Luana Freire
Luana Freire
05 Jan, 2024 - 13:47

5 benefícios de viver com animais de estimação

Luana Freire

Não importa o estado civil, nem a disposição momentânea. Conheça os 5 benefícios de viver com animais de estimação.

benefícios de viver com animais de estimação

Falamos muitas vezes nos benefícios de viver com animais de estimação, mas quais seriam, exatamente essas vantagens?

Sabemos, tal como a ciência nos mostra, que crianças que convivem com gatos e cães têm menos alergias e menos probabilidade de desenvolver episódios de asma, mas será que os benefícios param por aí?

A verdade é que não e que há mesmo mais pontos positivos motivados por essa convivência. Vamos saber mais sobre o assunto?

Benefícios de viver com animais: só tem a ganhar

Criança com animal de estimação

Se tem um animal de estimação, sabe bem dos benefícios de o ter na sua vida. Mas se, entretanto, está a pensar levar um animal para casa, vai gostar de saber que adultos e crianças beneficiam com esta convivência.

As vantagens de ser o melhor amigo de um animal são  mais do que muitas e são, sim, para todos, não tendo importância a idade.

Como seria impossível enumerar todos os benefícios de viver com animais, vamos focar nos 5 maiores. Se é um amante dos animais, certamente vai conseguir somar mais alguns ao fim da nossa lista.

Viver com um animal de estimação promove a alegria

Este talvez seja o mais popular (e óbvio) benefício de viver com um animal de estimação e aquele ao qual damos mais importância.

Este é, na verdade, o fator mais forte que leva as famílias a decidirem ter um animal em casa e, sim, é fácil de entender o porquê. Mas, se nunca parou para pensar no assunto, nós ajudamos.

Já tem um animal em casa? Então, pare por uns instantes e pense: como era a sua vida antes de ter esse amigo em casa? Como eram os finais de dia da família antes da sua chegada ao lar? Pode ser até difícil para si recordar a vida antes da chegada do seu animal de estimação…

Sendo assim, pense então como seria a sua vida e os seus dias se, de um momento para o outro, o seu amigo não fosse a sua companhia certa de todos os dias.

Quando temos um animal, é natural que ele seja parte da família e a maior alegria das crianças, por exemplo, quando estão em casa. E este é um dos grandes benefícios de viver com animais.

Por que abanam a cauda os cães
Não perca Por que é que os cães abanam a cauda?

Ter um animal de estimação reduz o stress

Não sabemos bem explicar o porquê, mas é certo que estar junto do seu animal de estimação, a brincar e a fazer festinhas, promove uma sensação de relaxamento natural.

São claros benefícios de viver com animais e momentos que nos acalmam e resultam num sentimento de bem-estar.

Coração mais saudável: os animais levam-nos a fazer exercício

Sim, bem sabemos que somos nós que os levamos para fazer atividade física regular, com os passeios na rua diários e as idas ao parque para gastar energia.

Mas, a verdade é que, ao estabelecermos este compromisso com o animal, é ele que nos “obriga” a mexer um corpo por alguns minutos. Isso torna-se especialmente importante para as pessoas mais sedentárias, que passam a realizar exercícios antes impensáveis.

Um estudo científico reforçou uma tese já conhecida: existe mesmo uma relação entre ter um animal e o risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas.

A investigação foi feita ao longo de 3 anos pelos estudiosos do Instituto Baker Medical Research (Austrália) e mostrou que os donos de cães ou gatos tinham valores de colesterol, de triglicerídeos e de pressão arterial mais baixos.

Os investigadores tentaram encontrar uma resposta adequada para a questão, mas não conseguiram, no entanto, o companheirismo e o incentivo à prática de atividade física regular pareciam contribuir.

Um dos benefícios de viver com animais é, portanto, a melhoria da nossa saúde e esse é mais um bom motivo para adorar ter o seu melhor amigo em casa.

Os animais promovem a empatia e tornam-nos pessoas melhores

Ter um animal em casa é sinónimo de partilhar o ambiente, a vida, o tempo e o dinheiro. Quer melhor exercício para nos tornarmos melhores pessoas, do que estimularmos a partilha?

Muitas vezes pode não parecer uma tarefa fácil, principalmente para quem estava habituado a viver sozinho, mas a verdade é que tudo é uma questão de hábito e um dia, sem sequer darmos conta, já dividimos a vida com um animal de estimação e não conseguimos imaginar um cenário diferente.

Um facto importante, quando falamos em desenvolver a empatia, é pensar em como os animais de estimação nos levam por este caminho.

Mesmo que ralhe com ele, que não o queira ver à frente num mau dia ou que a preguiça esteja a falar mais alto do que o compromisso de levá-lo a passear, o animal está ali para si, bem-disposto e inteiramente apaixonado pela ideia de ter um dono.

Isso, naturalmente,  leva-nos a pensar: se ele consegue fazê-lo por puro instinto, porque eu também não posso ser mais simpático? Esta lógica  mostra-nos que um dos benefícios de viver com animais é que nos ensina a exercitar a capacidade de empatia, tão essencial nos mais diversos campos das nossas vidas.

Os animais são ótimos remédios para a depressão e combatem a solidão

O efeito terapêutico que os animais têm sobre nós é incrível – inclusive em casos graves de saúde, onde os patudos trabalham para acompanhar pacientes em hospitais.

Sabia, por exemplo, que pessoas que vivem sozinhas e não têm animais de estimação perdem muitas oportunidades de sorrir mais e de se sentirem amadas? Ter uma vida que depende de si é outras das vantagens, porque o faz sentir-se útil.

Não importa se estamos a falar de solteiros ou de viúvos, de casais com filhos que já saíram de casa ou de alguém que está desanimado depois de perder o emprego.

Uma coisa é certa: cuidar de um animal de estimação vai mudar os seus dias e é extremamente benéfico para combater estados de ansiedade, depressão e solidão.

Será que, depois de listarmos estes 5 benefícios de viver com animais de estimação, ainda consegue somar mais alguns? Se já tem um melhor amigo de 4 patas em casa, quase apostamos que sim. Se ainda não tem um, do que está à espera para trazer esse novo amigo para perto de si?

Artigo originalmente publicado em Novembro de 2019. Atualizado em Outubro de 2022.

Veja também