Marvin Tortas
Marvin Tortas
08 Nov, 2018 - 00:00

7 características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado

Marvin Tortas
Patrocinado por:

Ano após ano, os híbridos continuam a aumentar as suas vendas. Conheça 7 características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado.

7 características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado

Não há dúvida que os híbridos estão em voga, quer pelo facto de fazerem consumos incrivelmente baixos, quer pelo facto de conseguirem tornar um carro bastante mais potente mantendo os níveis de emissões baixos. O certo é que, cada vez mais, as construtoras estão a apostar neste tipo de automóveis, e hoje vai ficar a conhecer algumas das características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado.

Os carros híbridos foram-se reinventando nos últimos anos, quer a nível de performances, quer a nível estético. É verdade que outrora pareciam modelos de carros saídos de um filme de ficção científica, mas hoje em dia os híbridos são carros com um design arrojado, futurista e dinâmico.

Não só se têm tornado presença assídua nos filmes de Hollywood, como método de sensibilização para as questões ambientais, como também os próprios atores se têm rendido aos encantos deste tipo de carros, que o digam Jennifer Aniston, Jessica Alba, Julia Roberts, Leonardo DiCaprio ou Tom Hanks. Todos eles já foram fotografados a conduzir um Toyota Prius.

Não há qualquer dúvida que os carros híbridos são o futuro, e a prova disso é que as categorias rainhas do desporto motorizado, como a Fórmula 1 ou o Mundial de Resistência, trocaram os motores a combustão maiores por motores híbridos mais económicos.

características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado

Fonte da imagem: Toyota/Divulgação

No caso da Fórmula 1, esta categoria abdicou dos enormes e obsoletos motores V12, V10 ou V8 e adoptou um “pequeno” motor V6 de 1.6L híbrido. Ainda assim, estes têm uma potência superior a 1200 cavalos, o que os torna os carros mais rápidos de sempre da categoria.

Nós últimos anos as marcas viram que os carros híbridos não só podem ser bastante potentes e divertidos de conduzir, como também podem ajudar o consumidor a economizar dinheiro em combustível, mas sobretudo poupar o ambiente, e embora estas sejam algumas das características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado, as vantagens de ter um híbrido vão muito mais além do que isto.

Fique a conhecer, então, 7 características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado.

Porque os carros híbridos são os mais cobiçados do mercado

1. Consumos baixos

características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado
Fonte da imagem: Toyota/Divulgação

Apesar dos carros híbridos mais recentes serem consideravelmente mais potentes que as versões homólogas a combustão, estes carros são capazes de consumir bastante menos que as versões a gasolina ou gasóleo. Esta característica deve-se ao facto do motor elétrico ter o seu binário máximo disponível de forma instantânea, auxiliando assim o motor a combustão nos momentos em que é exigido um maior trabalho.

Como o motor a combustão nunca está em esforço, o consumo de combustível é menor, e ainda a sua durabilidade é aumentada. Por exemplo, em algumas cidades espanholas é possível ver alguns Toyota Prius a fazerem serviço de Táxi, alguns deles com mais de 10 anos e que já ultrapassaram o milhão de quilómetros.

Descubra quanto vale o seu carro e troque por um híbrido

2. Melhores performances

Uma das maiores críticas feitas aos motores a combustão atuais (motores da “era turbo”), é o atraso na entrega de potência e as fracas prestações nos regimes mais baixos do motor.

A presença de um motor elétrico aliado a um motor a combustão vai permitir-lhe ter uma maior potência disponível assim que carregar no pedal do acelerador, independente da velocidade ou das rotações a que circule, uma vez que, como já mencionamos anteriormente, o motor elétrico tem todo o binário disponível instantaneamente, enquanto o turbo do motor a combustão precisa de fazer o ar acelerar para dentro do motor para dar assim a potência máxima.

Com um carro híbrido a potência disponível é a máxima assim que acelera, evita estes esforços extra do motor a combustão, poupando assim bastante combustível.

3. Maior estabilidade e maior conforto

características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado
Fonte da imagem: Toyota/Divulgação

Os motores a combustão são bastante pesados, e sendo uma unidade bastante volumosa e complexa, não pode ser dividida e colocada em vários pontos do carro, acabando por tornar os carros com motores térmicos bastante pesados e com um centro de gravidade bastante alto, o que pode fazer com que o carro pendule mais curvas.

É verdade que existe uma forma de contornar este problema: usar uma suspensão desportiva, mais firme. No entanto, a suspensão desportiva é um pouco desconfortável, sobretudo se circular numa estrada em paralelo igual às tantas que temos no nosso país.

É neste capítulo que os carros híbridos têm mais uma vantagem sobre os carros apenas com motores a combustão: as baterias dos carros híbridos são também elas bastante pesadas, mas ao contrário do motor, podem ser colocadas em pontos estratégicos do carro para tentar colocar o peso do carro o mais próximo possível do seu centro de massa, ao mesmo tempo tentado baixar o centro de gravidade.

Isto permite aos carros manterem uma suspensão com um curso maior, o que tornará as suas viagens mais confortáveis, mas ao mesmo tempo permitirá uma maior eficiência em curva, uma vez que o peso está mais próximo do solo, logo não haverá tanto o efeito pêndulo.

4. Mais seguros

A maior parte dos carros híbridos utiliza o motor a combustão para mover duas rodas motrizes, e utiliza os motores elétricos para mover as outras rodas motrizes. Isto significa que alguns híbridos têm tração integral, ou seja, isto significa uma maior segurança na condução, sobretudo em condições de piso molhado onde a aderência pode ser mais reduzida.

5. Menos poluentes

características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado
Fonte da imagem: Toyota/Divulgação

Numa altura em que tanto se fala das alterações climáticas derivadas dos níveis excessivos de poluição, sabia que os carros híbridos emitem apenas metade dos níveis de CO2 que um carro a diesel? É verdade, um carro de tamanho familiar a diesel emite cerca de 150g de CO2 por cada quilómetro percorrido, ao passo que um automóvel híbrido da mesma gama emite apenas 75g.

6. Mais potência

Um híbrido usa um motor “convencional” a combustão, digamos que com uma potência semelhante àquela dos carros apenas movidos a motores térmicos, no entanto, em sinergia com este motor funcionam um ou mais motores elétricos que adicionam cerca de 50 cavalos de potência ao motor a combustão, e em alguns casos, como o Ferrari LaFerrari, o ganho de potência é de cerca de 200 cavalos de potência. Ou seja, o resultado é ainda mais potência, mas um consumo muito menor. O melhor dos dois mundos.

7. Apoios do Estado

Além de várias campanhas que as marcas constantemente têm em vigor para incentivar as pessoas a trocarem os seus carros a diesel por um carro híbrido, também o próprio Estado português contemplou no Orçamento de Estado de 2018 uma redução de até 563€ no ISV (Imposto Sobre Veículos) na aquisição de híbridos plug-ins.

Embora possa não parecer muito significativo visto desta perspetiva, tendo em conta que um carro híbrido consome menos de 4L a cada 100km percorridos, os 563€ poupados no ISV permitir-lhe-ão abastecer combustível para percorrer mais de 12 000km no seu novo híbrido.

Agora já conhece algumas características que tornam os carros híbridos os mais cobiçados do mercado. Nós podemos assegurar-lhe que comprar um híbrido compensará sempre, quer financeira, quer ambientalmente.

Se não quiser percorrer muitos quilómetros, estará a poupar o ambiente ao utilizar um híbrido em detrimento de um carro a diesel. Se for uma daquelas pessoas que percorre mais de 20 000km por ano, verá que não só o ambiente mas também a sua carteira agradecer-lhe-ão o facto de ter optado por um carro híbrido.

Conheça as condições especiais de retoma da Toyota e troque o seu carro por um híbrido

Veja também