Luana Oliveira
Luana Oliveira
25 Mar, 2024 - 15:32

Castelo de Vide: a vila alentejana que nasceu entre muralhas

Luana Oliveira

Entre muralhas, casas e casinhas repousa a fantástica vila de Castelo de Vide. Descubra tudo o que pode, e deve, visitar.

castelo de vide

Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, é pintada pelo tradicional manto branco de casas e casinhas e a serenidade particular do Alentejo.

Entre paisagens com esplendor e diversas aldeias a visitar, Castelo de Vide reserva uma panóplia de surpresas para todos que por lá passam.

Bem pertinho terá a oportunidade de se deslumbrar com a beleza de Marvão e, se estiver inspirado, pode sempre dar um salto ao vizinho espanhol.

Por enquanto descubra o que Castelo de Vide pode-lhe proporcionar e saiba o que incluir no seu roteiro, ora para uma escapadinha de fim de semana ora para uma viagem mais extensa pelo tão único Alentejo.

Castelo de Vide: o que visitar na vila romântica?

A história da região é longa, entre a era paleolítica até aos tempos atuais, com vicissitudes que comprovam a passagem do tempo onde a dictomia entre o passado e o presente é eterna.

A riqueza de Castelo de Vide é incontestável, mas não nos referimos a valores monetários. O património, as paisagens e a simpatia da população constroem uma vila preciosa e merecedora de inúmeras visitas.

Por onde começar e o que visitar? Não se preocupe preparámos algumas opções para adicionar ao seu roteiro.

1.

Passeio pelo Centro da Vila

Nada melhor que começar a sua visita com um tranquilo passeio pelo núcleo da vila. Ao longo da Praça D. Pedro V conhecerá os segredos e histórias de cada esquina, bem como descobrir a essência dos castelo-videnses.

Por entre as ruas principais de Castelo de Vide visite o admirável edifício dos Paços do Concelho, a atual Câmara Municipal da vila.

Ademais, a Igreja Matriz Santa Maria da Devesa, a Estátua D. Pedro V e a Igreja de São João encontram-se a um passo de distância. Por isso, não deixe de visitar.

2.

Castelo de Vide e Judiaria

O célebre Castelo de Vide é uma adição importante ao seu roteiro. Construído no século XIV, durante os reinados de D.Dinis e Afonso IV, é uma representação arquitetónica gótica e o símbolo central da vila alentejana.

Para usufruir ao máximo deste monumento suba ao cimo da castelo. Aprecie as paisagens alentejanas e verá a aldeia de Marvão e as terras de Espanha na linha do horizonte.

Na zona norte, entre o Castelo e a Fonte da Vila, as ruelas de Castelo de Vide guiam-no para a outrora Judiaria da vila. O antigo bairro judeu remonta para a forte herança judaica que, nos dias de hoje, deixa vestígios com a sua arquitetura gótica.

Na Judiaria descubra a Rua Nova, a Rua das Espinhosas, a Rua da Judiaria e a Antiga Sinagoga, para terminar em bom a sua visita pelas redondezas do Castelo.

3.

Parque Natural de São Mamede

Castelo de Vide não se resume a belezas culturais, portanto não deixe de se aventurar pelas riquezas naturais no Parque Natural de São Mamede.

Uma bela caminhada pela Serra de São Paulo e a sua íngreme escadaria compensará o esforço de alcançar o cume e apreciar a vista panorâmica sobre a serra.

Disfrute da serenidade que é presenteado e, após um breve descanso, visite também a Ermida da Nossa Senhora da Penha, localizada no topo da serra.

4.

Por entre romarias, feiras e mercados

Anote na sua agenda as datas, porque Castelo de Vide está repleto de romarias e feiras durante quase todo o ano.

Os mercados municipais da vila são permanentes durante todo o ano, oferecendo-lhe os três seguintes mercados para visitar durante a sua estadia:

  • Mercados Semanais – 1.ª, 2,ª e 3.ª sexta-feira de cada mês
  • Mercado Franco – última sexta-feira de cada mês
  • Mercado Póvoa e Meadas – Quartas-Feiras e Domingos

No que toca às romarias é importante destacar a Romaria de Nª Srª da Alegria, durante o último domingo de maio ou de junho, a Romaria à Nª Srª da Penha e a Festa Popular de Santa Maria no início do mês de agosto.

Para mais datas pode ainda consultar o site da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Onde ficar hospedado?

Castelo de Vide tem excelentes opções de alojamento local e hotelaria para a sua estadia, seja ela mais curta ou prolongada.

  • Casa do Horizonte – no Largo do Cipresteiro encontrará uma moradia com 3 quartos no sossego de Castelo de Vide;
  • Casa Bela Vista – para uma viagem a dois poderá considerar esta moradia pitoresca com 2 quartos e uma piscina para os dias mais quentes;
  • Quinta das Lavandas – situada a 4km do centro de Castelo de Vide, este alojamento apresenta várias tipologias de quarto e ainda um buffet ao pequeno almoço;
  • Hotel Castelo de Vide – Com vista panorâmica sobre o Parque Natural de São Mamede e localizado a 15 minutos do Castelo de Vide. Neste alojamento terá ao seu dispôr várias tipologias de quarto e um buffet ao pequeno almoço.

Onde comer?

Para uma boa experiência gastronómica e tipicamente alentejana, considere as seguintes recomendações e faça já a sua reserva:

  • Restaurante D. Pedro V – localizado bem no centro de Castelo de Vide na Praça D. Pedro V. Neste restaurante poderá deliciar uma boa sopa de cação, migas de batata à alentejana, ensopado de borrego e muitas outras opções;
  • Pirolito – Com um intervalo de preços entre os 10 e os 25€, o restaurante Pirolito apresenta-lhe um cardápio variado, desde bacalhau frito a entrecosto com cerveja preta.
  • Restaurante O Miguel – Na rua Almeida Sarzedas aguarda-lhe a típica carne de porco à alentejana, secretos de porco ou também bacalhau no forno.
  • Boca d’Água – Se procura uma experiência de tapas, este restaurante é a opção ideal. Situado no Largo Capitão Salgueiro Maia poderá disfrutar de uma incrível tábua de enchidos e diversos petiscos ao seu gosto. Caso para dizer que ficará com água na boca, assim que vislumbrar os pratos diante de si.
Veja também