Luana Oliveira
Luana Oliveira
26 Mar, 2024 - 11:31

Meteorologia: Páscoa traz chuva, vento e neve em todo o território

Luana Oliveira

Se está a pensar dar um passeio até à neve este é o fim de semana ideal. Um forte nevão vai cobrir as terras altas durante o fim de semana.

serra da estrela

O mau tempo em Portugal Continental parece não dar tréguas, nem com a Páscoa mesmo aí à porta.

Até ao feriado de Sexta-feira Santa, dia 29 de março, o tempo ficará marcado pela chuva, vento e neve em quase todo o território.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de 27 de março, a precipitação pode ocorrer em forma de granizo com presença de trovoada.

Ademais quase todos os distritos de Portugal Continental estarão sob aviso amarelo em razão do vento nas terras altas, Norte e Centro. Os distritos de Évora, Portalegre e Santarém serão a excepção para os próximos dias de mau tempo.

O IPMA alerta ainda para a queda de neve nas regiões de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Por fim, o Instituto e a Proteção Civil acautelam para os eventuais efeitos da queda de neve e formação de gelo, nomeadamente estradas condicionadas, danos nas estruturas e queda de árvores.

Assim esteja atento e evite circular em zonas marcadas pela acumulação de neve, tal como aconselha a Proteção Civil.

No que concerne a agitação marítima as ondas poderão alcançar os 12 metros de altura.

Posto isto, o IPMA permanecerá com todos os distritos costeiros sob aviso amarelo, bem como as ilhas da costa norte da Madeira e Porto Santo, a partir dos dias 26 e 27 de março.

Por isso esteja preparado porque o fim de semana de Páscoa ficará marcado pelo mau tempo.

Cuidados essenciais

Com a chegada das baixas temperaturas as roupas quentes serão o seu melhor amigo, especialmente quando sair. Não se esqueça de preparar um casaco quente, além de impermeável, gorro, luvas e guarda-chuva para enfrentar os próximos dias.

Se optar por ficar em casa, não se esqueça de ligar o aquecimento ou lareira para garantir o maior conforto térmico possível.

Por último, evite ambientes com mudanças de temperaturas drásticas de modo a prevenir as doenças típicas nesta altura do ano.

Veja também