Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
11 Nov, 2019 - 12:32

10 maneiras de a bateria do seu telemóvel durar mais

Assunção Duarte

A bateria é um dos componentes do telemóvel que mais se gasta e, por isso, deve ser poupada ao máximo. Fique a conhecer 10 formas de o fazer.

10 maneiras de a bateria do seu telemóvel durar mais

Independentemente do sistema operativo do seu smartphone, reunimos 10 maneiras de fazer com que a bateria do seu telemóvel dure mais tempo. Com estas dicas, pode prolongar a vida útil da autonomia do seu dispositivo.

10 formas de fazer a bateria durar mais

Como recuperar uma bateria viciada

1. Desligue o telemóvel quando não o usa

Esqueça os modos de poupança de bateria e os modos voo quando não está a utilizar o telemóvel. Se for dormir, por exemplo, desligue o telemóvel em vez de ativar um desses modos.

Ainda que, em teoria, esses não consumam bateria, a verdade é que há sempre uma percentagem que acaba por ser usada. Ao desligar o telemóvel, não corre esse risco, e consegue poupar mais bateria.

2. Reduza a luminosidade do ecrã

Se não quiser utilizar o modo de poupança de energia porque não quer perder alguns efeitos e funcionalidades, opte por baixar a luminosidade do seu ecrã para conseguir que a bateria dure mais.

Ao produzir menos luz, o equipamento vai gastar menos energia e, mesmo assim, vai poder utilizá-lo com todas as suas funcionalidades e efeitos especiais a que está habituado.

3. Ative o dark mode

O “Modo Noturno” é uma das novidades mais recentes no mundo dos smartphones, não só pelo seu aspeto geral, mas sobretudo por contribuir ativamente para a poupança de bateria, como a Google já confirmou.

Atualmente, quase todos os telemóveis já dispõem de dark mode, que pode ser ativado a qualquer altura. Este modo, por sua vez, utiliza pixels mais escuros, o que não exige a energia que o dispositivo consome no modo normal.

4. Desligue as apps que consomem mais bateria

No seu smartphone, seja ele iOS ou Android, consegue visualizar quais as aplicações que estão a gastar uma maior percentagem da bateria. Para isso, só precisa de aceder às Definições, onde encontra todas as informações sobre o consumo de bateria geral.

É nesse menu que pode ver, pormenorizadamente, qual a percentagem de energia que está a ser gasta por cada aplicação. Tem duas hipóteses: ou desliga essas apps ou, no caso de não precisar delas, pode sempre desinstalar as mesmas.

5. Desligue-se

Não falamos só de se desligar da Internet e das redes sociais, mas sobretudo das opções que existem no telemóvel nesse sentido. Para além do Facebook, Instagram ou email, desligue funções como o GPS, o Bluetooth e o Wi-Fi.

Vai ver que não e, ao desligá-los temporariamente, a sua bateria ganha uma nova vida, isto porque não está, entre outros, a enviar constantemente dados de geolocalização. Caso não saiba, esse envio acontece de forma automática em todos os telemóveis.

Se tiver, neste caso, o GPS desligado, a bateria irá agradecer o gesto, já que o telemóvel deixa de enviar os tais dados de forma automática e constante. Ah, e entre dados móveis e Wi-Fi, opte pelo segundo se quiser que a bateria dure mais.

poupança de bateria

6. Desligue a vibração

Sabia que esta é uma das funcionalidades que faz os smarphones gastarem mais energia? Agora que está inteirado da situação, desligue a vibração para uma autonomia mais duradoura.

7. Utilize só os acessórios da marca

Da marca do seu telemóvel, claro está. Com isto, queremos dizer que a utilização de carregadores que não os originais vai prejudicar gravemente a vida útil da bateria do seu smartphone.

Se precisa de carregar o telemóvel, faça-o sempre através de uma tomada e utilize o carregador original. Não carregue o dispositivo através do computador, por exemplo, já que isso irá impedir que a bateria dure mais tempo.

8. Não exponha o telemóvel à radiação solar

Para além de poder comprometer o funcionamento normal do dispositivo, pode, também, prejudicar a bateria – já que, também esta, corre o risco de sobreaquecimento.

9. Não utilize o flash da câmara

A verdade é que, hoje em dia, quase que não se justifica utilizar o flash da câmara de um telemóvel. Isto porque, os aparelhos mais recentes, estão dotados de tecnologias que captam as fotografias com uma qualidade impressionante.

De facto, a maioria dos smartphones inclui, inclusive, um Modo Noite que é capaz de fazer milagres, transformando as fotografias mais escuras nas mais iluminadas de todas. Dessa forma, estará a contribuir para que a bateria dure mais, já que o flash exige muito da energia de um telemóvel.

10. Carregue a bateria em modo avião

Para além do ecrã, os componentes de rede são os que mais consomem energia da bateria. O modo de avião desliga os sinais de rede, ficando o seu telemóvel incapaz de receber ou emitir os mesmos.

Ao carregar o dispositivo com este modo ativo, a bateria vai carregar muito mais rapidamente, reduzindo o desgaste da mesma com as operações convencionalmente associadas ao carregamento.

Veja também