Assunção Duarte
Assunção Duarte
08 Jan, 2024 - 11:33

Como limpar os AirPods passo a passo e sem os danificar

Assunção Duarte

Prevenir doenças do ouvido e manter a qualidade de som são duas razões de peso para limpar regularmente os seus AirPods sem os danificar.

AirPods

Os AirPods da Apple ganharam fãs em todo mundo pelo seu design apelativo e pela excelente qualidade de som que proporcionam.

A sua portabilidade sem fios também é um dos grandes atrativos que coloca esta marca no Top Mais dos auriculares mais vendidos um pouco por todo o mundo. Basta introduzi-los no canal auditivo e deixar fluir o som sem se preocupar com fios ou com o peso dos auriculares com banda de apoio na cabeça.

Mas o uso deste género de auscultadores pode trazer alguns problemas especialmente se não forem mantidas boas práticas no seu uso.

Uma das principais é a de intervalar a sua utilização com pausas  frequentes, capazes de permitir ao canal auditivo o devido arejamento.

O uso deste tipo de auscultador impede a ventilação natural do ouvido o que pode levar à produção excessiva de cera, potenciando o seu entupimento e a dor de ouvidos, ou mesmo o aparecimento dos tão incomodativos zumbidos ou tinnitus.

AirPods: limpeza regular é necessária

Há medida que os AirPods são utilizados, eles acumulam sujidade provocada pelo pó, a gordura da pele e a cera produzida naturalmente pelo ouvido.

Essa sujidade vai acumular-se nos seus auscultadores e potenciar o aparecimento de bactérias capazes de criar infeções sérias que poderão afetar a sua audição.

Outra boa prática a adotar, para além das pausas frequentes, é a limpeza regular dos AirPods, ou de qualquer outro auscultador de inserção, de forma a reduzir o risco de infeções no canal auditivo.

Limpar regularmente os seus AirPods não só vai proteger os seus ouvidos, como também o próprio dispositivo já que esta sujidade acumulada acaba por deteriorar a experiência auditiva com o dispositivo.

Manter este tipo de auscultadores limpos vai ajudar a prolongar o seu bom desempenho por mais anos, rentabilizando o seu investimento.

Limpar sem mergulhar em água

A primeira regra de limpeza dos seus AirPods é nunca colocar qualquer parte do seu dispositivo, auricular ou caixa de carregamento, dentro de água.

Nunca se esqueça que o meio líquido e os dispositivos eletrónicos, a não ser que estes sejam 100% à prova de água, nunca combinaram bem. A água pode introduzir-se em partes do dispositivo que ficarão irremediavelmente danificadas, e ele poderá mesmo deixar de funcionar por completo,

Por isso o segredo é fazer um limpeza mais a seco, especialmente nas partes mais sensíveis como nas malhas do alto-falante e do microfone ou nas portas de carregamento.

Nestas zonas utilize uma cotonete seca para limpar a sujidade. Se houver alguma coisa acumulada nos cantos e nas ranhuras dos AirPods, envolva num lenço de papel a ponta da tampa de uma das famosas esferográficas BIC, ou algo de plástico similar, para raspar a sujidade mais entranhada nos rebordos.

O objetivo é nunca perfurar nada que possa ficar danificado. Se for mais fácil, utilize um escova de dentes com cerdas macias para o fazer. Já sabe que terá de estar bem seca e limpa para a poder utilizar.

Limpeza à superfície

Nas zonas de superfície, onde é mais fácil limpar, humedeça um pano macio, de preferência de microfibra, e limpe suavemente as áreas estanques. Nesta fase pode humedecer o pano com álcool isopropílico 70%, fácil de encontrar numa farmácia ou supermercado e que é menos agressivo que o álcool normal.

Utilize-o também nos protetores de silicone dos AirPods, depois de retirados, e deixo-os secar totalmente antes de os colocar de novo. Para a caixa de carregamento siga as mesmas instruções: cotonete seco nas zonas sensíveis, pano humedecido nas superfícies estanques e muito cuidado com as portas de carregamento, para que nada fique húmido.

Para mais dicas sobre a limpeza dos seu dispositivo especifico clique aqui. O nosso conselho é que faça uma limpeza deste género pelos menos a cada 72 horas de utilização.

Veja também

Artigos Relacionados