Ekonomista
Ekonomista
18 Set, 2017 - 16:22

Caloiros da Beira Interior plantam árvores na Serra da Estrela

Ekonomista

A Universidade da Beira Interior vai promover uma ação de reflorestação na Serra da Estrela, na qual os novos alunos são convidados a plantar uma árvore.

Caloiros da Beira Interior plantam árvores na Serra da Estrela

“Trata-se de uma campanha de reflorestação da encosta junto à cidade da Covilhã, no âmbito da qual serão plantadas cerca de mil árvores, uma por cada estudante que inicia este ano um dos cursos de licenciatura e/ou mestrado integrado”, refere a nota de imprensa hoje divulgada por esta instituição de ensino superior, sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Com a denominação “Reflorestação, 1 novo aluno = 1 árvore”, a ação permitirá plantar mais de mil árvores e, mediante o aconselhamento de um engenheiro florestal, foram escolhidas azinheiras, sobreiros e carvalhos.

Segundo a nota, a atividade vai abranger uma zona fustigada por um dos muitos incêndios que têm atingido o concelho nos últimos anos, permitindo assim a sua recuperação com a ajuda dos estudantes que estão a chegar à cidade.

“Desta forma, a Universidade da Beira Interior (UBI) pretende que os seus novos alunos contribuam para o restabelecimento de uma zona ardida, ao mesmo tempo que dão um contributo para a melhoria das condições sociais, paisagísticas e ambientais da comunidade onde se vão integrar nos próximos anos”, refere a nota.

A iniciativa também permitirá aos estudantes conhecer outras zonas da cidade, mais afastadas das faculdades onde terão aulas, e deverá ainda “contribuir para a receção responsável dos novos alunos, através da interação com os estudantes mais velhos”.

A ação decorre durante uma semana, entre os dias 25 e 29, e é uma das atividades que pretendem incentivar práticas responsáveis na integração dos estudantes.

Além da reflorestação, a UBI já anunciou que vai promover a segunda edição do concurso “Integro”, que atribuirá prémios aos núcleos de estudantes que criem ações destinadas aos novos alunos dentro de parâmetros do bom acolhimento e desenvolvimento da criatividade, bem como da sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.

Veja também: