Ana Graça
Ana Graça
29 Jun, 2018 - 12:07
10 coisas que deve manter longe das mãos do seu filho

10 coisas que deve manter longe das mãos do seu filho

Ana Graça

Crescer em segurança é essencial e em poucos segundos de desatenção os acidentes acontecem. Sabe que coisas que deve manter longe das mãos do seu filho?

O artigo continua após o anúncio

Se pensarmos que no ano 2012 as crianças até aos 14 anos foram as maiores vítimas de acidentes domésticos e de lazer, percebemos que estes acidentes são um importante problema de saúde pública. A grande maioria dos acidentes deve-se a faltas de atenção por parte dos adultos e bastam alguns segundos de distração para que os acidentes aconteçam. A supervisão é essencial, bem como o conhecimento de quais as coisas que deve manter longe das mãos do seu filho!

Frequentemente, ouvimos dizer que os bebés pouco fazem para além de comer e dormir, mas tal não é verdade. Desde cedo começam a agarrar as coisas, a virar-se, a gatinhar, e o perigo espreita quando menos esperamos.

À medida que os bebés crescem, surgem novos riscos e é importante que os pais se esforcem por manter um ambiente seguro à volta das crianças. Tal não implica gastar mito dinheiro, nem fazer grandes alterações, basta respeitar algumas regras simples. Como pai/mãe deve estar sempre vigilante às coisas que deve manter longe das mãos do seu filho.

Apesar de todo o cuidado que deve ter com as coisas que deve manter longe das mãos do seu filho, não deve nunca esquecer-se de que as crianças precisam de explorar o mundo que as rodeia, portanto as medidas que tomar para evitar os acidentes devem interferir o menos possível com a liberdade de movimentos do seu bebé.

10 coisas que deve manter longe das mãos do seu filho

coisas que deve manter longe do bebe

1) Guarde facas e objetos cortantes em locais pouco acessíveis;

2) Não deixe tachos e panelas ao lume sem ninguém estar presente;

3) Vire os cabos das frigideiras para o interior do fogão;

4) Guarde os produtos de limpeza e outros tóxicos fora do alcance das crianças. Existem fechos que impedem a abertura de armários e gavetas;

O artigo continua após o anúncio

5) Os medicamentos devem ser guardados em lugares altos, de preferência em armários ou em caixas bem fechadas;

6) Instale protetores nas tomadas para evitar choques;

7) Os bebés exploram com a boca os objetos que os rodeiam. Os brinquedos devem ser macios, facilmente laváveis e suficientemente grandes para que não possam ser engolidos ou aspirados para os pulmões;

8) Não permita que o bebé use brincos, fios, pulseiras ou anéis;

9) Tenha em atenção objetos pequenos, como os brinquedos dos irmãos mais velhos espalhados pelo chão;

10) Os germes existem em todo o lado e deve ter cuidado com eles. Estes organismos microscópicos são geralmente inofensivos mas podem também representar perigo para os mais pequeninos. Tenha especial atenção à higienização de alguns objetos e superfícies, nomeadamente: cadeirinha do carro; mochilas; toalhas; bebedouros públicos; aparelhos eletrónicos; entre outros;

Se deixar a criança noutras casas e ao cuidado de outras pessoas certifique-se de que essas pessoas cumprem estas mesmas regras. Muitas vezes, os ambientes onde já não há crianças há muito tempo não estão suficientemente preparados para receber um bebé em total segurança. Não se preocupe em demasia, mas esteja vigilante.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp