Luana Freire
Luana Freire
10 Jan, 2024 - 16:10

O que um conteúdo patrocinado pode fazer pelo seu negócio?

Luana Freire
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Os conteúdos patrocinados são a estrela do marketing e permitem alavancar os resultados do seu negócio. Descubra como.

Mulher a ler conteúdo patrocinado

Estamos sempre a encontrá-los e há uma série de boas razões para existirem. Os conteúdos patrocinados são, cada vez mais, a aposta das marcas para alcançar maior relevância e levar a sua voz até às audiências desejadas.

Esse tipo de anúncio marca presença nos media tradicionais, nos blogs, nas grandes plataformas de comunicação e, claro, no feed das nossas redes sociais. Todos os dias somos convidados a consumir conteúdos patrocinados e, frequentemente, aceitamos este convite, criando, assim, uma relação de proximidade com uma marca, um produto ou um serviço.

Mas porque esta é uma solução tão importante para se destacar no mercado e o que isso de facto significa? Como o seu negócio pode tirar proveito desta ferramenta do marketing digital?

O que são realmente os conteúdos patrocinados, como criá-los e que impactos positivos estão associados a esta prática? Como podem as marcas beneficiar desta estratégia para alcançar o seu público? Desvendando tudo para si e partilhamos dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é ter sucesso. Se é responsável por uma marca, esta leitura é para si.

O que são conteúdos patrocinados?

Tente lembrar-se de quantas vezes um anúncio publicitário aparece durante a sua navegação na internet. Quantas foram as vezes em que, recentemente, interagiu com eles?

Muitas pessoas bloqueiam esses anúncios, sendo que a voz da marca deixa de ter como chegar à sua potencial audiência. É exatamente aí que o conteúdo patrocinado marca a diferença.

Em resumo simples, os conteúdos patrocinados assumem-se como uma estratégia de marketing digital para se alcançar relevância diante de uma audiência. O seu maior objetivo é aumentar a reputação de uma determinada marca.

Trata-se de criar um determinado conteúdo para veicular nos meios de comunicação e levar, de uma forma mais interessante para o público, informações importantes e relevantes para a audiência, ao mesmo tempo que se promove a marca.

Uma das grandes vantagens é que, apesar de ser um tipo de publicidade, os consumidores são impactados de forma diferente quando se trata de um conteúdo patrocinado.

Esta é, aliás, a chave: engajar o público de forma mais humana, alinhada com a voz do publisher em que é veiculada a informação. Os conteúdos patrocinados falam “a língua” da plataforma onde são veiculados e segue o tom de voz do grupo que os consome.

Num mundo de imensa oferta e concorrência, este recurso torna-se poderoso para que os negócios levem o seu valor até ao público-alvo, conquistando o engajamento que vai resultar no maior diálogo com o cliente.

Tipos de conteúdos patrocinados e como criar os seus

Há várias formas de criar um conteúdo patrocinado – artigos, posts nas redes sociais e vídeos -, mas o segredo do sucesso está no domínio da mensagem que se quer passar e no conhecimento da audiência pretendida.

Isto é válido tanto para o meio que o partilha, como para a empresa que deseja promover a sua marca, serviço ou produto.

A sua função deve ser sempre alcançada com naturalidade e, por isso, deve ser executado de forma a nunca parecer que se está a “vender” ou a “enganar” a audiência.

Nas redes sociais vai encontrar com frequência posts patrocinados que são partilhados com textos, imagens ou vídeos, seja a partir da conta de um influenciador, seja a partir da conta da própria marca.

Já nos media tradicionais, vai consumir esses conteúdos patrocinados através da leitura de artigos criados a partir de temas com relevância para a sua audiência.

Por que apostar nos conteúdos patrocinados?

  • Vai aumentar a visibilidade da sua marca: o conteúdo patrocinado torna possível que uma determinada marca alcance uma maior audiência, que é ao mesmo tempo mais segmentada – por isso, uma audiência bastante mais relevante para os seus resultados. O resultado dito é o reconhecimento do seu valor.
  • Vai conquistar mais engajamento: quando uma marca oferece à sua audiência um conteúdo de valor, aumenta a sua oportunidade de comunicar com os seus clientes e envolvê-los, criando interações realmente positivas.
  • Vai promover a sua credibilidade e a confiança da audiência: quando se cria um sponsored content a ser partilhado por medias ou influenciadores respeitados, os consumidores automaticamente recebem a informação com um maior sentido de confiança – e isto promove a credibilidade da marca. .
  • Tem um alcance direcionado: um determinado conteúdo patrocinado será estrategicamente distribuído para públicos específicos – com base, por exemplo, na sua localização ou nos seus interesses – e isto aumenta a eficácia deste tipo de publicidade.
  • Experiência é melhor para a audiência: se comparamos a experiência do conteúdo patrocinado com aquela que vivenciamos através dos anúncios publicitários tradicionais, veremos que será menos intrusiva, mais fluida e mais cativante. É uma interação bastante mais agradável e relevante para a audiência – e é na audiência onde estão os seus consumidores, por isso cative-os.
  • Vai conseguir backlinks de qualidade: os conteúdos patrocinados são uma excelente fonte para conseguir backlinks, que nada mais é do que ver o link do seu site partilhado num outro site. Esta partilha funciona como um fator importante na classificação da relevância de um site feita pelo Google – e por outros mecanismos de pesquisas. Ou seja, têm impacto na sua autoridade na internet. Dentro das estratégias de SEO, e para se obter um tráfego de qualidade e orgânico, podemos utilizá-los como forma de aumentar a reputação de uma plataforma, marca, produto ou serviço diante dos olhares do Google. Se quer subir de patamar nos motores de pesquisa, este é um dos segredos. Lembre-se desta máxima: links partilhados entre diferentes sites são encarados como votos de confiança e credibilidade, conferindo autoridade nas pesquisas.

Como criar conteúdos patrocinados?

6 dicas de ouro a ter em conta

  1. Identifique a sua audiência e os objetivos da campanha: determine assertivamente quem quer alcançar e o que quer comunicar com esse público-alvo. Quais são as necessidades e interesses da audiência pretendida? Quer ter mais visitas, promover um produto ou aumentar a autoridade da marca?
  2. Priorize a autenticidade: conte uma história, seja útil. Fuja ao tom excessivamente comercial. É importante que o conteúdo patrocinado seja o mais genuíno possível.
  3. Selecione os canais relevantes para a partilha: quais são os meios de comunicação/influenciadores que realmente comunicam com o seu público-alvo? Estude as audiências desses canais.
  4. Desenvolva o plano de conteúdo: não partilhe o mesmo conteúdo nos mais diversos canais de comunicação. Cada experiência deve ser desenvolvida com um plano de conteúdo diferente, que esteja alinhado às audiências em causa. E nunca esqueça que o conteúdo deve agregar valor, ter importância.
  5. Seja transparente: a audiência vai agregar mais valor ao conteúdo se souber que é patrocinado, por isso, não esconda esta informação. Isto fortalece a confiança do consumidor.
  6. Acompanhe os resultados: os resultados do seu investimento nesse tipo de marketing vão ser medidos com exatidão. Então, o último passo é acompanhar o alcance, o engajamento e as conversões conseguidos durante a campanha. Avaliar essas métricas é fundamental, até, para fazer ajustes na estratégia.

Os conteúdos patrocinados vieram para ficar?

O mundo é uma rede de partilha e o consumo de comunicação é crescentemente digital, como nunca vimos antes. Utilizar os media para chegar às audiências, comunicando os valores do seu negócio, é uma maneira eficaz de atrair consumidores e conquistar potenciais consumidores.

De certeza que já reparou que está cercado, diariamente, por anúncios que reclamam pelo seu destaque. E como alguns deles conseguem chegar ao desejo da audiência de forma mais impactante?

Sem dúvida que, hoje, uma das soluções com mais resultados para os negócios é a ferramenta sponsored content (ou conteúdo patrocinado). Dentro do marketing digital ela é a estrela, vale ouro e veio para ficar. E há boas razões para isto.

Agora que já ficou a conhecer as muitas vantagens do conteúdo patrocinado, quando vai começar a criar o seu novo plano de marketing digital e comunicar de forma realmente valiosa para a sua audiência?

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