Luana Freire
Luana Freire
12 Jan, 2023 - 20:00

Frio, chuva e neve: os próximos dias em Portugal

Luana Freire

Ainda não é desta que as galochas têm descanso – e o nosso conselho é que vista mais roupa para enfrentar o frio dos próximos dias.

A chuva regressa esta sexta-feira às regiões Centro e Norte de Portugal, atingindo todo o país no domingo e na segunda-feira. E se nos dias seguintes é provável não haver mais precipitações, uma massa de ar frio invade o território e derruba as temperaturas mínimas e máximas em todo o país.

O fenómeno, que deve trazer neve para as Serras do Norte e a Serra da Estrela, deverá ser sentido até quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de janeiro, deixando o nosso território gelado.

Chuva, frio e neve: altura de agasalhar-se bem

Pessoas na rua com guarda-chuva

Chuva começa a Norte e ao Centro a partir de sexta-feira

O final da semana é cinzento e de chuva intensa para as zonas Centro e Norte, nomeadamente para as regiões do Minho e do Grande Porto, bem como para alguns pontos dos distritos de Aveiro, Viseu e Coimbra.

Para sexta-feira e sábado há chuva fraca nas zonas do litoral Norte e Centro, mas no Douro litoral e no Minho a probabilidade é mesmo de fortes aguaceiros – com previsão de “subida de temperaturas mínimas” em todas estas regiões.

Chuva em todo o país entre domingo e segunda-feira

As más notícias meteorológicas não tardam a chegar ao restante território continental: entre domingo e segunda-feira os aguaceiros caem para todos.

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta ainda para a possibilidade de descidas significativas das temperaturas e para queda de neve nas terras mais altas.

Massa de ar polar vai deixar os dias gelados

Já no início da segunda-feira, a previsão é que a quota de neve esteja “acima dos 1.200 metros” na Serra da Estrela. Também as serras do Norte vão sentir o gelo: Gerês, Peneda, Soajo, Amarela, Larouco e Barroso são alguns exemplos.

A massa de ar frio que traz neve para as regiões montanhosas vai causar impacto em todo o país: as temperaturas, máximas e mínimas, de todo o território continental, vão cair bastante.

A partir das primeiras horas de segunda-feira, as máximas vão estar situadas entre os 8 e os 14 graus, e as mínimas entre os 3 e os 6 graus – especialmente nas regiões de litoral. As zonas de interior, ao Norte e ao Centro, devem ver os termómetros marcarem temperaturas abaixo de zero.

Veja também