Teresa Campos
Teresa Campos
10 Jan, 2019 - 14:51

Dar chocolate ao cão? Não, porque é tóxico

Teresa Campos

Se costuma dar chocolate ao cão, saiba que essa ação pode pôr em risco a saúde e, mesmo, a vida do seu animal. Fique a saber porquê e proteja o seu cão.

Dar chocolate ao cão? Não, porque é tóxico

Para muitos donos, dar chocolate ao cão é um ato de carinho e amor, partilhando com o amigo de quatro patas algo que nós humanos, por norma, apreciamos e muito. Porém, saiba que dar chocolate ao cão ou, mesmo, ao gato, é algo altamente nocivo para a saúde e bem estar destes animais, cujos organismos não processam, nem absorvem corretamente este alimento.

Portanto, fique a perceber melhor porque nunca deve dar chocolate ao cão e quais as alternativas possíveis para mimar o seu animal com uma guloseima ou snack, sem com isso pôr em causa o seu bem-estar ou saúde.

Saiba por que não deve dar chocolate ao cão

Comecemos pelo princípio e sublinhemos a mensagem essencial a transmitir. Não, não deve dar chocolate ao cão. Se, no geral, não se aconselha dar ao cão comida que não ração, menos se recomenda oferecer chocolate, visto que o mesmo pode ser tóxico para o animal. Mas sobre isto, falaremos a seguir.

dar chocolate ao cão

Por que não deve dar chocolate ao cão?

Muitos julgam que não se deve dar chocolate ao cão por este alimento provocar diabetes mellitus e, consequentemente, cataratas e cegueira, devido ao seu elevado teor em açúcar. Contudo, não é esta a principal razão pela qual não deve dar chocolate ao cão, mas sim  o facto deste alimento poder ser tóxico para o seu animal.

“chocolates” especiais para cão, os quais, obviamente, não possuem teobromina e não apresentam quaisquer riscos para a saúde do animal.

“Chocolates” para cães e gatos

Ingredientes
2 saquetas de gelatina em pó, sem sabor
1/2 chávena de alfarroba em pó
1/2 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de água
10 c. de sopa de água fria
Forminhas, q.b.

Modo de Preparação

  1. Num recipiente, misture a alfarroba e a farinha de aveia.
  2. Vá acrescentando a água aos poucos e misture bem, até obter uma massa homogénea.
  3. Hidrate a gelatina, de acordo com as instruções da embalagem, e junte à mistura.
  4. Verta o preparado para as forminhas e leve ao frigorífico por 2 horas, até endurecer.
  5. Desenforme e sirva em porções adequadas ao tamanho do animal.

Como ficou claro, mesmo o chocolate branco, consideravelmente mais pobre em teobromina, não deve ser oferecido ao seu cão, visto que se tratam de ingredientes ricos em gorduras e açúcares que podem conduzir a outros problemas de saúde, como por exemplo obesidade.

Assim como os humanos não devem ingerir certos produtos, por correrem o risco de envenenamento, também nem o cão, nem o gato deve comer chocolate, sob pena de com isso ficarem com a sua vida em risco.

Adquira sempre alimentos próprios para o seu animal de estimação e impeça que ele consuma alimentos tóxicos, não os deixando acessíveis, no sofá, sobre a mesa ou no balcão da cozinha, por exemplo.

Veja também: