Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
27 Jun, 2018 - 12:29

Contactos duplicados no smartphone: como agregar e eliminar

Ana Duarte

Saiba como identificar e agregar contactos duplicados no smartphone, quer tenha iPhone ou Android. Pode usar apps externas, recorrer à Cloud ou ao Gmail.

Contactos duplicados no smartphone: como agregar e eliminar

É provável que tenha contactos duplicados no telemóvel. Ao longo dos anos, os contactos vão-se acumulando e a lista acaba por ficar com alguns números repetidos e outros que até já não são usados.

É por isso que é conveniente saber quais são as opções que tem à disposição para agregar e apagar contactos duplicados. Assim vai ter a lista de contactos mais organizada e evitar a repetição de contactos.

Como gerir contactos duplicados no telemóvel

Como agregar e apagar contactos duplicados no iPhone

contactos duplicados no iphone

Utilize apps para o efeito

A opção mais fácil é usar uma app gratuita chamada Cleaner. Depois de descarregar a aplicação, terá de fazer login. Pode fazê-lo através da sua conta de Facebook ou Gmail, ou criar um registo novo.

Já na app, basta clicar em “Contactos Duplicados” e “Telefones Duplicados” para ver a lista de contactos duplicados (há também a opção de “E-mails Duplicados” e “Nomes Similares”).

Após entrar no contacto que pretende agregar, pode clicar em “Mesclagem” (para agregar os contactos repetidos num só) ou em “Mesclar Todas as Duplicações”, para agregar todos os contactos duplicados que a app identificou.

Utilize a iCloud

Se não quiser usar meios externos, ou seja, se não quiser permitir que uma aplicação tenha acesso aos seus contactos, pode remover contactos duplicados manualmente através da conta iCloud.

Depois de efetuar o login, vá aos “Contactos”. Através das definições, selecione todos os contactos. Depois escolha a opção “Exportar vCard”. Isto vai servir de backup caso apague algum contacto acidentalmente. De seguida, percorra a lista manualmente e apague os contactos que identificar como duplicados.

Como agregar e apagar contactos duplicados no Android

contactos duplicados

Utilize apps para o efeito

Tal como acontece com o iOS, o método mais rápido e fácil para remover contactos duplicados é recorrer a aplicações que foram criadas especificamente para identificar e agregar contactos repetidos.

A Merge+ e a Duplicate Contacts são exemplos de apps gratuitas, intuitivas e fáceis de usar que pode utilizar para identificar e agregar contactos duplicados. É uma operação que pode realizar em poucos segundos e pode desinstalar a app após eliminar os contactos repetidos.

Faça-o manualmente

Caso não esteja confortável em dar acesso a informações dos seus contactos através de aplicações externas, pode recorrer ao método manual. No smartphone, entre na app dos “Contactos”. Na parte superior esquerda, aceda ao menu e, depois, a “Sugestões”. Escolha a opção “Limpar Duplicados” (se não a encontrar é porque não tem contactos repetidos) e, depois, em “Unir” ou “Unir Tudo”.

Utilize o Gmail

Pode ainda recorrer ao Gmail. Entrando nos contactos, clique em “Duplicados” (no menu do lado esquerdo). Caso tenha contactos duplicados, o Gmail vai apresentar uma lista e, assim, poderá ver que contactos tem repetidos e apagar ou agregar esses contactos.

Veja também: