ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marta Maia
Marta Maia
22 Fev, 2021 - 12:12

4 contas de Instagram para poupar e fazer crescer o seu dinheiro

Marta Maia

Instigar ao consumo parece ser a palavra de ordem na Internet. Porém, há páginas de Instagram que ajudam a poupar dinheiro, em vez de gastar. Conheça-as.

instagram perfis de poupança

Normalmente não associamos o Instagram à poupança. Muito pelo contrário. O que vê com mais frequência são anúncios ou posts patrocinados sobre roupas, produtos de beleza, carros, viagens… Na rede social de imagens mais popular do mundo, vende-se sobretudo a ideia de um estilo de vida, que apela muito mais ao nosso lado consumista do que ao lado poupado.

Mas não tem de ser necessariamente assim. Para quem está interessado em aprender a lidar melhor com as suas finanças, há contas de Instagram que não só ajudam a poupar dinheiro, como também ensinam a gerir os ganhos de forma mais eficiente e até a investir.

As contas que se seguem são todas portuguesas e fornecem muitas e boas informações e ferramentas para uma vida financeira mais equilibrada. Das despesas mensais, aos créditos e seguros, passando por estratégias de poupança e investimento, são vários os temas abordados e que podem contribuir para fazer de nós melhores gestores do nosso orçamento.

Poupar, ganhar e investir? Estas são as 4 contas de instagram a seguir

Economisses

A autora do Economisses diz-se “empoderadora de mulheres financeiramente livres e independentes” e fica difícil de discordar depois de se seguir as publicações.

Entre dicas muito específicas e frases inspiradoras, esta conta vai direta ao assunto e troca os temas “por miúdos” – mesmo aqueles um bocadinho mais complexos. As mensagens são pensadas em particular para o público feminino, mas servem a qualquer pessoa interessada em tratar melhor os seus rendimentos.

O melhor de tudo é que o espírito é sempre de liberdade e confiança, nunca de sacrifício doloroso. Fica a sensação de que poupar é uma escolha de vida natural e relativamente simples de concretizar.

Cat.poupança

Escolhemos esta conta para destaque porque, além das dicas concretas para poupar no dia-a-dia, funciona como uma espécie de terapia de grupo: quase todos os dias a autora pergunta aos seguidores o que estão a fazer pelo seu bolso.

Sempre num estilo muito informal e próximo, é uma excelente ajuda para mantê-lo focado nos seus objetivos e, melhor ainda, oferece um espaço para ser reconhecido (e reconhecer os outros) pelas vitórias alcançadas.

Pelo meio a autora partilha as suas próprias experiências e estratégias financeiras (mesmo as que não correram tão bem), o que ajuda a reforçar a sensação de que o desafio é comum a todos os que participam naquela página.

O senhor do banco

O senhor do banco é uma conta orientada para questões relacionadas com imobiliário, crédito habitação e seguros. Apesar de os temas serem mais específicos, aqui encontra informação muito útil. Se está a pensar em comprar casa, fazer um empréstimo ou contratar um seguro, por exemplo, esta é uma página que vale a pena seguir.

Até porque o autor está sempre disponível para responder às questões dos seguidores, por isso tem liberdade para enviar qualquer pergunta que queira ver esclarecida. Quando são públicas, as respostas são construídas numa linguagem extremamente simples e fácil de entender, sem siglas nem nomes complicados.

Uma dica: se vir uma publicação sobre um tema que lhe interessa, mesmo que não se foque na sua questão em particular, espreite os comentários. É muito comum os seguidores deixarem perguntas relacionadas com o assunto a que o autor responde de forma personalizada e muito transparente.

Mais.que.poupar

Se procura um ideal que o inspire, esta conta é o lugar certo. A autora usa a própria experiência como exemplo para os outros e vai falando sobre o valor da poupança e as vantagens de uma postura ativa nos investimentos.

Não quer dizer que se vá tornar num investidor de um dia para o outro, mas se este tema lhe desperta interesse, pode ficar a saber um pouco mais sobre os instrumentos e estratégias para fazer crescer os seus rendimentos.

Antes de começar a investir é sempre importante aprender o máximo que puder sobre o assunto e esta conta pode ser um bom ponto de partida.

Agora que já conhece páginas de Instagram que ajudam a poupar dinheiro (em vez de gastar), troque algumas das suas contas de consumo favoritas por estas e comece a mudar a sua vida. O seu bolso agradece!

Veja também