Os AirPods da Apple ganharam fãs em todo mundo pelo seu design apelativo e pela excelente qualidade de som que proporcionam.
A sua portabilidade sem fios também é um dos grandes atrativos que coloca esta marca no Top Mais dos auriculares mais vendidos um pouco por todo o mundo. Basta introduzi-los no canal auditivo e deixar fluir o som sem se preocupar com fios ou com o peso dos auriculares com banda de apoio na cabeça.
Mas o uso deste género de auscultadores pode trazer alguns problemas especialmente se não forem mantidas boas práticas no seu uso.
Uma das principais é a de intervalar a sua utilização com pausas frequentes, capazes de permitir ao canal auditivo o devido arejamento.
O uso deste tipo de auscultador impede a ventilação natural do ouvido o que pode levar à produção excessiva de cera, potenciando o seu entupimento e a dor de ouvidos, ou mesmo o aparecimento dos tão incomodativos zumbidos ou tinnitus.
AirPods: limpeza regular é necessária
Há medida que os AirPods são utilizados, eles acumulam sujidade provocada pelo pó, a gordura da pele e a cera produzida naturalmente pelo ouvido.
Essa sujidade vai acumular-se nos seus auscultadores e potenciar o aparecimento de bactérias capazes de criar infeções sérias que poderão afetar a sua audição.
Outra boa prática a adotar, para além das pausas frequentes, é a limpeza regular dos AirPods, ou de qualquer outro auscultador de inserção, de forma a reduzir o risco de infeções no canal auditivo.
Limpar regularmente os seus AirPods não só vai proteger os seus ouvidos, como também o próprio dispositivo já que esta sujidade acumulada acaba por deteriorar a experiência auditiva com o dispositivo.
Manter este tipo de auscultadores limpos vai ajudar a prolongar o seu bom desempenho por mais anos, rentabilizando o seu investimento.
Limpar sem mergulhar em água
A primeira regra de limpeza dos seus AirPods é nunca colocar qualquer parte do seu dispositivo, auricular ou caixa de carregamento, dentro de água.
Nunca se esqueça que o meio líquido e os dispositivos eletrónicos, a não ser que estes sejam 100% à prova de água, nunca combinaram bem. A água pode introduzir-se em partes do dispositivo que ficarão irremediavelmente danificadas, e ele poderá mesmo deixar de funcionar por completo,
Por isso o segredo é fazer um limpeza mais a seco, especialmente nas partes mais sensíveis como nas malhas do alto-falante e do microfone ou nas portas de carregamento.
Nestas zonas utilize uma cotonete seca para limpar a sujidade. Se houver alguma coisa acumulada nos cantos e nas ranhuras dos AirPods, envolva num lenço de papel a ponta da tampa de uma das famosas esferográficas BIC, ou algo de plástico similar, para raspar a sujidade mais entranhada nos rebordos.
O objetivo é nunca perfurar nada que possa ficar danificado. Se for mais fácil, utilize um escova de dentes com cerdas macias para o fazer. Já sabe que terá de estar bem seca e limpa para a poder utilizar.
Limpeza à superfície
Nas zonas de superfície, onde é mais fácil limpar, humedeça um pano macio, de preferência de microfibra, e limpe suavemente as áreas estanques. Nesta fase pode humedecer o pano com álcool isopropílico 70%, fácil de encontrar numa farmácia ou supermercado e que é menos agressivo que o álcool normal.
Utilize-o também nos protetores de silicone dos AirPods, depois de retirados, e deixo-os secar totalmente antes de os colocar de novo. Para a caixa de carregamento siga as mesmas instruções: cotonete seco nas zonas sensíveis, pano humedecido nas superfícies estanques e muito cuidado com as portas de carregamento, para que nada fique húmido.
Para mais dicas sobre a limpeza dos seu dispositivo especifico clique aqui. O nosso conselho é que faça uma limpeza deste género pelos menos a cada 72 horas de utilização.