ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
05 Jan, 2021 - 17:10

10 gadgets para quem quer poupar dinheiro e tempo

Mónica Carvalho

Se existem gadgets para poupar dinheiro, então, queremos todos. Conheça alguns que vão transformar verdadeiramente a sua vida.

gadgets para poupar dinheiro

Não é preciso ser-se um MacGyver para gostar de engenhocas que facilitem as tarefas do dia a dia. Melhor ainda é se com esses gadgets conseguir poupar também algum dinheiro no fim do mês.

Da redução de consumos de água e energia, à preparação e conservação de alimentos, o que não falta são equipamentos mais ou menos tecnológicos que podem transformar a sua vida e as suas finanças.

Alguns destes gadgets são bastante acessíveis e permitem começar a poupar no imediato. Outros requerem mais investimento. Ainda assim vale a pena avaliar o custo-benefício, uma vez que a poupança a médio-longo prazo pode compensar o gasto inicial.

Gadgets para poupar dinheiro que deve ter na sua vida

Há gadgets para todos os gostos e que lhe permitem poupar dinheiro em várias áreas. Alguns já conhece, outros irão surpreender. Seja como for, prepare-se para ter a sua vida facilitada.

tomadas inteligentes

Robô de cozinha

Os robôs de cozinha não são uma novidade, mas atualmente há mais oferta e por valores mais em conta. É o caso da Yammi, do Continente, que faz tudo o que a líder de mercado faz, mas a um preço mais simpático. A última versão possui um copo maior e com mais capacidade do que as anteriores, o que permite preparar refeições de uma só vez para doze pessoas.

Nunca mais vai precisar de comprar bechamel, maionese, queijo ralado, iogurtes, massa de pizza, nem dezenas de outras coisas que pode fazer na máquina, em poucos minutos.

Além de poupar tempo e dinheiro, este gadget permite-lhe ainda poupar espaço na cozinha, uma vez que é o equivalente a ter vários eletrodomésticos num só.

Preço: 469 euros | Ver produto

Absorvente de etileno para legumes e fruta

Quantas vezes lhe acontece comprar fruta ou legumes e, passados poucos dias, dar com eles murchos ou com bolor na gaveta do frigorífico? A Bluapple é a solução para conservar estes produtos sempre frescos.

Cada blueapple contém no seu interior uma saqueta que absorve o gás etileno libertado pelos alimentos, o que permite mantê-los em bom estado durante até o triplo do tempo.

Um ótimo aliado não só para poupar, mas também para começar a reduzir o desperdício alimentar em sua casa.

Preço: 12,56€ | Ver produto

Conservador de ervas aromáticas

As ervas aromáticas dão mais sabor aos pratos e ajudam até a diminuir o consumo de sal, mas mantê-las frescas por mais de alguns dias pode ser um verdadeiro desafio. E guardá-las simplesmente no frigorífico, não resolve o problema.

Para prolongar o seu tempo de vida, pode utilizar um conservador de ervas aromáticas, como este da marca SENSE.

Esta solução permite que os caules fiquem imersos em água, mantendo as ervas hidratadas e frescas por mais tempo.

Preço: 10,75 euros | Ver produto

Sensor de presença

Quem nunca saiu de uma divisão e deixou as luzes acesas? Na maior parte das vezes só damos conta quando lá regressamos e durante todo esse tempo foi sendo consumida energia sem qualquer necessidade.

Não é por acaso que em muitos espaços públicos existem sensores que apenas ligam as luzes quando detetam a presença de uma pessoa. E se são úteis nos espaços públicos, então, também são úteis para a sua casa.

Este aparelho da Lutron, por exemplo, permite substituir o interruptor e com isso evitar esquecimentos. Assim pode começar a poupar muitos euros na fatura da eletricidade.

Preço: 25,92 euros | Ver produto

homem a apagar a luz ao sair da divisão
Veja também Devemos ou não apagar a luz quando saímos da cozinha?

Controlador remoto de energia

As tomadas inteligentes são outro dos gadgets que lhe vão fazer poupar dinheiro sem dar por ela. Funcionam através de ligação Wi-Fi e podem ser comandadas através do telemóvel em qualquer lugar e a qualquer hora.

Assim, pode aceder e controlar os recursos disponíveis destas tomadas, mesmo quando não está em casa. Existem até modelos que permitem a criação de mapas de uso, com horários e perfis de utilização. Deste modo pode criar automatismos, tanto para determinar o período em que uma tomada deve parar de fornecer energia como para a função contrária.

Preço: 55,63 euros | Ver produto

Carregador de pilhas

Quantos equipamentos que precisam de pilhas tem em casa? Apostamos que são mesmo muitos, a começar pelos vários comandos: o do televisor, o da box, o do aparelho do ar condicionado.

Por isso, ao invés de estar constantemente a comprar pilhas novas, invista em mais este pequeno gadget agora, para poder poupar no futuro. Opte por um modelo que permita carregar pilhas de vários tamanhos. Além do carregador, não se esqueça que vai precisar também de comprar pilhas recarregáveis.

Preço: 19,99 euros | Ver produto

Limitador de caudal

Com a simples colocação de um limitador de caudal nas torneiras de sua casa, pode conseguir uma poupança de cerca de 15 litros por minuto.

Mas o que são afinal os redutores de caudal? São simples peças metálicas que se aplicam na ponta das torneiras e que reduzem a quantidade de água libertada, sem haver perda de pressão.

Têm ainda a vantagem de poder ser aplicados tanto nas torneiras comuns, como nos chuveiros.

Preço: 5,45 euros | Ver artigo

Chuveiro ecológico

Ainda no campo da poupança de água, temos mais um gadget para lhe propor: o chuveiro ecológico. Este aparelho tem múltiplas funções: ioniza a água, filtra o cloro e as impurezas e ajuda a otimizar o uso de champô e sabão. Graças aos componentes minerais, ajuda a prevenir infeções e dermatite e a melhorar a saúde da sua pele. E, claro, permite uma poupança de água que pode chegar a 65%.

Preço: 24,99 euros | Ver produto

Assistente virtual

Os assistentes virtuais são um gadget muito útil na hora de poupar tempo e dinheiro. A Alexa, da Amazon, é apenas um dos vários exemplos que existem atualmente.

Através de comandos de voz, o software pode fazer pesquisas, reproduzir músicas e até interagir de diferentes formas com os utilizadores. Entre as suas atividades estão, por exemplo, a possibilidade de configurar alarmes, controlar outros dispositivos inteligentes, como tomadas inteligentes, controlos remotos ou interruptores, fazer chamadas, organizar a agenda e até consultar informações sobre tempo e trânsito.

Preço: 59,90 euros | Ver produto

Mealheiro digital

E já que o assunto é poupar dinheiro, então, os mealheiros também são um gadget a considerar. E sim, leu bem, um mealheiro também pode ser um verdadeiro gadget. Não falamos naturalmente do porquinho de loiça, mas sim de versões mais modernas e tecnológicas. Algumas possuem já um ecrã digital, que a cada nova moeda inserida, atualiza e mostra o valor que tem guardado.

Assim, fica ainda mais simples poupar dinheiro.

Preço: 44,31 euros | Ver produto

Além destes gadgets para poupar dinheiro, atualmente, poderá também tirar grande proveito de inúmeras aplicações criadas para esse efeito e até para ajudar a controlar melhor o orçamento mensal. Não se esqueça que a poupança de hoje é o descanso de amanhã.

Veja também