Márcio Matos
Márcio Matos
10 Jan, 2019 - 04:53
12 cidades essenciais em Itália para ver e comer de tudo um pouco

12 cidades essenciais em Itália para ver e comer de tudo um pouco

Márcio Matos

Está a pensar explorar este país europeu que é de encantar? Faça um roteiro pelas melhores cidades para visitar em Itália e deixe-se maravilhar.

O artigo continua após o anúncio

A famosa bota da Europa tem muito para oferecer e prova disso é tudo o que há para ver nas melhores cidades para visitar em Itália. Conhecidas por um património artístico vasto, rico e classificado, este país tem ainda belíssimas paisagens e uma gastronomia de deixar qualquer um de água na boca. Portanto, construa um roteiro onde inclua estas 12 melhores cidades para visitar em Itália e deslumbre-se com todos os encantos italianos.

As 12 melhores cidades para visitar em Itália: arte, paisagens e comida​

Roma

roma

Conhecida como a cidade eterna. Roma é capital de Itália e uma cidade apaixonante que conquista todos os que a visitam. Recheada de monumentos do tempo dos romanos, é precisa, pelo menos, um semana para desvendar todos os seus segredos e descobrir todo o património que encerra, o qual não é só artístico, como também gastronómico. Não deixe de visitar o Coliseu, a Basílica, a Fontana de Trevi e a Cidade do Vaticano – das atrações turísticas mais populares em todo o mundo! – e tome um aperitivo no Freni & Frizioni ou vá até ao Fa-Bio para uma refeição mais em conta.

Pisa

Falar em Pisa é, necessariamente, falar na sua torre “inclinada”. Porém, há mais para ver: vá até a Praça dos Cavaleiros ver o Santo Stefano dei Cavalieri e delicie-se no Gusto Giusto com os seus famosos panini. Explore a cidade a pé, pois é muito fácil e prático, além de ser uma forma de poupar em transportes.

Verona

Quem não conhece a história de Romeu e Julieta à qual Verona serviu de palco? Aqui, pode ir até à Arena Romana na Piazza Bra e admirar o pôr do sol a partir da Piazzale Castel San Pietro. Tome o pequeno-almoço no Gnam Gnam Buonissimissimo e saboreie um dos melhores pastéis assados da cidade.

Veneza

veneza

A cidade do romance, dos canais e das gôndolas é, também, uma das melhores cidades para visitar em Itália. Muito conhecida pelo seu carnaval, Veneza pode ser visitada em qualquer altura do ano, pois o seu charme não tira férias. É um destino muito apreciado por casais em lua de mel, pela sua tranquilidade, beleza e muitos recantos para passear e, claro, namorar. Há locais de acesso gratuito como a Praça de São Marcos, Torcello, entre outros monumentos históricos. Aproveite e deslumbre-se com esta cidade de conto de fadas.

Palermo

Esta cidade no sul da Itália é rica em edifícios históricos e paisagens de tirar o fôlego. Espreite as belas Chiesa del Gesu, a Cattedrale di Palermo e as obscuras Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, última morada de alguns nobres residentes da cidade. Para uma refeição barata e saborosa, experimente a autêntica comida siciliana no I Cuochini, onde uma torta salgada pode ficar por menos de 1€.

Bolonha

Bolonha é conhecida pela sua comida, música e instituições universitárias. É também chamada ‘La Grassa’ (A Gorda), precisamente pelos seus diversos e saborosos petiscos. É, também, a cidade dos estudantes, por isso são muitos os bairros estudantis e os espaços para ouvir música e tomar um copo à noite. As ruas da cidade são marcadas por pórtico que servem de abrigo aos museus, restaurantes e bares que por lá poderá encontrar.

Florença

florença

Florença é o berço do renascimento italiano, pelo que serão muitos os edifícios e obras desse período que aí poderá visitar. É uma cidade de grande beleza, sobretudo para os amantes de arte e apaixonados por este período histórico em particular. Passeie pela Ponte Vecchio, visite a Piazza della Signoria e vá até a Piazzale Michelangelo, ver o nascer do sol nascer. Afaste-se um pouco do centro e das zonas mais turísticas, e consiga refeições bem mais em conta.

O artigo continua após o anúncio

Pompeia

Especialmente para os fãs de arqueologia, Pompeia é de visita obrigatória. Destruída pelo Monte Vesúvio há quase 2.000 anos, a cidade é Património Mundial da UNESCO e um grande ponto de interesse turístico. Aloje-se na cidade vizinha Torre Annunziata ou em Nápoles, percorra a Via dell’Abbondanza, uma das principais ruas de Pompeia e surpreenda-se com os inúmeros vestígios arqueológicos e com a história deste local.

Nápoles

O centro histórico de Nápoles está classificado como Património Mundial da UNESCO.As suas igrejas, castelos e sítios arqueológicos como o Oplontis contribuiram para este reconhecimento, ao qual se soma a de ter uma das melhores comidas de Itália. Fique a conhecer o Mercato di Porta Nolana, um mercado muito movimentado onde pode encontrar peixe super fresco, e visite o Museo Arqueologico Nazionale, o qual possui uma coleção impressionante de arte Greco-Romana.

Milão

milao

Milão, é conhecida como a capital da moda, da alta costura, das artes e, claro, de ótima comida. Visite a Basilica di Santa Maria delle Grazie, onde pode ver a Última Ceia de Leonardo da Vinci, vá até ao Duomo, uma belíssima catedral e poupe nas refeições indo até ao Luini e pedindo um tradicional Panzerotti, uma espécie de mini calzone.

Génova

Esta cidade italiana oferece um porto para o mundo. É também aqui que se localiza o famoso Aquário, a Catedral e a Lanterna de Génova, além de outros dois patrimónios da humanidade declarados pela UNESCO: as Strade Nuove, um conjunto de ruas do centro histórico, e os Rolli di Genova, uma lista de palácios e residências que recebiam famílias nobres. Um destino italiano imperdível e apaixonante.

Turim

Os amantes de carros reconhecerão esta cidade por ser o berço da marca Fiat. Mas não se ficam por aqui os encantos de Turim: a cultura brota como cogumelos na floresta. A cidade – que é cortada pelo maior rio italiano, o Pó, cercada pelos Alpes e cujo símbolo é a Mole Antonelliana, onde fica o Museu Nacional do Cinema – tem uma variedade enorme de prédios, mercados, lugares sacros, teatros e parques para se visitar.

Como viu, o Cristiano Ronaldo não é o único atrativo existente em terras italianas, há de facto muito para ver nas melhores cidades para visitar em Itália e, se ainda não conhece nenhuma destas, deve mesmo pensar seriamente em fazer-lhes uma visita. É possível fazer algumas opções mais em conta e tornar a visita mais em conta, de forma a conseguir aproveitar ao máximo tudo o que as melhores cidades para visitar em Itália têm para oferecer aos seus muitos turistas.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp