Ekonomista
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07 Mar, 2023 - 10:15

CaetanoBus fornece autocarros a hidrogénio à Deutsche Bahn

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A empresa portuguesa venceu concurso internacional e vai fornecer as viaturas a hidrogénio ao operador alemão de transportes públicos.

autocarro a hidrogénio

O operador alemão de transportes públicos Deutsche Bahn (DB) selecionou a CaetanoBus para o fornecimento da sua frota de autocarros a hidrogénio e já anunciou uma encomenda de 60 unidades , que serão equipados com a nova geração de pilha de combustível da Toyota. Os primeiros autocarros estarão em operação no início de 2024.

Este acordo-quadro vem impulsionar as vendas da CaetanoBus do modelo H2.CityGold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal. Arabia Saudita e Austrália têm também autocarros Caetano desde modelo em operação.

O veículo é o resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo que a empresa portuguesa foi a primeira na Europa a utilizar a tecnologia japonesa.

O modelo co-branded, entre a CaetanoBus e a Toyota, o H2.City Gold é um autocarro standard 12m de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota que terá uma potência nominal de 70 kW.

Mais eficiência e mais potência

Esta Segunda Geração da Pilhas de Combustível da Toyota é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais potência, do que a geração anterior. A Toyota iniciou o desenvolvimento de pilhas de combustível em 1992, sendo que continuou sempre a aperfeiçoar a sua tecnologia do hidrogénio.

Os novos módulos da pilha de combustível da segunda geração são agora montados na Europa, nas instalações de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe (TME), em Zaventem, Bruxelas.

Com a nova Geração da Pilha de Combustível, a equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus aproveitou também para melhorar a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado da pilha de combustível para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista.

A CaetanoBus está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução.

O H2.City Gold está também equipado com um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com uma potência de 180 kW. O H2.City Gold oferecerá uma autonomia de mais de 500 km, sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento.

A capacidade de passageiros vai até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé) de acordo com o layout definido pela DB. Esta encomenda é mais um passo importante para a presença de autocarros a hidrogénio da CaetanoBus no mercado alemão, o mais evoluído na adoção de solução de mobilidade a hidrogénio.

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Descarbonização

Até agora, e sem contar com estes autocarros para a Deutsche Bahn, existem mais de 55 unidades Caetano H2.City Gold em diferentes cidades alemãs, entre unidades entregues e em produção.

Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, frisa que “é um orgulho termos sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa”.

“Além disso, estamos também orgulhosos por continuarmos a assumir um papel importante na descarbonização sustentável do sector dos transportes públicos na Europa, nomeadamente ao utilizar tecnologia a hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica”, concluiu.

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