Share the post "Como se destacar no mercado de trabalho e ser bem sucedido"
Naturalmente que, para diferentes áreas, há requisitos e competências profissionais específicas. No entanto, seja qual for a carreira ou profissão que escolheu seguir, há aspetos que são comuns quando falamos em formas de como se destacar no mercado de trabalho.
Conseguir destacar-se é o objetivo de muitos trabalhadores e candidatos a vagas de emprego, mas, tendo em conta a realidade do mundo laboral, é preciso ter muito mais do que o conhecimento técnico ou formação específica para garantir o crescimento profissional ou a conquista de um novo emprego.
Ainda que as exigências quanto à formação sejam também um grande desafio, as empresas, atualmente, valorizam os profissionais que possuem atitudes, características e competências ligadas à produtividade e ao desempenho otimizado.
Ou seja, além das hard skills, as soft skills, ou competências pessoais e comportamentais, são também altamente valorizadas pelos empregadores que procuram colaboradores dispostos a ultrapassar os seus próprios limites e abraçar a missão e a cultura da empresa.
O que são soft skills?
São os atributos pessoais de cada indivíduo, assim como os traços da personalidade, capacidades sociais e de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. Estas competências pessoais caracterizam a forma como um indivíduo interage no relacionamento com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho.
Se está à procura de emprego ou quer progredir na sua carreira profissional, confira as nossas dicas e saiba como se destacar no mercado de trabalho.
como se destacar no mercado de trabalho: 7 dicas essenciais
1. Estabeleça metas para a sua carreira
É importante que idealize o seu percurso profissional e que defina metas para daqui a dois, cinco ou dez anos. Este exercício é fundamental para que possa alcançar todos os seus objetivos.
2. Invista na sua carreira
Para se destacar no mundo do trabalho, deve ter em mente que este está em permanente evolução e, por isso, é importante que acompanhe estas mudanças.
O crescimento profissional abrange o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais. Portanto, procure a capacitação contínua através de curso e formações, mas sem descurar a sua visão do todo, melhorando a comunicação e a capacidade de se relacionar com as outras pessoas.
3. Tenha iniciativa
Não se limite a fazer o que lhe é pedido, acrescente valor ao seu trabalho e tenha a iniciativa de ir mais além.
Fazer mais do que é esperado, aprender coisas novas e apresentar soluções inovadoras são características de um profissional pro-ativo – um perfil muito apreciado pelas empresas.
Perante um problema, não o veja como uma dor de cabeça, mas sim como uma oportunidade de mostrar o seu potencial, sugerindo uma solução ou apontando a causa, contribuindo para que seja resolvido.
4. Seja organizado e pontual
Realizar as tarefas para que foi contratado são obrigações profissionais, tal como chegar a horas. No entanto, estar disponível para realizar atividades que vão para além do horário, mostra aos empregadores que podem contar com a sua ajuda se necessário.
A organização e pontualidade andam de mãos dadas, não é possível ser pontual sem organização.
A falta de organização e priorização de tarefas pode fazer um trabalhador falhar prazos ou não conseguir gerir o seu tempo e ser produtivo.
Além disso, é importante que mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Se leva trabalho para casa e não aproveita para descansar e relaxar, vai acabar por prejudicar a sua carreira profissional.
5. Valorize a comunicação
As aplicações para tocas de mensagens vieram facilitar a comunicação, tornando-a mais rápida e simples. No entanto, esta tecnologia pode fazer-nos perder a capacidade de comunicar e de manter uma relação interpessoal.
A comunicação não é só útil para a aprendizagem constante, como também é necessária no ambiente de trabalho. Reuniões, relacionamento com os clientes e com os colegas de trabalho só podem acontecer se não tiver medo ou vergonha de falar pessoalmente e publicamente.
Valorize o diálogo e esteja preparado para isso. No mercado de trabalho, é importante compreender e saber avaliar quando é a hora certa para falar.
6. Cultive a sua rede de contactos
Deve ter consciência que sozinho não vai a lado nenhum e, por isso, para ser bem sucedido no trabalho é importante ter uma boa estratégia de networking e construir laços ao longo da sua caminhada profissional. Desta forma, as pessoas vão lembrar-se de si como alguém com potencial para chegar ao topo.
7. Cuidado com a escrita e a fala
Quem deseja saber como se destacar no mercado de trabalho, deve dar a devida importância às normas gramaticais da língua materna, tanto na fala como na escrita.
Uma carreira bem sucedida exige, no mínimo, que o profissional fale e escreva bem, competências básicas para o dia-a-dia corporativo.
Dicção e conjugação verbal são exemplos de pontos fundamentais para uma comunicação clara. Falhar nestes pontos poderá ser fatal para a sua carreira.