Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
19 Mai, 2020 - 16:42

Como tirar fotos perfeitas com o smartphone

Luísa Santos

Temos várias dicas para o ajudar a tirar fotos perfeitas com o smartphone. Umas mais básicas, outras mais difíceis, mas todas bastante úteis.

Tirar fotos perfeitas com o smartphone é um desafio que nos surge pelo caminho diariamente. Porque queremos tirar uma selfie com o nosso grupo de amigos, porque queremos registar aquele momento que nos cativou… Há imensas razões para nos obrigar a tirar o smartphone do bolso e a captar as mais belas imagens para depois partilharmos. Capriche nas fotografias com as nossas dicas.

8 dicas para tirar fotos perfeitas com o smartphone

Mulher com smartphone a fotografar o London Eye

1. Limpe a(s) lente(s)

Que dica tão ridícula, não é? Pois, fique sabendo que mais de metade das fotografias captadas por utilizadores em todo o mundo ficam bastante aquém das expectativas por causa das lentes sujas… Estamos a brincar, vá! Mas não deixa de ser uma dica importante, certo?

Hoje em dia, a maior parte dos smartphones inclui várias lentes para diferentes tipos de fotografia, pelo que é essencial garantir que todas estão limpas antes do momento do disparo.

Este é, sem dúvida, o primeiro passo a dar para garantir que capta fotografias nítidas e sem manchas ou sombras a interferir na imagem.

2. Use (e abuse) da luz

A luminosidade de determinado local é, seguramente, um dos componentes que mais influencia a qualidade da fotografia. Acredite que, se estiver num sítio bem iluminado, até uma fotografia tirada com um iPhone 6 terá mais qualidade do que poderia pensar.

Claro que, quanto melhor for a câmara do smartphone, melhor será a fotografia, mas a verdade é que a luz faz muita diferença na qualidade da mesma. Pode aventurar-se em contra-luz, mas comece por captar momentos a favor da mesma.

3. Personalize o nível de exposição

A maior parte dos telemóveis inclui a opção de gerir, de forma manual, o nível de exposição da fotografia, isto é, se a quer captar com mais ou menos luminosidade. É, sem dúvida, uma dica a ter em conta até nas fotografias mais iluminadas. Verá que é uma boa forma de tirar fotos perfeitas com o smartphone.

4. Ative a grelha de orientação

Todas as aplicações de câmaras de smartphones incluem esta opção, muitas vezes descurada. A grelha de orientação deve ser ativada de forma a enquadrar melhor as fotografias, independentemente daquilo que se quer fotografar.

Tanto para paisagens como para retratos, a grelha torna-se uma ajuda muito útil porque ajuda a centrar aquilo que está a ser fotografado.

Mulher com smartphone a fotografar paisagem

5. Percorra todas as funcionalidades

Cada smartphone tem as suas particularidades ao nível da câmara, mas é seguro dizer que todos incluem funcionalidades “extra” que conferem maior qualidade àquilo que está a ser enquadrado.

Em primeiro lugar, pode servir-se da AI (Inteligência Artificial) para que, esta, identifique aquilo que está a fotografar e melhor, automaticamente, a exposição e especificidades da fotografia.

Mas pode, também, deixar a AI de parte e explorar as restantes funcionalidades: como a abertura, a exposição, a fotografia monocromática, entre tantas outras opções.

6. Aproxime-se e não use o zoom

Em situações em que consiga alcançar o objeto a fotografar, é preferível que se aproxime do mesmo para o captar. Registar os pormenores do objeto que captou a nossa atenção é uma excelente forma de explorar a fotografia.

Aproxime-se do seu ponto de interesse e não se iniba de variar os ângulos de captação da fotografia. Apesar de, hoje em dia, a qualidade do zoom dos últimos smartphones ser muito boa, pode deixar um bocadinho a desejar quando comparada com a de uma fotografia sem recurso a essa funcionalidade.

7. Esqueça o flash, se puder

Uma dica bastante útil para quem pretende tirar fotos perfeitas com o telemóvel. O flash até pode dar jeito, mas não nos dias de hoje.

Os smartphones com as melhores câmaras já têm “modos noite” impressionantes, capazes de captar fotografias com muito melhor qualidade do que as que usam flash para introduzir luz artificial ao momento.

8. Edite as suas fotografias

Ok, nós sabemos… Esta não é propriamente uma dica para captar um momento fotográfico, mas é capaz de fazer magia no processo que se segue ao disparo. Há ótimos editores de fotografia que podem realçar, ainda mais, os pontos fortes dos seus momentos preferidos. Também pode usar, claro está, o editor nativo do telemóvel.

Veja também