Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
12 Fev, 2018 - 10:34

6 razões para ter a internet lenta no smartphone (e como solucionar)

Nuno Margarido

A internet lenta incomoda muitos utilizadores de smartphones. Saiba quais as principais razões por trás do problema e como resolver.

6 razões para ter a internet lenta no smartphone (e como solucionar)

Já se sabe: atualmente, o smartphone assume um papel preponderante no acesso à internet. Seja para aceder a redes sociais ou a apps e sites, é através do smartphone que grande parte dos utilizadores realiza as suas tarefas. O problema é quando temos internet lenta.

Sabe quando a internet começa a falhar ou a demorar muito a carregar os conteúdos? Já passou ou está a passar por isso? Então, vai gostar de, finalmente, conhecer 6 razões para ter a internet lenta no smartphone e saber o que pode fazer para resolver essa situação.

Internet lenta no smartphone: porquê e como resolver

placeholder-1x1

1. Router mal posicionado

Um dos problemas para ter a internet lenta no smartphone pode ser completamente alheio ao próprio telemóvel. Um router mal posicionado não permite que o sinal da internet alcance a casa toda, principalmente quando há empecilhos – como paredes, portas ou chão – entre o sinal e o aparelho que o recebe.

2. Canal sobrelotado

Imagine que o router que tem em casa transmite o sinal no canal 10 e que o router do seu vizinho utiliza o mesmo canal para o efeito. Isto não significa que pode aceder à internet do seu vizinho e que o vizinho pode aceder à sua. Significa apenas que o canal pode estar congestionado, um problema que afeta a qualidade do sinal.

3. Rede lenta

O problema da internet lenta no smartphone pode estar na velocidade da própria internet. Se o provedor de sinal oferecer velocidades de internet bastante aquém daquilo que seria expectável, o smartphone também não vai fazer com que a velocidade seja melhor.

4. Cobertura 4G/3G fraca

No smartphone também pode aceder à internet através dos dados móveis e da rede 4G/3G que existe. Portugal possui uma cobertura bastante assinalável a este nível, mas o facto de possuir cobertura não quer dizer que esta seja forte em todos os locais. Há sítios em que o sinal de dados móveis pode estar disponível, mas com uma força bastante reduzida.

placeholder-1x1

5. Muitos acessos ao mesmo tempo

Se estiver num local em que muitos aparelhos estão a tentar aceder à internet, é natural que note um decréscimo da velocidade da internet – ou que o acesso não seja conseguido, de todo.

6. O smartphone é mesmo lento

O smartphone não pode ficar isento de culpas. Há aparelhos com alguns anos que deixam muito a desejar no que diz respeito à velocidade de processamento. Isto faz com que a utilização da internet fique lenta e o acesso seja demorado.

Veja também: