ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
28 Jun, 2021 - 10:30

Conheça os carregadores de telemóvel a energia solar

Assunção Duarte

Os carregadores de telemóvel a energia solar são portáteis, amigos do ambiente e custam pouco dinheiro. Só precisam que o sol brilhe.

carregadores de telemóvel a energia solar na praia

Os carregadores de telemóvel a energia solar são ideais para os utilizadores que passam muito tempo no exterior ou em locais remotos, com acesso limitado a uma tomada elétrica. Estes carregadores precisam de exposição direta à luz do sol para conseguirem armazenar a energia necessária para carregar um telemóvel ou outro dispositivo elétrico.

A eficiência destes dispositivos é determinada por dois factores importantes: a intensidade dos raios de sol durante a exposição solar e a capacidade apresenta pelo próprio carregador. Por exemplo, um carregador com um painel solar médio de 5 W poderá demorar entre 4 a 5 horas a carregar totalmente a bateria de um telemóvel comum. Mas há ainda outros fatores a ter em conta antes de escolher o seu.

Carregadores de telemóvel a energia solar: o que deve saber

jovem a carregar telemóvel a energia solar

O tamanho importa

As células solares que compõem o painel solar são células fotovoltaicas, capazes de absorver a radiação emitida pelo sol. Sendo assim, quando maior for a dimensão deste painel, maior número dessas células ele vai conter e maior quantidade de energia poderá armazenar e disponibilizar para o carregamento.

Como a maioria destes carregadores costuma ser portátil, muitos apresentam painéis desdobráveis ​​e leves que aumentam a área de absorção dos raios solares quanto totalmente abertos.

Quanto maior for a dimensão dessa superfície mais rápido será o carregamento. Tal como a sua potência. Os especialistas aconselham uma potência elétrica mínima entre os 5 ou 7 W.

A conectividade importa

É importante saber quantos dispositivos vai precisar de carregar ao mesmo tempo para escolher o seu modelo de carregador de telemóvel a energia solar. Antes da compra, avalie bem as especificações técnicas das suas portas de ligação, USB ou outras, para saber se é compatível com o seu dispositivo. 

Ter mais do que uma ligação disponível também pode ser importante para as suas necessidades. Mas lembre-se, quanto mais dispositivos ligados ao mesmo tempo, mais lento será o processo de carregamento.

Avalie: extras, resistência e… se vai haver sol

A resistência à água e ao pó são importantes para a vida que o seu carregador vai ter no exterior. Tal como o facto de incluir uma bússola, lanterna ou outros apetrechos que possa vir a valorizar. Pense igualmente nas horas de exposição solar que pode vir a apanhar e antecipe a previsão meteorológica para saber com que nuvens pode contar. 

Se sabe que pode apanhar horas de crepúsculo numa caminhada, um período com chuviscos ou céu nublado, talvez seja bom optar por um carregador com bateria incorporada. Este poderá armazenar energia solar sempre que o sol aparece, acumulando energia para mais tarde utilizar. Uma vantagem sobre os que fazem carregamento direto para o telemóvel e exigem luz solar durante o processo.

Quanto custa carregar a bateria do telemóvel: fizemos as contas
Veja também Quanto custa carregar a bateria do telemóvel: fizemos as contas

Carregadores de telemóvel a energia solar: as nossas 4 sugestões

Sugerimos 5 carregadores que são considerados pelos analistas como uma boa escolha e que apresentam uma excelente relação preço-qualidade. Nos sites de venda online, o seu preço pode variar entre os 50 e os 80 euros.

BigBlue 28W 

Desdobrável, este carregador possui quatro painéis solares de tamanho médio-grande, capazes de carregar até 3 dispositivos ao mesmo tempo (3 portas USB).

Resistente à água, pode ser facilmente pendurado numa mochila ou no telhado de uma tenda para absorver a luz solar. Saiba mais aqui.

Blavor Wireless Charger Solar Power Bank (Pn-W05)

Muito portátil, este carregador não é desdobrável, mas acumula funções. É bateria, bússola e lanterna ao mesmo tempo e pode ter uma opção de carregamento sem fios, se o seu telemóvel for compatível. A certificação IPX4 permite-lhe resistir bem à água. Saiba mais aqui.

Anker PowerPort Solar 21W

Mais um carregador desdobrável que atinge uma boa superfície de captação de luz solar quanto totalmente aberto: certa de 18 polegadas. Pesando menos de meio quilo, consegue carregar até dois dispositivos ao mesmo tempo. Saiba mais aqui.

Nekteck Portable Solar Panel Charger

Este é o maior carregador das nossas 5 sugestões. A sua superfície de captação de energia solar atinge as 26 polegadas. De fácil fixação, garante portabilidade e leveza no transporte enquanto armazena energia que pode aplicar a dois dispositivos ao mesmo tempo. Saiba mais aqui.

Veja também