Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
31 Jul, 2018 - 11:02
Roteiro pelos mais bonitos castelos da Irlanda

Roteiro pelos mais bonitos castelos da Irlanda

Mónica Carvalho

Os mais bonitos castelos da Irlanda conferem uma beleza especial à já exuberante paisagem verde irlandesa. Conheça alguns exemplos.

O artigo continua após o anúncio

Desde imponentes torres militares, a românticas ruínas, passando por imponentes lares da nobreza, cada um dos castelos da Irlanda que lhe apresentamos tem uma história e património únicos.

Estes castelos da Irlanda estão agora entre as atrações turísticas mais populares do país, e muitos deles foram convertidos em hotéis, podendo assim desfrutar destes locais que têm, seguramente, muitas histórias para contar.

12 castelos da Irlanda para conhecer

Existem cerca de 30 mil castelos na Irlanda, que, mesmo com séculos de história e alguns em ruínas, continuam na vanguarda da beleza do país e contam várias histórias do passado de nação irlandesa.

1. Castelo de Trim, Meath

castelos da irlanda

Construído pelo nobre anglo-normando Hugh de Lacy e pelo filho Walter, o Castelo de Trim é o maior castelo normando construído na Irlanda. Localiza-se no condado de Meath e tornou-se num importante centro administrativo do governo local criado pelo rei Henrique II após a invasão normanda da Irlanda no final do século XII. Este castelo foi usado como local de filmagem de “Braveheart”, protagonizado por Mel Gibson, em 1995. O castelo está aberto ao público a partir das 10h em troca de uma pequena taxa de entrada.

2. Castelo de Ross, Kerry

castelos da irlanda

Esta imponente torre e casa, construída nas margens de Lough Leane, pertence ao Parque Nacional de Killarney, no condado de Kerry, remonta à segunda metade do século XV. O castelo é notável por ser uma das últimas fortalezas na Irlanda para resistir à conquista de Oliver Cromwell no século XVII. É um exemplo típico da fortaleza de um chefe irlandês durante a Idade Média e está, atualmente, aberto ao público.

3. Castelo de Rathfarnham, Dublin

castelos da irlanda

Fonte: Wikimedia Commons/AndrewH

Datado da era elizabetana, o Castelo de Rathfarnham foi construído como uma residência para o Arcebispo Adam Loftus, que desempenhou um papel fundamental no estabelecimento do Trinity College Dublin. O castelo foi posteriormente transformado numa mansão georgiana no século XVIII por Sir William Chambers e James Stuart, dois dos mais renomados arquitetos da época, que eliminaram antigas fortificações e defesas.

4. Castelo de Ashford, Mayo

castelos da irlanda

Inicialmente construído em 1228, sobre um antigo local monástico por uma proeminente família anglo-normanda, o Castelo de Ashford foi expandido após a sua compra pela família Guinness no século XIX e vendido ao estado irlandês em 1939. O castelo, juntamente com a aldeia vizinha de Cong, mais tarde se tornou o cenário do filme “The Quiet Man”, com John Wayne. Na década de 1970, o castelo foi expandido e é agora um hotel de cinco estrelas, atraindo muitos convidados famosos, como Brad Pitt e Pierce Brosnan.

O artigo continua após o anúncio

5. Castelo de Dublin, Dublin

castelos da irlanda

Localizado na capital do país, o Castelo de Dublin foi o centro do domínio britânico na Irlanda até 1922. Atualmente, o castelo abriga dois museus, dois cafés, dois jardins e um centro de conferências internacional, totalmente disponíveis ao público, que pode, inclusivamente, visitar os apartamentos construídos no interior e que só era acessível aos mais poderosos membros da sociedade irlandesa.

6. Castelo de Dunguaire, Galway

castelos da irlanda

Esta casa de torre data do século XVI, foi construída pelo clã O’Hynes, pode ser encontrada na costa sudeste da Baía de Galway, perto da pequena aldeia portuária de Kinvara. O Castelo de Dunguaire foi restaurado no século XX por Oliver St. John Gogarty, uma figura literária proeminente, e, desde então, que se tornou num local para reuniões de revivalistas celtas, como William Butler Yeats e George Bernard Shaw. Atualmente, o local é propriedade do governo e está aberto ao público durante todo o ano, com entretenimento local adicional e banquetes luxuosos fornecidos durante os meses de verão.

7. Castelo de Kilkenny, Kilkenny

castelos da irlanda

Mais um exemplo normando nos castelos da Irlanda. O Castelo de Kilkenny representa uma estrutura formidável construída pelo Primeiro Conde de Pembroke, em 1195, como um meio de fortificação e para consolidar o poder normando na Irlanda. Agora propriedade do governo irlandês e aberto ao público, o Kilkenny Castle passou por considerável restauração na segunda metade do século XX, sendo a casa da prestigiada Butler Gallery, onde é possível ver obras de alguns dos melhores artistas irlandeses, como Jack Butler Yeats e Louis le Brocquy.

8. Castelo Rei John, Limerick

castelos da irlanda

Este rei tem uma reputação difícil, em grande parte devido à sua interpretação como um vilão na lenda de Robin Hood e por causa do seu governo despótico, que levou a uma revolta e à assinatura da Magna Carta, em 1215. Foi apelidado de “Lackland” (algo que pode ser traduzido como “sem terra”), dado que não herdou qualquer direito de terra em províncias continentais, a não ser na Irlanda.

O Castelo Rei John está situado numa área central de Limerick conhecida como Ilha do Rei e foi construído em 1200, no topo de um assentamento Viking pré-existente que remonta ao século X.  Hoje, destaca-se por ser um dos castelos da Irlanda melhor preservados, do período normando na Europa.

9. Castelo de Lismore, Waterford

castelos da irlanda

Este bonito castelo com vista para o Vale Blackwater, no condado de Waterford, está mergulhado na história medieval do país. Originalmente construído durante o século XII, o Castelo de Lismore já esteve na posse de pessoas como Sir Walter Raleigh e Richard Boyle, que ajudaram a transformar a área em redor numa propriedade de tirar o fôlego. Em 1753, foi passado para o sexto duque de Devonshire, William Cavendish, cuja família ainda o possui até hoje. Atualmente, o Castelo de Lismore é símbolo do património cultural do país e visitado por milhares de pessoas.

10. Castelo Rock of Cashel, Tipperary

castelos da irlanda

Localizado em Cashel, no Condado de Tipperary, este castelo do século XII foi o lar dos reis de Munster durante centenas de anos e tornou-se num dos locais mais visitados na Irlanda. O espaço encontra-se aberto ao público durante todo o ano, sendo a entrada gratuita na primeira quarta-feira de cada mês.

11. Castelo de Blarney, Cork

castelos da irlanda

O Castelo de Blarney é conhecido principalmente pela Pedra de Blarney, que atrai centenas de visitantes a cada ano. Reza a lenda que se deve beijar a pedra, na esperança de ganhar o dom da eloquência ou, em termos irlandeses, o “dom da palavra”. Se não acreditar em lendas, pode sempre aproveitar para desfrutar dos jardins e terrenos à volta do castelo e que estão cheios de flora rara e fascinante, como ricina, lobo e mandrágora.

O artigo continua após o anúncio

12. Castelo de Dromoland, Clare

castelos da irlanda

O Castelo de Dromoland é a famosa casa ancestral dos O’Briens que reinaram como Reis de Thomond e cuja linhagem pode ser rastreada até Brian Boru, o único Rei Supremo da Irlanda. Foi transformado num dos hotéis de cinco estrelas mais impressionantes da Irlanda, equipado inclusivamente com um campo de golfe premiado.

O Castelo de Dromoland ocupa uma área de 400 hectares, que inclui algumas das paisagens sublimes do campo e do Condado de Clare, sendo um destino importante para muitos visitantes que viajam pela Irlanda e que pretendem entrar em contacto com as suas raízes ancestrais.

Perca-se também nas histórias que os castelos da Irlanda têm para lhe contar!

Veja também: