Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
26 Set, 2018 - 15:58

Quanto custa carregar a bateria do telemóvel: fizemos as contas

Pedro Andrade

Se sempre quis saber quanto custa carregar a bateria do telemóvel, este artigo é para si. Faça as contas connosco e surpreenda-se.

Quanto custa carregar a bateria do telemóvel: fizemos as contas

Numa era cada vez mais tecnológica, já se terá questionado se deve retirar o carregador da tomada ou se deve deixar sempre ligado. Independentemente da sua resposta, sabe mesmo quanto custa carregar a bateria do telemóvel?

Para este artigo utilizaremos como referência uma bateria que dispõe de uma carga média de 2600 mAh (amperes, que indicam a duração da respetiva bateria) e um módulo com 3,7 volts.

Quanto custa carregar a bateria do telemóvel?

quanto custa carregar a bateria do telemóvel

Para obter o consumo em Wh (watts por hora), deverá fazer o seguinte cálculo:

  • mAh X volts / 1000 = 9,62 Wh

Esta será, então, a energia de que necessita para carregar a bateria do telemóvel. Mas para saber exatamente quanto custa carregar a bateria do telemóvel deverá descobrir qual o preço do kWh: o valor pode variar consoante a região, mas para este artigo vamos assumir que o valor (já com IVA) pago em média em cada fatura é de 20 cêntimos.

Como a energia da bateria do telemóvel é calculada em Wh, temos de fazer nova conversão do valor pago na nossa fatura. Para tal, deve apenas dividir por 1000 os 20 cêntimos em questão:

  • 020 / 1000 = 0,0002 Wh

Último passo (e última conta) para saber quanto custa carregar a bateria do telemóvel. Feitas as conversões, deverá multiplicar o valor pago em média em cada fatura pela energia necessária para cada recarga:

  • 0,0002 X 9,62 = 0,001924

Assim sendo, gasta cerca de um cêntimo por cada recarga. Se carregar uma vez por dia, gastará menos de 30 cêntimos por mês.

Como aumentar o tempo de vida da bateria do telemóvel

Agora já sabe quanto custa carregar o telemóvel, mas será que está a fazê-lo de forma correta? De acordo com os especialistas, carregar a bateria durante toda a noite ou até atingir os 100% são apenas duas das práticas erradas.

Para aumentar o tempo de vida da bateria, deverá efetuar recargas regulares e parciais, mantendo a percentagem entre os 65% e os 75%.

Mas há mais: não utilize o telemóvel enquanto está a carregar para evitar o sobreaquecimento e não utilize as portas USB do seu computador para este efeito, já que a corrente elétrica não é estável e pode afetar o correto funcionamento do seu smartphone (e da respetiva bateria, claro).

Veja também: