Certamente já ouviu falar em praxe académica. Contudo, vivê-la na pele é um pouco diferente. De universidade para universidade, os rituais podem variar, sendo a praxe mais intensa em algumas instituições do que noutras. O certo é que deverá saber como viver a praxe, de modo a entrar bem no espírito académico, conhecendo também quais os limites que devem sempre ser respeitados. Conheça, pois, algumas atitudes a ter neste novo período da sua vida de estudante.
O que é a praxe?
Atualmente, em Portugal, a praxe refere-se ao conjunto de regras que comandam as relações sociais e de hierarquia no seio da comunidade académica estudantil. Há quem adore, há quem deteste. A verdade é que o estudante deverá conhecer bem a fronteira entre uma brincadeira inofensiva de praxe e um ato que poderá ser ofensivo ou mesmo colocá-lo em perigo.
8 dicas sobre como viver a praxe
1. Encare a praxe com espírito otimista
Nada de dramas se passa a vida a ouvir: “Eh caloiro”. Na verdade, é apenas uma brincadeira. Pense que está ali para se divertir e conhecer novas pessoas e todos que ali estão passaram pelo mesmo.
2. Não seja a ovelha negra desafiadora
Se entrar com uma atitude de ovelha negra, a levar aquilo demasiadamente a sério e a desafiar os seus superiores, pode gerar um mau ambiente e começarem a colocá-lo de lado. Contudo, se achar que é uma brincadeira ofensiva ou perigosa, aí sim, deve dizê-lo abertamente e sem medo.
3. Se tem algum problema de saúde, diga-o de início
Se tem um problema de saúde que o impede de entrar em algumas atividades, deve dizê-lo de início, de modo a evitar confusões futuras. Certamente o entenderão.
4. Não fuja quando chamarem por si
Saber como viver a praxe inclui saber que fugir da mesma pode até chamar mais atenção sobre si, além de que se tornará mais difícil a integração no universo social académico.
As 5 melhores universidades de Portugal