila todas as características do néctar.

Vinho branco

placeholder-1x1

No caso do vinho branco, há que ter em consideração que quanto mais doce for o vinho, mais fresco deve ser bebido. Isto porque as temperaturas mais baixas estimulam as propriedades deste vinho e, por conseguinte, permitem o desenvolvimento de várias notas de sabor no palato. Assim sendo, as temperaturas indicadas para servir corretamente o vinho branco são as seguintes:

  • Secos, envelhecidos e encorpados – 10 a 12 °C
  • Meio-seco e jovens – 7 a 10 °C
  • Suaves e doces – 7 a 8ºC

Vinho tinto

placeholder-1x1

Já no caso do tinto, que por natureza é um vinho aconchegante, as temperaturas aconselhadas são:

  • Envelhecidos e encorpados – 15 a 17º C
  • Reserva – 17 a 18º C
  • Jovens e suaves – 15 a 16ºC

Como baixar ou aumentar a temperatura de um vinho?

placeholder-1x1

Para baixar ou aumentar a temperatura de um vinho nunca deve submetê-lo a um choque térmico. Os vinhos devem ser arrefecidos ou aquecidos gradualmente. Por exemplo, para baixar a temperatura de um vinho tinto, um dos truques mais eficazes – e que garante a integridade do vinho – é mergulhar a garrafa num balde com água, gelo e sal grosso até atingir a temperatura desejada.

No caso dos brancos, basta retirá-lo diretamente do frigorífico. No entanto, se o frigorífico estiver a 4ºC, deve esperar um pouco antes de servir o vinho.

Se é um perfeccionista e não quer deixar ao acaso a temperatura do vinho – ou estar a medi-la com termómetro -, aconselhamos que adquira um frigorífico para vinhos – mais conhecido por cave de vinhos – de forma a que possa controlar com rigor a temperatura dos seus vinhos.

Cave de vinhos: sugestões a preços acessíveis

placeholder-1x1

Cave de Vinhos Electronia HS-64WN

Com capacidade para 16 garrafas, esta Cave de Vinhos – disponível na Rádio Popular – é perfeita para preservar o seu vinho em condições ideais. Tem um controlo ajustável de temperatura entre os 5º e os 18ºC para manter uma temperatura uniforme, valorizando o paladar do seu vinho.

Ver produto >>

Cave de Vinhos Electronia HS-125 WEN

Com capacidade para 34 garrafas, nesta cave de vinhos pode armazenar qualquer vinho à temperatura desejada – seja ele branco, tinto ou mesmo espumante.

Ver produto >>

Cave de Vinhos Electronia HS-168 WEN

Com capacidade para 45 garrafas, esta Cave de Vinhos tem duas zonas de temperatura separadas e ajustáveis – uma para o vinho branco e, a outra, para o tinto, mantendo as propriedades de cada um intactas. Esta cave é perfeita para armazenar os seus vinhos em condições de temperatura ideais.

Ver produto >>

Veja também: