Assunção Duarte
Assunção Duarte
30 Mai, 2019 - 09:51
As imagens cliché para este verão no Instagram. Fuja delas!

As imagens cliché para este verão no Instagram. Fuja delas!

Assunção Duarte

O verão no Instagram está a chegar e com ele uma maré alta de fotos com milhares de cenas de vida idênticas. Andamos todos a viver as mesmas experiências?

O artigo continua após o anúncio

Os clichés para este verão no Instagram já estão online há algum tempo. Mesmo com algumas variantes ou atualizações temáticas mais recentes, é possível perceber quais as cenas mais repetidas que os fotógrafos de smartphone andam a publicar um pouco por todo o mundo.

Se há coisa que o Instagram já provou é que é cada vez mais difícil ser-se único numa rede que, segundo relatório oficial da empresa, já chegou este ano ao número redondo de 1 bilião de utilizadores mensais. Mas será esta enorme quantidade de utilizadores a única explicação para andarmos todos a publicar fotos com os mesmos ângulos e as mesmas poses? Sim e não.

Clichés para este verão no Instagram: para provar que também o fiz

cliches para este verao no instagram

Por de trás dos clichés fotográficos repetidos, está um comportamento que evidência a capacidade das novas redes sociais se terem tornado poderosos “influencers” (influenciadores).

Elas parecem conseguir motivar multidões de forma cada vez mais eficaz, ganhando terreno aos meios de comunicação tradicionais. Senão vejamos. O ano passado um autor anónimo do Instagram criou uma conta com o nome de @insta_repeat que reúne uma série de fotos repetidas e publicadas nesta rede social por utilizadores que aparentemente não têm qualquer ligação entre si, a não ser andarem pelo mundo a repetir experiências fotográficas quase idênticas.

Ao circularmos por estas imagens que repetem clichés fotográficos, com mais ou menos qualidade, percebemos que em muitos casos a intenção é copiar exatamente o mesmo modelo de comportamento.

Ver um ângulo de uma imagem que nos emociona, ver um sitio que nos atrai tanto que queremos lá ir para repetir a experiência, são muitas vezes o que leva à criação de fotos idênticas. Quero ir, quero conseguir fazer igual e quero provar que lá estive a fazer o mesmo. Até porque muitos destes locais estão associados a status sociais com os quais muitas pessoas se querem identificar.

Numa altura em que todos andam com uma máquina fotográfica no bolso e que parece ter mais valor “provar que o fiz” do que “viver a experiência de o fazer”, é possível que os clichés do Instagram estejam não apenas a matar a criatividade e originalidade de muitos fotógrafos, mais ou menos amadores, mas também a matar a qualidade das suas experiências vividas.

Se este verão se apanhar a fotografar algum dos ângulos que lhe mostramos a seguir, pense duas vezes sobre o que está a fotografar e se está a viver a sua vida ou a de outro utilizador do Instagram.

O artigo continua após o anúncio

Clichés para este verão no Instagram: fugir dos 8 básicos

1. Pernas ou pés com paisagem de fundo

Literalmente esta foto prova que o seu corpo está lá. Permite passar uma imagem de si próprio, de forma mais ou menos sexy ou atribuindo-lhe um estatuto mais ou menos aventureiro já que a paisagem por trás define o seu destino de verão. Mas este é um dos ângulos mais repetidos no Instagram e a sua concorrência vai ser imensa.

3. A descontrair na piscina sobre algo que flutua

cliches para este verao no instagram

Aqui o destaque costuma ser a bóia já que nos últimos anos passou a ser moda comprar bóias gigantes com formatos fora do vulgar. A não ser que tenha a certeza que a sua bóia vai mesmo provocar uma onda de admiração, já sabe que qualquer outra vai ter muita dificuldade em chamar a atenção entre centenas.

4. Bebida gelada ao pôr do sol

O chamado “chill out” ao pôr do sol, com uma bebida colorida e refrescante em primeiro plano, ainda continua a crescer no ranking das publicações.

O seu status ainda é altamente valorizado entre os “instagramers” que continuam a querer mostrar aos amigos que eles é que sabem viver a vida. É sempre bonito refrescar pelas fotos dos outros, mas se o seu objectivo é ser original, esqueça o clique e guarde a bebida e o pôr do sol só para si.

5. Festival de música com amigos superdivertidos

cliches para este verao no instagram

O verão está cheio deles, amigos divertidos e festivais, e o Instagram também. É a prova de que estiveram lá, mas é difícil perceber quem se divertiu mais porque os amigos e as cenas são idênticas em todas as fotos. Podemos pensar que a comunidade inteira do Instagram foi em conjunto aos mesmos festivais.

Num acontecimento tão rico como um festival de verão, é muito provável que consiga obter um clique muito mais original, capaz de celebrar e eternizar o seu momento de música ao vivo.

6. Um foto de baixa qualidade com fogo de artifício

As câmaras mais comuns dos smartphones têm algum dificuldade em fotografar fogo de artifício. Pelo movimento constante, pela falta de luz, pela distância mais ou menos próxima a que o evento está a ocorrer.

Os efeitos finais, mesmo numa fotografia mal focada, podem impressionar o autor, e pelos vistos impressionam milhares deles porque é uma foto das que mais se repetem online.

O artigo continua após o anúncio

7. Pôr do sol sobre o mar

cliches para este verao no instagram

Poucas fotos conseguem repetir a glória verdadeira de assistir a um pôr do sol sobre o mar ao vido, mas muitas gostam de o publicar online. Este é o tema de verão mais recorrente em todo o mundo.

Se ainda assim quiser eternizar um pôr do sol para publicar, pense em enquadrá-lo de forma diferente da do clique tradicional.

8. Repetir poses de outros

Saltar no ar e ser apanhado em movimento ou dar a mão a alguém que está de costas com um cenário fantástico pela frente, são apenas dois exemplos de encenação que fizeram e ainda fazem história no Instagram. Alguém se lembrou da pose e ficou tão bem que milhares a repetiram. O melhor é criar a sua pose original. Quem sabe, também ela pode vir a ser replicada até à exaustão.

Clichés para este verão no Instagram: seja original

Se olhar pela sua janela, lá fora e até mesmo cá dentro, já quase tudo foi “instagramado” e se existem clichés é porque eles de alguma forma resultam e atraem a admiração de seguidores. São os clássicos que para alguns nunca falham.

Se os continua a admirar, não os evite, mas avalie primeiro se eles são apenas um ângulo que fascina ou se já se tornaram uma obrigação para provar alguma coisa nas redes sociais. Nenhuma foto de verão deveria estar associada à obrigação, mas sim ao prazer que retira dela, publicada ou não na sua conta do Instagram.

Veja também: