Ekonomista
Ekonomista
02 Mai, 2025 - 12:30

Comprar casa em Portugal em abril de 2025: preços sobem e Lisboa continua no topo

Ekonomista

Os preços das casas em Portugal subiram 7,4% em abril de 2025. Saiba quais as cidades e regiões mais caras para comprar casa e onde os valores mais aumentaram.

Comprar casa em Portugal custa, em média, 2.817 euros por metro quadrado. É esse o valor mediano registado em abril de 2025, segundo o índice do Idealista. Em termos anuais, os preços subiram 7,4%. Se olharmos apenas para o último trimestre, o aumento foi de 4,6%.

Beja, Santarém e Setúbal lideram as subidas

As capitais de distrito com maiores subidas de preços foram Beja (27,5%), Santarém (17,8%) e Setúbal (17%). E, para quem pensava que Lisboa estaria na linha da frente, enganou-se. A capital manteve-se quase imóvel, com uma variação tímida de 0,5%.

Lisboa continua a ser a cidade mais cara

Apesar da estabilidade, Lisboa mantém o título de cidade mais cara para comprar casa: 5.615 euros/m2. Porto (3.741 euros/m2) e Funchal (3.594 euros/m2) fecham o pódio. Em contraste, Portalegre é a mais económica, com 854 euros/m2.

Açores, Alentejo e Madeira em destaque

Por regiões, os Açores surpreendem e lideram o crescimento com 14,8%. Seguem-se o Alentejo (12,1%) e a Madeira (11,4%). No entanto, quando se trata de valores absolutos, Lisboa ainda reina com 4.303 euros/m2. Logo atrás vêm o Algarve (3.614 euros/m2) e a Madeira (3.355 euros/m2).

Comprar casa na ilha ou no continente?

Se sonha com uma casa numa ilha, prepare-se. Porto Santo (27,2%), Faial (22%) e São Miguel (19,6%) registaram subidas expressivas. Mas nem tudo sobe: na ilha de São Jorge, os preços caíram 4,4%.

Comprar ou esperar?

A pergunta do momento é: vale a pena comprar casa agora? Os dados mostram um mercado em constante valorização, especialmente fora dos grandes centros. Quem procura oportunidade pode encontrá-la fora do óbvio — e talvez com uma bela vista para o campo (ou mar).

Sobre o Índice de preços imobiliários do idealista

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ​​os preços de
oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do
idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se
encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de
interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os
anúncios válidos de cada mercado.

Veja também