Luana Freire
Luana Freire
28 Set, 2018 - 11:17
5 benefícios de viver com animais de estimação

5 benefícios de viver com animais de estimação

Luana Freire

Não importa se é solteiro, viúvo, casado, com ou sem filhos. Uma coisa é certa: há 5 benefícios de viver com animais que vai gostar de conhecer.

O artigo continua após o anúncio

Falamos muitas vezes nos benefícios de viver com um animal de estimação, mas quais seriam, exatamente essas vantagens? Sabemos, tal como a ciência nos mostra, que crianças que convivem com gatos e cães têm menos alergias e menos probabilidade de desenvolver episódios de asma, mas será que os benefícios param por aí? A verdade é que não e que há mesmo mais pontos positivos motivados por essa convivência. Vamos saber mais sobre o assunto?

5 benefícios de viver com animais: uma mão cheia de boas razões para ter um  amigo de estimação

Se tem um animal de estimação, sabe bem dos benefícios de o ter na sua vida. Mas se, entretanto, está a pensar levar um animal para casa, vai gostar de saber que adultos e crianças beneficiam com esta convivência. As vantagens de ser o melhor amigo de um animal são  mais do que muitas e são, sim, para todos, não tendo importância a idade.

Como seria impossível enumerar todas as vantagens de conviver com um amigo de 4 patas, vamos focar nos 5 maiores e mais conhecidos benefícios de viver com um animal de estimação. Se é um amante dos animais, certamente vai conseguir somar mais alguns ao fim da nossa lista.

beneficos de conviver com animais

1. Viver com um animal de estimação promove a alegria

Este talvez seja o mais popular (e óbvio) benefício de viver com um animal de estimação – e aquele ao qual damos mais importância. Este é, na verdade, o fator mais forte que leva as famílias a decidirem ter um animal em casa e, sim, é fácil de entender o porquê. Mas, se nunca parou para pensar no assunto, nós ajudamos.

Já tem um animal em casa? Então, pare por uns instantes e pense: como era a sua vida antes de ter esse amigo em casa? Como eram os finais de dia da família antes da sua chegada ao lar? Pode ser até difícil para si recordar a vida antes da chegada do seu animal de estimação… Sendo assim, pense então como seria a sua vida e os seus dias se, de um momento para o outro, o seu amigo não fosse a sua companhia certa de todos os dias. Quando temos um animal, é natural que ele seja parte da família e a maior alegria das crianças, por exemplo, quando estão em casa. Não faltam miminhos, brincadeiras e boas gargalhadas, certo?

2. Ter um animal de estimação reduz o stress

Não sabemos bem explicar o porquê, mas é certo que estar junto do seu animal de estimação, a brincar e a fazer festinhas, promove uma sensação de relaxamento natural. São momentos que nos acalmam e resultam num sentimento de bem-estar.

3. Coração mais saudável: os animais levam-nos a fazer exercício

Sim, bem sabemos que somos nós que os levamos para fazer atividade física regular, com os passeios na rua diários e as idas ao parque para gastar energia. Mas, a verdade é que, ao estabelecermos este compromisso com o animal, é ele que nos “obriga” a mexer um corpo por alguns minutos. Isso torna-se especialmente importante para as pessoas mais sedentárias, que passam a realizar exercícios antes impensáveis.

Um estudo científico reforçou uma tese já conhecida: existe mesmo uma relação entre ter um animal e o risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas. A investigação foi feita ao longo de 3 anos pelos estudiosos do Instituto Baker Medical Research (Austrália) e mostrou que os donos de cães ou gatos tinham valores de colesterol, de triglicerídeos e de pressão arterial mais baixos. Os investigadores tentaram encontrar uma resposta adequada para a questão, mas não conseguiram, no entanto, o companheirismo e o incentivo à prática de atividade física regular pareciam contribuir.

O artigo continua após o anúncio

Um dos benefícios de viver com um animal de estimação é, portanto, a melhoria da nossa saúde e esse é mais um bom motivo para adorar ter o seu melhor amigo em casa.

animais de estimação

4. Os animais promovem a empatia e tornam-nos pessoas melhores

Ter um animal em casa é sinónimo de partilhar o ambiente, a vida, o tempo e o dinheiro. Quer melhor exercício para nos tornarmos melhores pessoas, do que estimularmos a partilha? Muitas vezes pode não parecer uma tarefa fácil, principalmente para quem estava habituado a viver sozinho, mas a verdade é que tudo é uma questão de hábito e um dia, sem sequer darmos conta, já dividimos a vida com um animal de estimação e não conseguimos imaginar um cenário diferente.

Um facto importante, quando falamos em desenvolver a empatia, é pensar em como os animais de estimação nos levam por este caminho. Mesmo que ralhe com ele, que não o queira ver à frente num mau dia ou que a preguiça esteja a falar mais alto do que o compromisso de levá-lo a passear, o animal está ali para si, bem-disposto e inteiramente apaixonado pela ideia de ter um dono. Isso, naturalmente,  leva-nos a pensar: se ele consegue fazê-lo por puro instinto, porque eu também não posso ser mais simpático? Esta lógica  mostra-nos que ter um animal em casa ensina-nos a exercitar a capacidade de empatia, tão essencial nos mais diversos campos das nossas vidas.

beneficios de conviver com animais de estimação

Quanto custa ter um cão? Fizemos as contas

  • Animais de estimação fazem bem à saúde: 9 explicações
  • Doenças dos cães: conheça os sintomas e tratamento dos mais comuns
  • Quanto custa manter um animal de estimação?
  • Seguro de saúde para cães: tudo o que precisa de saber