Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
11 Jun, 2018 - 14:50

Período fértil para engravidar: o que é e como calcular

Inês Pereira

Existe uma altura específica do ciclo menstrual em que é mais fácil ficar grávida. Aprenda a calcular o seu período fértil para engravidar.

Período fértil para engravidar: o que é e como calcular

Mesmo que não tenha plena noção de como funcionam, de certeza que já ouviu falar no ciclo menstrual e no período fértil. A verdade é que é algo que todas as mulheres, especialmente em idade fértil, deviam conhecer de A a Z. De facto, se ser mãe faz parte dos seus planos para um futuro próximo, é muito importante que saiba calcular o período fértil para engravidar e cumprir o seu desejo.

Por outro lado, se não planeia ter filhos nos próximos tempos, pode calcular o período fértil de modo a ter cuidados redobrados aquando das relações sexuais e evitar a fecundação.

Aprenda agora a conhecer melhor o seu ciclo e a fazer todos os cálculos para saber sempre o que se passa no seu corpo.

O que é o período fértil para engravidar

saiba tudo sobre o período fértil para engravidar

Em primeiro lugar, importa esclarecer o que é o ciclo menstrual de uma mulher. Com uma duração que pode oscilar entre os 28 dias (mais comum) e os 35 dias, o ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia de menstruação e termina aquando da perda de sangue do mês seguinte. É a meio do ciclo que ocorre a ovulação – o óvulo mais maduro sai dos ovários e, através das trompas, chega ao útero.

O período fértil pode definir-se como o intervalo de cerca de 5 ou 6 dias em que a probabilidade de uma mulher engravidar é superior. Este período, contudo, varia de mulher para mulher, sendo que um ciclo menstrual regular permite uma maior precisão na previsão e no cálculo.

Importa, então, dizer que o período fértil para engravidar corresponde aos dias que antecedem a ovulação, ao dia da própria ovulação e, ainda, ao dia seguinte ao fenómeno. No caso dos ciclos regulares, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo, sendo que, após a sua libertação, o óvulo pode ser fecundado durante as seguintes 24 horas – os espermatozoides sobrevivem entre 3 a 5 dias no útero.

Quando se fala em ciclos menstruais irregulares, é preciso uma atenção redobrada aos sinais do seu corpo, uma vez que o cálculo se torna mais complicado. Geralmente, o período fértil é acompanhado pela produção de muco cervical, pelo que este é o sintoma mais comum.

Calcular o período fértil para engravidar

Se o seu ciclo menstrual é de 28 dias, então, a ovulação ocorre 14 antes do dia em que aparece a próxima menstruação. Já no caso de um ciclo menstrual de 30 dias, por exemplo, será no 16º dia que ovulação acontece – e assim sucessivamente.

Assim, para um ciclo de 28 dias, por exemplo, se o primeiro dia da menstruação for a 1 de junho, a ovulação ocorre no dia 15 de junho e o período fértil para engravidar vai de 13 a 16 de junho. Em suma, basta subtrair 14 dias à data da menstruação seguinte.

Veja também: