Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Dez, 2019 - 11:10

Como acender a lareira e manter a casa confortável

Mónica Carvalho

Não há nada melhor do que acender a lareira nos dias frios de inverno e por lá ficar a relaxar. Veja as nossas dicas para prolongar essa sensação.

pessoa deitada a ler em frente à lareira

Uma casa com lareira transmite uma sensação de tranquilidade e conforto como nenhum outro equipamento permite. Mas saber como acender a lareira corretamente e manter a casa quentinha durante mais tempo pode ser uma tarefa difícil. Por isso, vamos dar uma ajuda.

Afinal, ter uma lareira é algo bastante vantajoso sim, mas que exige vários cuidados.

Vamos aprender mais sobre o tema?

Qual o tipo de lareira mais apropriado?

Não há uma resposta certa a esta questão, pois tudo depende do espaço disponível, do gosto pessoal de cada pessoa, do estilo de decoração da casa e do orçamento disponível.

Lareira a lenha

Este é o tipo de lareira mais tradicional e conhecido. A sua execução implica mão de obra especializada e a existência de uma chaminé ou duto de exaustão, devido à queima da lenha.

Lareira ecológica

Este tipo de lareira não usa lenha para a combustão, antes é alimentada a álcool ou etanol. Neste sentido, a lareira ecológica acaba por ser um modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, o que a torna bastante apropriada para espaços maiores.

São fáceis de manusear, de limpar e podem ser portáteis.

Lareira a gás

Existem dois tipos de lareira a gás: o linear, que vem com pedras vulcânicas, que retêm o calor sobre o equipamento, mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo e que são colocadas sobre os queimadores; e o que usa lenhas de cerâmica refratária, permitindo um excelente rendimento térmico.

Lareira elétrica

Assemelha-se aos aquecedores elétricos típicos no modo de funcionamento e a uma lareira tradicional no aspeto, dado que emite uma imagem imitando as labaredas e proporciona um conforto visual semelhante ao do fogo.

É fácil de utilizar, através de controlo remoto e não requer grandes cuidados de limpeza ou manutenção.

Vale mesmo a pena ter uma lareira?

em frente à lareira

Para saber se uma lareira é uma opção para a sua casa, deve ter em conta as vantagens deste equipamento. Saiba quais são.

Aquecimento

Este é a grande vantagem em ter uma lareira. Pode esquecer outras opções de aquecimento, porque nenhuma será tão eficiente como uma lareira para aquecer toda a casa.

Eficiência energética

Qualquer sistema de aquecimento elétrico ou a gás implica um aumento nas faturas mensais destas despesas. Com uma lareira, isso não acontece. Comprar lenha é ainda, nos dias de hoje, bem mais acessível.

Aquecimento ecológico

Atualmente existem vários modelos de lareira inteligentes e eficientes que permitem aquecer bem toda a casa, o que significa recorrer a menos combustíveis fósseis e energias não renováveis.

Ambiente aconchegante

Uma lareira proporciona um ambiente romântico e aconchegante e uma sensação de casa, como nenhum outro equipamento ou aparelho.

Quer seja para servir de cenário para um jantar a dois, para um serão em família, para proporcionar um bom ambiente para ler um livro, nada bate uma lareira.

Decoração

A configuração física da lareira também é uma vantagem a ter a conta, pois permite que seja planeada de acordo com os seus gostos e com a decoração da sua casa.

Uma lareira melhora realmente a aparência e o ambiente da sala onde se encontra, emanando um charme inconfundível, trazendo charme, estilo e beleza.

Dicas para acender a lareira sem falhas

lareira

Se é uma daquelas pessoas para quem acender a lareira é uma tarefa difícil, não desanime. É realmente uma ação que exige alguns cuidados, mas que, com estas dicas será ainda mais simples.

Limpar a chaminé

Antes de ligar a lareira pela primeira vez no ano, deve chamar um especialista para tratar do assunto. Esta limpeza vai permitir uma maior eficiência no funcionamento da lareira, mas também vai evitar potenciais incêndios.

Usar um jornal

Numa fase inicial de utilização, os troncos poderão não ser suficientes. Por isso, amasse um pouco de jornal e coloque-o na parte de trás da lareira para funcionar como ignição e potenciar o fogo.

Deixar espaço suficiente

É natural que haja a tendência de empilhar lenha em cima de lenha, porém isso é um erro. Coloque os troncos em cima do jornal, mas deixe espaço suficiente para o oxigénio circular livremente, até porque o fogo precisa de espaço para queimar.

Usar madeira seca

A madeira que colocar na lareira deverá estar o mais seca possível. Caso contrário, quando queimar irá provocar muito fumo.

Alimentar a lareira

Quando a lenha ainda estiver a arder com bom lume, adicione mais troncos por cima. Não espere que a lenha que esteja na lareira fique totalmente queimada.

Se tudo o mais falhar, usar acendalhas

Facilmente encontrará acendalhas no supermercado e são uma grande ajuda para acender a lareira com maior facilidade, quando tudo o resto falhar.

Veja também