Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
03 Out, 2019 - 15:38
Poupar com animais de estimação

10 dicas para poupar com animais de estimação

Alexandra Nunes

Muitas pessoas acham que ter um cão ou um gato é muito dispendioso. Não necessariamente. Saiba como poupar com animais de estimação sem que nada lhes falte.

O artigo continua após o anúncio

Os animais de estimação contribuem muito para a nossa felicidade e, por isso, merecem todos os cuidados. Mas não é preciso gastar rios de dinheiro para os manter felizes e saudáveis. Saiba como poupar com animais de estimação e manter o orçamento equilibrado com as nossas dicas.

Antes de mais, se ainda não tem o seu animal de companhia não compre. Se procura um cão, gato ou até um coelho, pondere adotar.

A compra de um animal de estimação fica cara e está a incentivar centros de criação indiscriminada onde, em alguns casos, os animais reprodutores são mal tratados.

Procure nas associações de defesa dos animais, canis municipais ou feiras de adoção. Poupa dinheiro e dá uma segunda oportunidade a um animal.

10 dicas para poupar com animais de estimação

Agora que já tem o seu animal ele vai precisar de cuidados que darão alguma despesa. No entanto, é possível poupar com animais de estimação com estas dicas:

1. Vacinas e chip

poupar-com-animais-de-estimação

Vacinar e colocar o chip de identificação é a primeira coisa a fazer se escolher um cão ou gato. Pode fazê-lo no veterinário ou optar por soluções mais baratas.

Esteja atento às diferentes campanhas gratuitas (ou de baixo preço) que as associações e abrigos de animais fazem periodicamente para sensibilizar a população.

As juntas de freguesia também fazem vacinação gratuita uma vez por ano.

O artigo continua após o anúncio

2. Conforto low cost

poupar-com-animais-de-estimacao

É natural que queira dar as boas vindas ao seu animal de companhia com tudo a que tem direito: a cama fofinha, o arranhador com vários níveis, um aquário a parecer o fundo do mar.

Em vez de comprar tudo, pergunte a amigos ou familiares se não têm alguma dessas coisas encostadas lá em casa e que possam dispensar. Também pode encontrar em segunda mão em lojas de associações ou online.

3. Brinquedos feitos por si

poupar-com-animais-de-estimacao

Os animais de estimação também precisam de ser entretidos. Se quer dar-lhe brinquedos opte por fazer os seus em casa seguindo tutoriais na internet.

Se não tiver jeito ou tempo simplifique: uma simples bola, corda ou boneco de peluche velho são entretenimento que baste.

4. Prevenir para poupar

poupar-com-animais-de-estimação

Leia tudo o que puder sobre as especificidades da raça ou espécie. Dessa forma, poderá estar prevenido para potenciais doenças que o animal tenha propensão a desenvolver e prevenir-se adequando a alimentação, por exemplo.

Problemas comportamentais e gastos com treinadores também podem ser evitados se conhecer bem o seu animal e conseguir educá-lo.

5. Alimentação acertada

poupar-com-animais-de-estimacao

Escolher a alimentação de acordo com as características do animal é outra forma de manter a sua saúde e, a longo prazo, traduzir-se em poupança nos cuidados veterinários.

Outra forma de poupar com animais de estimação é estar atento a promoções alimentares. Comprar sacos de comida maiores compensa sempre, desde que os prazos de validade sejam extensos.

O artigo continua após o anúncio

6. Aproveite promoções

poupar-com-animais-de-estimacao

Para além da comida, aproveite também as promoções da areia para gato, champôs e outros artigos de que possa precisar.

Dê uma olhadela aos panfletos dos hipermercados, inscreva-se nas páginas de produtos para animais para receber promoções especiais e aceite amostras das clínicas veterinárias e lojas de animais.

7. Tosquias e banho em casa

poupar-com-animais-de-estimacao

Os serviços de grooming para animais ficam caros, por isso, se puder, evite-os. Dê banho ao seu animal em casa (pode até ser um momento de diversão para os dois).

Se tiver jeito para estas tarefas, faça também a tosquia (talvez compense comprar uma máquina para o efeito), ou apare o pelo para adiar os serviços de um profissional por mais algum tempo.

8. Cuidados médicos mais poupados

poupar-com-animais-de-estimacao

Os cuidados veterinários podem ser muito caros, sobretudo se for uma situação de emergência.

Para além da prevenção, pode poupar tornando-se membro de uma associação de animais para ter preços mais em conta.

Ir sempre ao mesmo veterinário e criar uma relação com ele também ajuda já que, em caso de preocupação, terá à vontade para tirar dúvidas por telefone evitando a consulta. Se tiver margem pondere também um seguro de saúde para o seu animal.

9. Férias com amigos

poupar-com-animais-de-estimacao

Nas férias, troque os hotéis caninos por amigos ou conhecidos de confiança. Os hotéis e apartamentos turísticos que aceitam animais cobram entre 10 a 15€ por noite.

O artigo continua após o anúncio

Em alternativa, peça a um familiar ou amigo de confiança para fazer pet-sitting, nem que tenha que pagar um valor mais pequeno. Outra opção é disponibilizar a sua casa a viajantes que aceitem esse trabalho em troca do alojamento. O site trustedthousesitters é um exemplo.

10. Deduza despesas no IRS

poupar-com-animais-de-estimacao

Já é possível deduzir gastos veterinários no IRS, abatendo 15% do IVA das faturas apresentadas. A medida aplica-se, especificamente, a estas despesas:

  • Atividades veterinárias com e sem internamento de animais de criação e companhia;
  • Cuidados médico-veterinários prestados em hospitais, centros de atendimento médico-veterinário, clínicas canis, explorações agrícolas ou em outros locais;
  • Tratamento médico-veterinário (cirúrgicos, dentários, etc,);
  • Atividades de diagnóstico (clínico, laboratorial, patológico e outro);
  • Transporte de animais doentes.
Veja também