Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
15 Ago, 2018 - 10:00

Calendário do período fértil: sabe como calcular?

Ana Graça

O calendário do período fértil permite à mulher saber qual a melhor altura para engravidar, mas nem todas as mulheres conseguem reconhecer este período.

Calendário do período fértil: sabe como calcular?

Conhecer bem o calendário do período fértil pode parecer extremamente simples, mas muitas mulheres ainda têm dúvidas e dificuldades quando chega a hora de calcular o período fértil. Vamos dar uma ajuda!

Ciclo menstrual

Chamamos ciclo menstrual ao período que decorre entre o 1º dia de uma menstruação e o dia anterior à menstruação seguinte, ou seja, o ciclo menstrual começa a contar desde o 1º dia da menstruação. A duração de um ciclo menstrual varia de mulher para mulher e, por vezes, de mês para mês. Um ciclo menstrual regular é aquele que num período de 6 meses, tem a duração média de 28 dias com variações entre 21 e 35 dias.

Calendário do período fértil: sabe como calcular?

De forma simples, o período fértil é aquele em que é mais provável que ocorra a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, consequentemente, a gravidez. É o intervalo de tempo do ciclo menstrual em que o organismo da mulher reúne as condições favoráveis à ocorrência de uma gravidez.

De forma geral, o calendário do período fértil é calculado com base nas seguintes premissas:

  • A mulher tem uma ovulação por mês, 14 dias antes da menstruação seguinte;
  • O óvulo é viável entre 1 a 3 dias após a ovulação e o espermatozoide pode ser fecundante 3 a 5 dias após a ejaculação.

Considerando a duração dos ciclos menstruais anteriores (pelo menos 6 ciclos), calcula-se o período fértil, subtraindo 11 dias ao número de dias do ciclo mais longo e 18 dias ao número de dias do ciclo mais curto.

Exemplo em que o período fértil se encontra entre o 9º e o 20º dia do ciclo, inclusive:

1. Se o ciclo mais curto dos últimos 6 meses foi de 27 dias: 27-18=09

2. Se o ciclo mais longo dos últimos 6 meses foi de 31 dias: 31-11=20

Está a tentar engravidar? Então estas 6 dicas são para si!

É importante que a mulher conheça o calendário do período fértil

É importante que a mulher conheça o calendário do período fértil, o seu corpo e o seu ciclo sexual. Esse conhecimento é, sem dúvida, uma mais-valia quando a mulher tenta engravidar, mas há outras dicas a não esquecer:

1. Antes de interromper o método contracetivo que está a ser utilizado deve procurar um médico e realizar a consulta pré-natal. Idealmente devem estar presentes nesta consulta ambos os futuros progenitores;

2. Faça as contas! Saiba em que período do seu ciclo há uma maior probabilidade de engravidar. Vá anotando, ao longo dos meses, quantos dias passaram entre o 1º dia do início de uma menstruação e o início da seguinte e fique a conhecer o seu período fértil;

3. Tenha em mente que o óvulo permanece vivo no organismo feminino cerca de 12h e os espermatozoides conseguem viver no aparelho sexual feminino cerca de 3 dias. A ovulação pode ocorrer como resultado de uma relação sexual que ocorra no período entre 3 dias antes a 3 dias depois da ovulação;

4. Há alguns sintomas que podem ajudar a identificar que se encontra no período fértil, nomeadamente: pequena elevação da temperatura basal corporal; o muco pode tornar-se mais fluido e percetível; dor pélvica;

5. Garanta que ocorrem relações sexuais nessa janela de oportunidade, mas não limite a atividade sexual a esse período;

6. Não é por ter relações sexuais todos os dias que a probabilidade de engravidar será maior. Pelo contrário, os espermatozoides vão diminuindo e o homem pode chegar à altura da ovulação com um número de espermatozoides rápidos menor do que o que seria ideal. Habitualmente é aconselhado ter relações sexuais de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias.

Veja também: