Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Martins
Sofia Martins
11 Jan, 2019 - 14:27

9 cuidados com a pele seca no inverno

Sofia Martins

Chega o frio e, com ele, os cuidados extra com a pele seca. Se tem este tipo de pele, será que sabe tudo o que deve fazer? Siga os nossos 9 preciosos conselhos.

9 cuidados com a pele seca no inverno

Todos sabemos que há cuidados com a pele seca que são fundamentais no inverno. Há uns que estão relacionados diretamente com a sua pele, outros mais com o ambiente que a rodeia, o qual também tem muita influência na sua pele e na forma como esta reage.

Cuidados com a pele seca: caraterísticas deste tipo de pele

A pele seca é caraterizada por um desequilíbrio das glândulas sebáceas que conseguem produzir oleosidade suficiente para lubrificar cada zona do corpo, o que resulta numa pele que repuxa e chega até a descamar.

A pele parece opaca, especialmente nas bochechas e em volta dos olhos. Pode não ter elasticidade, o que vai acentuar as linhas finas e as rugas. Em casos mais graves, a pessoa pode mesmo sentir comichão e ardor. A pele extremamente seca apresenta sinais de rachaduras e fissuras.

A pele seca pode ser de origem genética ou desencadeada por fatores como o clima, o uso de alguns cosméticos e, mesmo, de alguns medicamentos. Pode, também, ser uma consequência natural do processo de envelhecimento, pois é uma altura em que a produção de sebo diminui.

9 cuidados com a pele seca no inverno

1. Prepare a sua casa

humidificar

Quanto mais seco o ar, mais seca fica a sua pele. Para maximizar a quantidade de água no ar, deve colocar um humidificador no espaço onde passa a maior parte do tempo, o que, em muitos casos, pode incluir o quarto aí de casa. Aumentar o nível de humidade no ar, ajuda a barreira da pele a manter-se hidratada. Para além disso, deve ainda certificar-se de que a temperatura em casa seja moderada, pois quanto mais alta, mais seco fica o ar.

2. Mude sua dieta

Ter um intestino saudável está também relacionado com ter uma pele saudável. Assim, uma dieta rica em nozes, azeite e abacate pode ajudar as pessoas que tenham a pele mais seca. Para além disso, não deve exagerar no álcool, cafeína e café, pois são diuréticos que causam desidratação. Finalmente, não se esqueça que deve beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

3. Dê importância à esfoliação

Não importa quantos séruns e cremes aplique na pele: a pele seca ficará seca, se não fizer uma leve esfoliação. Opte por um esfoliante suave, duas a três vezes por semana, em vez do gel de limpeza comum. Sugerimos o esfoliante da Clarins Doux Peeling, um creme esfoliante muito suave.

4. Mude para um creme facial mais hidratante

hidratar rosto

Talvez um dos passos mais importantes, e também mais negligenciados no que toca aos cuidados com a pele seca, é mudar o seu creme hidratante diário para um creme ainda mais hidratante. Procure cremes com ceramidas e ácido hialurónico. As ceramidas ajudam na prevenção da barreira da pele, que é facilmente decomposta durante o inverno. Para aquelas pessoas com a pele do rosto severamente seca, que chega mesmo a rachar, deve colocar-se uma quantidade generosa de produto de manhã e à noite. A nossa sugestão é o Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele seca.

5. Evite produtos de limpeza fortes

Se tiver em casa produtos de limpeza de rosto com ingredientes que secam a pele, como álcool, fragrâncias ou aditivos, agarre neles e deite-os fora. Pessoas com pele seca devem usar produtos com camomila formulada ou farinha de aveia. Pode também procurar outros, desde que sejam livres de álcool, fragrâncias e aditivos, de forma a proteger a humidade natural da sua pele e os seus óleos naturais. O nosso conselho? Eucerin DermatoCLEAN Emulsão de Limpeza Suave.

6. Mantenha uma rotina noturna de beleza

Todas as noites, antes de dormir, mantenha uma rotina que assegure uma pele saudável pela manhã. Após a aplicação do sérum e do hidratante facial, aplique um creme indicado para a zona do contorno olhos e pálpebras. Para quem tem a pele extremamente seca e precisa de proteção extra, pode ainda cobrir a área com um produto extra, como o Aquaphor, da Eucerin, que irá selar o creme e prevenir contra vermelhidões e eczemas, os quais são muito comuns durante o inverno.

7. Evite duches muito quentes

banho

Mesmo que a ideia de um longo banho quente ao fim de um dia frio possa parecer fenomenal, o nosso conselho é que limite o duche a uns cinco minutos e com água morna. O banho com água muito quente só vai aumentar a desidratação da sua pele. Para além disso, mais uma vez, deve ter cuidado com os produtos que usa no duche. Em vez de usar produtos muito agressivos para a pele, use um gel de limpeza cremoso. A fórmula suave da Dove é excelente para as peles secas.

8. Hidrate imediatamente, após o duche

Imediatamente após o duche, de preferência no minuto seguinte, aplique logo um hidratante corporal espesso. Um produto com óleo mineral, lanolina ou ceramidas na sua composição pode ser o indicado, pois vai ajudar a pele a manter a humidade durante a noite. Para a reparação da pele seca do corpo, recomendamos Eucerin UreaRepair Plus Loção 10% Ureia.

9. Hidrate as mãos e lábios

hidratar lábios

Por fim, não podemos esquecer as mãos e os lábios. No exterior, as mãos podem e devem ser protegidas do frio recorrendo a luvas, mas também devem estar constantemente a ser hidratadas. Com os lábios acontece o mesmo. É precisa muita proteção, tanto ao longo do dia, como à noite, antes de deitar.

Aconselhamos para o cuidado profundo das mãos um hidratante espesso, como CeraVe, e Aquaphor para proteger mais especificamente as cutículas das unhas e os lábios. Pode até ter o boião de Aquaphor mais pequeno para levar consigo na carteira, durante o dia, e manter os lábios sempre hidratados.

Este inverno, trate especialmente bem de si, seguindo estes 9 cuidados com a pele seca.

Veja também: