Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mariana Machado
Mariana Machado
26 Abr, 2018 - 14:16

Telemóvel lento: soluções para iOS e Android

Mariana Machado

Um telemóvel lento pode ser um problema no nosso dia a dia. Sugerimos, neste artigo, as melhores práticas para evitar a lentidão do seu smartphone.

Telemóvel lento: soluções para iOS e Android

Telemóvel lento? Nunca mais. Conheça os melhores métodos para evitar este transtorno. O telemóvel deixou de ter, somente, a função de estabelecer a comunicação à distancia entre as pessoas, passando a ser um dispositivo tecnológico essencial do nosso quotidiano.

Atualmente, não podemos viver sem este dispositivo e se este não estiver a funcionar da melhor forma, tal pode significar um problema. Partilhamos aqui as melhores soluções para não ter um telemóvel lento.

As dicas são para os principais sistemas operativos – Android e iOS. Este é um fator essencial, pois é importante clarificar que, para ambos os sistemas operativos, existem procedimentos diferentes para evitar ter um telemóvel lento. Sendo que alguns acabam por ser comuns. Vejamos, então.

Telemóvel lento? Descubra dicas para Android e iOS

Acabou de comprar um telemóvel novinho em folha e uns meses mais tarde, ups… Este objeto precioso deixou de ser tão rápido como no início. Começa aqui a desilusão e o seu gadget incrível passou a ser um telemóvel lento, perdendo a eficácia inicial.

O que fazer? Felizmente, pode levar a cabo alguns procedimentos para fazer o seu telemóvel retomar a velocidade desejada. Tome nota de algumas dicas.

Telemóvel lento: dicas para Android

android

Fonte: Unsplash/adrien

1. Files Go do Google

Esta app da Google analisa o seu dispositivo com o objetivo de localizar ficheiros que não são usados, mas também permite que transfira ficheiros facilmente.

A app tem um design minimalista, apenas com duas funcionalidades: armazenamento e arquivos. O armazenamento permite que o utilizador tenha uma visão geral da quantidade de espaço livre que tem no seu telemóvel, e dá-lhe dicas sobre a melhor forma de ganhar espaço. No que se refere aos arquivos, o Files Go é uma ótima ferramenta para transferir conteúdos para outro dispositivo.

Faça o download da app Files Go >>

2. Desativar ou desinstalar o bloatware e apps não utilizadas

Bloatware são as aplicações que vêm pré-instaladas no sistema operativo Android. Estas ocupam espaço e muitas podem ser inúteis para si e tornar o seu telemóvel lento. No que toca à gestão da memória do seu telefone, apenas devem constar as apps que são realmente úteis.

Vá às ‘Configurações’ do seu telefone, ao menu e à parte das ‘Aplicações’. Aí pode ver todas as que tem instaladas e, deste modo, selecionar as que interessam e desinstalar ou, simplesmente, desativar as que não têm utilidade. A vantagem de desativar em vez de desinstalar as aplicações é o facto de, no futuro, poder ativá-las quando necessitar. Fácil, não é?

3. Instalar aplicações nas suas versões lite

Esta é outra forma de evitar ficar com o seu telemóvel lento. A maior parte das aplicações mais usadas, como é o caso do Facebook, Messenger, Skype e até o YouTube, têm versões lite. Estas permitem otimizar o espaço no seu telemóvel e não deixar de ter as aplicações de que mais gosta.

Download Facebook Lite >>

Download Messenger Lite >>

Download Skype Lite >>

Download YouTube Lite >>

4. Verificar se tem a última versão do sistema operativo do seu telefone

É uma boa prática certificar-se de que seu telefone está atualizado, pois os fabricantes tendem a lançar atualizações regulares do sistema operativo, contendo correções de bugs e melhorias na sua estabilidade.

A Google publica também atualizações de segurança mensais, que são essenciais, pois oferecem correções ao nível da segurança para evitar vulnerabilidades.

Para se certificar de que o seu sistema operativo está sempre atualizado, basta ir às ‘Configurações’ do seu telefone e ao menu ‘Atualização do Sistema’. Se houver uma versão recente em espera, instale-a.

5. Wallpaper do ecrã

Atualmente, existem wallpapers com animação – é giro, sem dúvida -, contudo, a sua utilização tende a tornar o telemóvel lento. Nesse caso, é mais sensato alterar para um wallpaper estático.

Existem alternativas de wallpapers com animação leves, que não consomem muitos recursos, como os wallpapers do Google e os da Minima.

Download Wallpapers da Google >>

Download Wallpapers Minima >>

6. Ver o que está a correr em segundo plano no sistema operativo

Se perceber que a bateria do seu telemóvel está a descarregar mais rapidamente do que o normal, geralmente é devido aos ciclos da CPU – Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit). Estes ciclos fazem parte do sistema operativo e tendem a consumir bateria.

Para monitorizar estes ciclos e evitar ter o seu telemóvel lento, recorra às ‘Configurações’ do seu telefone. Vá ao menu ‘Bateria’ e lá pode descobrir quais são as aplicações que estão a correr em segundo plano. Deste modo, pode forçar as aplicações a parar.

7. Desativar o ambiente do ecrã

Dar uma “espreitadela” rápida às notificações recebidas sem ter que desbloquear o telemóvel já se tornou quase um vício. Todavia, esta “olhadela” tem consequências para a bateria do seu Android.

Se perceber que a bateria do seu telemóvel está a diminuir, sugerimos que desative as notificações do seu ecrã. Compreendemos que é difícil, mas é a melhor forma de corrigir o problema.

8. Desligar o Bluetooth quando não for necessário

A diferença pode não ser muita, mas já é uma pequena ajuda para não ter um telemóvel lento. Se não está a utilizar o Bluetooth, faz sentido desligá-lo.

Telemóvel lento: dicas para iOS

ios

Já vimos que uma das principais razões para ter o telemóvel lento é não ter espaço disponível, mesmo que seja um modelo mais novo, ou mesmo que seja um iPhone.

Todos os dispositivos tecnológicos estão condenados a desacelerar com o tempo, à medida que a sua memória é preenchida, ou com os updates do software mais recentes. Contudo, a forma como os iPhones usam sua memória torna-os menos propensos à lentidão.

Mas se a sua interface não responder como antes, se as aplicações demorarem mais tempo a abrir, ou se simplesmente o iPhone já não se comportar com a fluidez habitual, está no momento de efetuar alguns procedimentos para recuperar a sua rapidez. Vejamos alguns métodos eficazes.

1. Modo de baixo consumo

O iPhone tem um modo de baixo consumo que, quando está ativo, faz com que o seu iPhone tenha uma durabilidade superior, antes de precisar de ser carregado.

Este é ativado automaticamente quando a bateria chega aos 20% e desativado quando já carregou até aos 80%. Pode também ser ativado manualmente – basta ir às ‘Definições’, ‘Bateria’ e ativar o ‘Modo de Baixo Consumo’.

Contudo, alguns recursos podem demorar mais para serem atualizados ou concluídos e algumas tarefas podem não funcionar até o modo de baixo consumo ser desativado. Veja os exemplos:

  • A procura do e-mail;
  • Siri;
  • Atualização de apps;
  • Downloads automáticos;
  • Alguns efeitos visuais;
  • Bloqueio automático (o padrão é 30 segundos);
  • iCloud Photo Library (é desativado temporariamente).

2. Verificar se a bateria precisa de ser substituída

Depois da bateria do seu iPhone ultrapassar o limite de 500 carregamentos, a Apple recomenda que esta seja substituída. Infelizmente, o iOS não indica quantas vezes sua bateria atual foi carregada.

Contudo, para verificar a capacidade atual da sua bateria, vá às ‘Definições’ do seu iPhone, menu ‘Bateria’, ‘Estado da Bateria’. Se lá indicar que esta se encontra na capacidade máxima – 100% -, então, está em perfeitas condições. Se verificar que a capacidade é mínima, está na altura de trocar a bateria, para evitar ter um telemóvel lento.

3. Verificar se o seu sistema operativo iOS está atualizado

Assumindo que o seu iPhone suporta a ultima versão do software, certifique-se de que já a tem. O iPhone avisa quando tem uma nova atualização de software, por isso, não tem que se preocupar.

4. Fechar as aplicações

A tendência é irmos abrindo aplicações à medida que vamos necessitando destas, mas também temos que as fechar. Caso contrário, estas vão consumir memória.

Basta clicar duas vezes no botão Home – situado em baixo – e vão surgir todas as aplicações que estão abertas, basta fazer um swipe e já está.

5. Fazer um restart ao iPhone

Estamos tão habituados aos telemóveis que nem nos lembramos que a máquina, por vezes, precisa de descanso. Para isso, pressione a tecla de desligar, espere uns 5 minutos e volte a ligar o telemóvel. Vai ver que lhe vai dar saúde e não é necessário ficar sem o usar mais de 5 minutos.

6. Apagar as aplicações, mensagens, música, fotografias e vídeos de que já não necessita

Se está a ficar sem espaço no seu iPhone, é praticamente certo que está com o seu telemóvel lento. Para identificar quais os itens que estão a ocupar mais espaço no seu iPhone, vá às ‘Definições’, menu ‘Geral’, ‘Armazenamento no iPhone’. Aqui tem a indicação do espaço que cada um destes itens está a ocupar.

Assim, pode fazer uma gestão mais objetiva do que precisa e apagar, para voltar a ter mais armazenamento e consequente performance. Se, mesmo depois de seguir todos estes passos, o seu iPhone continuar lento, a solução de ultimo recurso, é comprar um novo.

Em suma, para não correr o risco de ficar com um telemóvel lento, faça uma gestão dos seus conteúdos de forma a manter sua rapidez e eficiência.

Veja também: